Introdução à Teoria Literária, com Paul Fry, de Yale - Parte IV
Em
Palestra 4 - Leitura Configurativa
Nesta palestra, o professor Paul Fry continua a discussão sobre os os trabalhos de Hans-George Gadamer e E. D. Hirsch, que examinam mais profundamente a relação entre a leitura e a interpretação. Através da análise comparativa desses teóricos, Paul Fry explora a diferença entre sentido e significado, a relação entre entendimento e paráfrase e a natureza do distanciamento entre o leitor e o texto. Com o ensaio de Wolfgang Iser "The Reading Process", é explicada a natureza da expectativa textual e da surpresa e a teoria de sua importância universal para a narrativa. A palestra termina por considerar o papel fundamental e inescapável da premissa hermenêutica na formação canônica.
Este curso, gravado no campus de Yale em 2009, é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais nas questões recorrentes: o que é literatura, como é produzida, como pode ser entendida e qual é o seu propósito?
Paul H. Fry é professor de Inglês em Yale e se especializou em Romantismo Britânico, Teoria Literária e Literatura e as Artes Visuais. Estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley e em Harvard e dá aulas em Yale desde 1971