[Flávio Bittencourt]

Eles abatem pratos voadores

Os atiradores dessa modalidade desportiva que representarão o Brasil nos Jogos Panamericanos de 2011 já estão escolhidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

"O DR. EPITÁCIO PESSOA,

PRIMEIRO GESTOR NA NAÇÃO,

RECEBEU O GRANDE ATIRADOR

GUILHERME PARAENSE, QUE

CONQUISTOU, EM 1920, PARA O BRASIL

E OS BRASILEIROS, A PRIMEIRA

MEDALHA DE OURO

EM OLIMPÍADAS, ENTREGANDO

A ELE O ENTÃO PRESIDENTE

DO BRASIL UMA PLACA DE OURO,

EM RECONHECIMENTO OFICIAL

PELO GRANDE FEITO, QUE

JAMAIS SERÁ ESQUECIDO"

(COLUNA "Recontando...")

 

 

  

 

 

"Certa vez, de férias em Manaus [MORAVA COM MINHA FAMÍLIA, NO RIO], quando tinha eu uns 9 anos de idade, vi meu pai jogando pôquer numa mesa em que só havia senhores cujas expressões faciais estavam carregadamente sérias. Parecia, mesmo, que eles estavam trabalhando, naquele momento de franco lazer. Eu não sabia que eles estavam apostando dinheiro naquelas rodadas de carteado: quem coloca recursos financeiros em jogo, geralmente deixa de perceber esse tipo de atividade de lazer como lúdica diversão domingueira. O que mais me impressionou, naquele cenário exótico, foi o - apenas para mim, surpreendente - fato de o baralho ser constantemente trocado, sendo o novo baralho absolutamente "virgem, da fábrica". Pensei eu: mas qual é a causa de tanto desperdício? Anos depois, descobri que há pessoas desonestas que trazem baralhos com cartas marcadas para que a 'sorte' os favoreça. Ladrões há por todos os lados, mas em ambientes de jogos ditos DE AZAR eles costumam aparecer, com frequência. Pois bem, imagine-se uma pessoa que nunca ouviu falar de tiro ao voo - antigamente chamado "tiro ao pombo" (quando esse esporte era ecologicamente incorreto) - vendo e ouvindo tanta quebradeira de pratos voadores..."

(O RESPONSÁVEL POR ESTA COLUNA DO PORTAL Entretextos)

 

  

 

 

champion ball trap, 

Youtube: 

http://www.youtube.com/watch?v=R4i1NPSmjIw

 

 

 

 

"TORÇAMOS POR ELES, QUE REPRESENTARÃO O BRASIL EM GUADALAJARA, MÉXICO,

EM OUTUBRO PRÓXIMO! (E que eles 'abatam' o maior número de pratos que lhes for possível alvejar,

de preferência fazendo-o em quantidade maior do que os outros competidores.)"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio publico")

 

  

 

 

Guilherme Paraense,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=e0f91rx9Czo

 

 

 

 

 

 

                      HOMENAGEANDO A MEMÓRIA DE GUILHERME PARAENSE (*),

                      UM HERÓI VERDADEIRO DO BRASIL, QUE VIVE

 

(*) - Sobre o fabuloso atirador do passado Guilherme Paraense, produzimos, em 8.5.2010, a seguinte edição de textos e imagens:  http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/em-memoria-de-guilherme-paraense-atirador-brasileiro-do-passado,236,4012.html.

 

   

 

 

16.8.2011 - Em tempos idos, os praticantes de tiro ao pombo eram ecologicamente incorretos (eles alvejavam mortalmente, a bala, muitas aves) - Hoje, não é impossível que a própria Sociedade Protetora dos Animais os incentive a quebrar o maior número de pratos que lhes for possível fazer!  F. A. L. Bittencourt ([email protected]

 

  

 

PORTAL Janela Olímpica,

31.7.2011: 

"EQUIPE BRASILEIRA DE TIRO AO PRATO DEFINIDA PARA O PAN DE GUADALAJARA

Após as provas realizadas na manhã deste domingo, de fossa double e fossa olímpica masculina, em Americana-SP, a equipe brasileira de tiro ao prato para os Jogos Panamericanos de Guadalajara já está definida. Filipe Fuzaro, Luiz Fernando Graça, Rodrigo Bastos, Roberto Shmits, José Pedro Costa, Wilson Zocolotte, Janice Teixeira e Karla De Bona, garantiram as vagas da competição que irá acontecer em outubro, no México.

Se na fossa double Filipe Fuzaro tinha uma liderança confortável, a disputa pela segunda colocação foi prato a prato. Jaison Santin e Luiz Fernando Graça buscaram a segunda vaga na prova inteira e foram para a série final separados por apenas quatro pratos. Vantagem para Luiz Fernando Graça que irá participar de seu segundo Pan. A seletiva finalizou com Filipe em primeiro, com 882 pratos, seguido por Luiz Fernando, 863 e Jaison, com 860.

Filipe e Graça nem pensam em descansar. Os atletas irão acelerar o ritmo de treinamentos para fazerem bonito em Guadalajara. Filipe, a partir de agosto, irá aumentar consideravelmente o número de tiros disparados. Passará de 1.500 para 5.000 tiros disparados por mês. Vale lembrar que Fuzaro é o único atleta do tiro ao prato que já tem vaga garantida para Londres 2012.

Na fossa olímpica masculina a competição foi emocionante, definida apenas na série final. Se na manhã de domingo a diferença que Rodrigo Bastos tinha sobre Roberto Shmits era de 3 pratos, na série decisiva esta vantagem foi reduzida  para apenas 1. Ao término da prova, Rodrigo, que foi medalha de prata, no Pan de Mar Del Plata, em 1995, ficou com a primeira vaga, com 735 pratos. A segunda foi para Roberto, 732. Eduardo Corrêa ficou em terceiro, empatado com Davi Pivato, ambos com 730, mas o desempate sacramentou a terceira posição de Corrêa. Completaram a seletiva Lamberto Ramenzoni, em quinto, 729 e Sérgio Barbosa, sexto, com 721.

No sábado a fossa olímpica feminina já havia garantido suas representantes, Janice Teixeira e Karla De Bona. O skeet masculino também tem seus dois representantes no Pan, são José Pedro Costa e Wilson Zocolotte."

(http://www.janelaolimpica.com.br/?p=1217)