[Flávio Bittencourt]

Três livros sobre o jazz

O Jazz do Rag ao Rock, de Joachim Berendt; As obras-primas do Jazz, de Luiz Orlando Carneiro; e Middle Jazz, de Félix Sportis.

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://jazztakes.blogspot.com/2010/01/jazzlife-books-special-collector.html)

 

 

 

 

 

(http://revistahistorien.blogspot.com/2011/10/historia-do-jazz.html)

 

 

 

 

 

(http://todaoferta.uol.com.br/comprar/o-jazz-do-rag-ao-rock-joachim-e-berendt-R0VYNUZH3C)

 

 

 

 

(http://jazztakes.blogspot.com/2010/01/jazzlife-books-special-collector.html)

 

 

 

 

 

 

Letra "M", de Maria, do DICIONÁRIO do Clube de Jazz, em:

clubedejazz ponto com br,

onde está indicado que dois primeiros livros

mencionados (um, de Joachim Berendt, e outro, de L. O. Carneiro)

serviram como fontes de pesquisa: 

"Master
Matriz. Essa expressão é também usada para caracterizar os números originais de gravações, sobretudo das antigas, ainda em 78 r.p.m.(JB).
Mainstream
Ao pé da letra, corrente principal. Nesta concepção, designa a linha de evolução normal do jazz que mantém, sempre, um compromisso com suas raízes e tradições. Designa, igualmente, o estilo intermediário entre o jazz tradicional e o moderno, também conhecido como middle-jazz. (LOC)
Marching band
O mesmo que brass hand. (LOC)
Medley
Temas diferentes, apresentados abreviadamente em série, mas mantendo uma certa unidade estilística. (LOC)
Melody session
À seção melódica pertencem os instrumentos de sopro, em contraposição ao piano, guitarra, baixo e bateria, que formam a rhythm section. No jazz moderno os instrumentos da seção rítmica são constantemente integrados na melódica.(JB)
Minstrel
Espetáculo feito por negros (às vezes com a participação de brancos maquiados) muito comum e popular no século passado.(JB)
Modal
Tipo de improvisação desenvolvida por Miles Davis e John Coltrane na segunda metade dos anos 50 a qual se baseia em escalas (sugeridas pelo tema) e não mais em encadeamentos harmônicos.(JB)
Multi-tracking
Superposição de faixas gravadas. (LOC)"

 

  

 

"HÁ TAMBÉM: História do Jazz, Joachim Ernst Berendt,

E, DESSA FORMA, OS LIVROS ORA INDICADOS SÃO QUATRO -

E NÃO APENAS TRÊS, mas centenas - ou milhares,

incluindo-se, na lista, as teses, monografias e

artigos sobre jazz - de outras obras atinentes,

como se sabe, foram publicadas"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

  

 

 

 

QUINTO LIVRO CUJA LEITURA É RECOMENDADA AO NOBRE LEITOR,

NESTE MOMENTO:

Jazz Life, de William Claxton & Joachim E. Berendt,

cuja sinopse é a seguinte:

"In 1960, photographer William Claxton and noted German musicologist Joachim E. Berendt traveled the United States for about four months, hot on the trail of jazz music. The result of their collaboration is a collection of photographs and recordings of legendary artists as well as unknown street musicians. The book Jazz life documents an era regarded as one of the greatest in the history of jazz and has become a collectors item that is highly treasured among jazz and photography fans. This book includes this important collection of material along with many never-before-seen color images from those trips. A foreword by Claxton traces his travels with Berendt and his love affair with jazz music in general. The book includes photographs of Charlie Parker, Count Basie, Duke Ellington, Louis Armstrong, Muddy Waters, Dave Brubeck, Stan Getz, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Miles Davis, Charlie Mingus, Thelonious Monk, John Coltrane, and many more. It also includes bonus CD of digitally remastered historical recordings made during Berendts and Claxtons journey.ISBN: 3822830666; ISBN-13: 9783822830666; Livro em inglês; Encad. c/ sobrecapa; 1ª Edição - 2005; 695 pág."

 

 

 

 

 

                     À MEMÓRIA DO MEU EX-COLEGA,

                     QUE, COM EXTRAORDINÁRIAS COMPETÊNCIA E FIDALGUIA, 

                     A TODOS ORIENTAVA TÉCNICO-CIENTIFICAMENTE, 

                     ANDRÉ PENIN, PESQUISADOR E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

                     (HISTORIADOR, ARQUEÓLOGO, MESTRE E DOUTOR EM ARQUEOLOGIA PELO MAE-USP)

                     QUE APRECIAVA OUVIR MÚSICA POPULAR

                     DE PRIMEIRA QUALIDADE MUNDIAL - a brasileira, principalmente - E DE

                     QUEM, INFELIZMENTE, NÃO CHEGUEI A TER O PRIVILÉGIO DE SER AMIGO, 

                     PORQUE MORAVA EM OUTRA UNIDADE DA FEDERAÇÃO

 

 

 

13.1.2012 - A quantidade de livros sobre o jazz é expressiva - Às vezes, entretanto, é preciso criar coragem e escolher alguns deles para ler: 3, por exemplo. Ou 4. 5 pode ser uma quantidade mais apropriada. 6? 7, talvez! 8, 9, 10...  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.ozmusicbooks.com/oz-music-books/books-music/jazz?Page=2&Items=12,

onde se pode ler:

"(...) Written by Joachim Berendt and published (as a thick, small trade paperback) by Paladin Books in the UK in 1976.
ISBN 0-586-08260-3.

This is detailed guide to jazz music from the 1870's to the 1970's, covering the leading musicians, instruments, different styles over the decades, the elements which comprise the actual music and much more. (...)";

HÁ TRADUÇÃO PARA O IDIOMA PORTUGUÊS.)

 

 

 

 

 

(http://caldeiradarica.blogspot.com/2011_03_01_archive.html)

 

 

 

 

 

PÁGINA DE ROSTO DO LIVRO

(em francês) MAGNÍFICO,

DE FÉLIX W. SPORTIS:

Capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://jazztakes.blogspot.com/2010/01/jazzlife-books-special-collector.html)