A literatura brasileira é realmente rica em poetas que se perpetuaram ao longo do tempo e que nos permitem sempre uma abordagem atual de suas obras. Cecília Meireles é uma dessas autoras. Ela é a primeira grande escritora brasileira e também é a maior voz feminina de nossa poesia.

Embora sua obra tenha sido escrita num período que ficou conhecido como sendo a segunda fase do Modernismo Brasileiro, Cecília Meireles nunca se fixou a nenhum movimento literário. Ela cultivou uma poesia reflexiva, de fundo filosófico, que abordou dentre outros temas a transitoriedade da vida, a brevidade do tempo, o infinito, o amor e a natureza. Ela foi uma mulher que viveu a tentativa de compreender a existência. Reconhecida, recebeu vários prêmios importantes, foi convidada a participar de seminários e encontros literários, no Brasil e no exterior. Teve a obra estudada em centros acadêmicos importantes e foi traduzida para mais de dez idiomas.

Participam deste programa a escritora Laura Sandroni, a compositora Sueli Costa e ainda não gravados o professor de Literatura e acadêmico Antonio Carlos Secchin e a poetisa Elisa Lucinda.

Apresentação de Ancelmo Gois e Vera Barroso