(Miguel Carqueija)

Um desenho envolvente em seu jubileu de ouro

"THE HUNTING INSTINCT",  DE WALT DISNEY, COMPLETA 50 ANOS

 

     "The hunting instinct" ("O instinto da caça"), produção de 1961, é um divertidíssimo desenho animado de longa-metragem produzido pelo genial Walt Disney, e dirigido por Wolfgang Reitherman - na época, o principal diretor de animação dos estúdios Disney.

     Trata-se da apresentação de um novo personagem, o Professor Ludwig Von Drake, um pato velho, austríaco, parente distante do Pato Donald e brilhante cientista. Von Drake discorre sobre as motivações íntimas dos caçadores e das emoções das caçadas. Mas, sendo um filme Disney, é claro que ninguém consegue se dar bem na caça: nem Donal, nem Mickey e Pluto, e muito menos o Pateta, o mais atrapalhado dos caçadores. Os esquilos Tico e Teco também têm uma participação.

     Ainda lembro do surgimento de Ludovico nos quadrinhos, na revista "O Pato Donald", onde, é claro, não se percebe o seu sotaque carregado. Nos primeiros tempos ele ganhou, na revista, o nome de "Ludovico Sabetudo", de muito mau gosto. Ainda bem que não pegou (como se sabe, os nomes locais dos personagens podem diferir muito dos originais: na Itália o Mickey é Topolino (Ratolino), o que, convenhamos, é terrível. Ludovico chegava em Patópolis, onde se radica por razões não explicadas. 

     O detalhe mais curioso é que o próprio Walt Disney aparece em tela, numa de suas raras aparições em longa-metragem de cinema (ele é visto em centenas de episódios da Disneylandia; naquele tempo sua figura era conhecidíssima, como ainda hoje). Walt cumprimenta Ludwig, que, cegueta, não acerta com ele de primeira.

     O filme é uma singela obra-prima que, infelizmente, ainda não encontrei em DVD.