Literatura Freitense, uma publicação do Clube do Livro de José de Freitas-PI
Literatura Freitense, uma publicação do Clube do Livro de José de Freitas-PI

Da redação

"Literatura Freitense". Esse é o título da obra organizada pelo Clube do Livro de José de Freitas-PI. A publicação reúne dezenas de autores do município ao longo de sua história rica de tradições. Entre os perfilados no livro, que pretende ser um roteiro para conhecimento dos escritores do município, estão  seis membros da Academia Piauiense de Letras: Antônio Borges Leal Castello Branco, Antônio José de Sampaio, Joaquim José de Sampaio Castello Branco (Padre Sampaio) Jacob Manoel Gaioso e Almendra, Aluízio Napoleão de Freitas Rego e Hugo Napoleão do Rego Neto.

O obra  reúne 70 autores em anotações biográficas e resumo da produção. É resultado de pesquisa realizada por Fernando de Almendra Freitas, Paulo Craveiro, Francisca Cunha, Gilmar Leite, Yarena Alves, Antônio Pinto e Neguinha Rocha. São agrupados autores de poema, romance, crônica, história, memória, conto, cordel, canção, genealogia, autobiografia, biografia, ensaio acadêmico e literatura técnica.

A primeira obra publicada por um freitense é o romance "Ataliba, o vaqueiro", de Francisco Gil Castello Branco, romance pioneiro sobre a Seca na literatura brasileira e marco nas letras regionais, publicado em folhetim em 1878 e em livro, em 1880.

O lançamento de Literatura Freitense acontece em 06 de junho, na Câmara Municipal de José de Freitas-PI, às 18h.

Economista e escritor Fernando Freitas e o editor de Entretextos, Dílson Lages

#literaturafreitense

#academiadeletrasdejosédefreitas