"O romance não trata de Gregório como mito, mas se concentra em seu assassinato"
Em: 03/12/2008, às 21H48
Eneas Barros: Caro Dilson, já estou a postos, um pouco mais cedo
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3/12/2008 18:03:15
martinha: Li na íntegra a entrevista aqui postada e gostaria de saber qual foi o desfecho dessa história em relação ao assassino?saiu impune?
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3/12/2008 18:31:42
Eneas Barros: O assassino teve 3 julgamentos. Foi condenado em um e absolvido em dois
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3/12/2008 18:33:21
Eneas Barros: No primeiro julgamento, a acusação recorreu. No segundo, a defesa recorreu. No terceiro, foi absolvido
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3/12/2008 18:34:26
martinha: E quanto à família do motorista?Deixou mulher e filhos?Tiveram algum tipo de indenização pelo estado?
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3/12/2008 18:36:46
Eneas Barros: Não consegui informações sobre a família do motorista. Ele não era casaddo. Tinha uma namorada, que entrevistei antes dela falecer
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3/12/2008 18:38:05
Eneas Barros: Ele tinha 20 anos quando foi assassinado
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3/12/2008 18:39:31
Eneas Barros: A repercussão maior foi dentro do Piauí. Segundo o criminalista Vital Araújo, Gregório era paraibano
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3/12/2008 18:50:31
Eneas Barros: Eu soube que dois irmãos estiveram aqui e que há familiares dele em Campo Maior, mas não pude comprovar
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3/12/2008 18:51:46
Dílson Lages: Boa noite, Eneas! O amor é um dos temas presentes na obra e parece cruel, sobretudo quanto às mulheres. No seu entendimento de escritor, qual a visão sobre o amor e sobre a mulher em Parabélum?
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3/12/2008 19:02:23
Eneas Barros: O amor, assim como o ódio, a intriga, fazem parte da trama de um romance. O amor na época em que se passa o romance, década de 20, era bem mais restrito do que hoje. Havia muita relações de bastidores, na chamada "surdina"
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3/12/2008 19:05:57
Eneas Barros: O romance "Um manicaca", de Abdias Neves, mostra bem esse aspecto
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3/12/2008 19:06:53
Eneas Barros: O amor em "Parabélum" é muito discreto, reprimido, assim como a mulher, que se sujeita a um relacionamento problemático
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3/12/2008 19:08:49
Dílson Lages: O automóvel é focalizado na obra como uma extraordinária novidade para os barrenses. Quando colhia material para o seu romance reportagem, o que ouviu tanto sobre o carro que atropelou o filho do tenente?
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3/12/2008 19:09:22
Eneas Barros: O carro estava com pouco tempo de lançado pela Ford. Era uma novidade, especialmente o design alto, bom para estrada.
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3/12/2008 19:11:05
Eneas Barros: Foi o que chamou a atenção do comerciante Jaime, que mantinha uma loja em Teresina e queria viajar pelo interior.
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3/12/2008 19:11:57
Eneas Barros: Era um carro preto porque há uma história com o próprio Ford: "faço carros de qualquer cor, desde que sejam pretos"
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3/12/2008 19:14:05
Dílson Lages: Nos depoimentos que o senhor ouviu, principalmente no da namorada Maria Teresa, Gregório aparecia como homem comum ou figurou envolvido em aura de misticismo?
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3/12/2008 19:19:11
Eneas Barros: Gregório foi relatado como um homem comum. Não houve misticismo, porque a própria namorada não acreditava no mito em que ele se transformou
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3/12/2008 19:20:59
Cássia: Boa noite! Sou barrense e li o romance. quero saber o que estimulou o senhor a escrever esse romance?
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3/12/2008 19:22:32
Eneas Barros: Em novembro de 2007, percebi que muitas histórias contadas sobre Gregório não batiam com alguns documentos que eu havia conseguido
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3/12/2008 19:23:42
Dílson Lages: Enéas, qual razão, o senhor julga a partir da conversa com ela, fazia com que ele não acreditasse que ele era uma espécie de "santo"?
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3/12/2008 19:24:06
Eneas Barros: A morte por sede, por exemplo, é contestada pelas evidências e pelo atestado de óbito
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3/12/2008 19:24:19
Eneas Barros: Ela esteve muito próxima dele, por isso não acreditava no que diziam
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3/12/2008 19:24:58
Eneas Barros: Cássia, fui a Barras e não consegui muita informação porque as próprias pessoas da cidade têm dúvida sobre o caso. A casa do tenente, por exemplo, foi difícil de encontrar.
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3/12/2008 19:27:18
Eneas Barros: O romance não trata de Gregório como mito, mas se concentra em seu assassinato
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3/12/2008 19:28:40
Dílson Lages: Severão é um personagem curioso, mesmo sendo secundário. Existiu inclusive em Barras um sujeito com esse nome, de quem até hoje se ouve falar. O Severão do romance é inspirado em alguém que existiu físicamente?
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3/12/2008 19:30:06
Eneas Barros: Severão é inspirado no depoimento de uma senhora, que afirmou que Severão havia sido contratado por Florentino para "cuidar" de Gregório. Daí surgiu o personagem.
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3/12/2008 19:31:33
martinha: Desculpe,precisei interromper nosso papo.O sr. ainda está aí?
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3/12/2008 19:31:39
Cássia: Sou estudante de letras e amante da boa literatura e o romance prendeu muito a minha atenção do início ao fim. Tenho certeza que prendeu também outros leitores. Quanto à técnica, o que o escritor usou para prender o leitor?
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3/12/2008 19:34:55
Eneas Barros: Cássia, com o tempo a gente acaba criando um estilo. Gosto de linguagem simples, acessível, sem arrodeios. O que prende talvez seja a sinceridade do texto
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3/12/2008 19:36:37
Eneas Barros: O começo chama a atenção para o enredo, daí as histórias vão se formando
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3/12/2008 19:37:33
martinha: Vou procurar seu livro por aqui,e numa outra oportunidade,voltaremos a conversar,ok?
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3/12/2008 19:39:45
martinha: Preciso sair.Um abraço,fiques com Deus e muito sucesso!
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3/12/2008 19:40:32
Eneas Barros: Martinha, grato pela atenção. O livro só está disponível em Teresina, na Universitária e nas bancas do Chagas, Thomaz e Aeroporto
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3/12/2008 19:40:53
Dílson Lages: Saindo um pouco do foco do bate-papo, qual avaliação o senhor faz sobre fazer literatura no Piauí?
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3/12/2008 19:45:19
Eneas Barros: Como disse Fontes Ibiapina, a literatura piauiense é muito solitária. Na verdade, o escritor está só. Tem que escrever, distribuir, vender, acompanhar. Quanto à qualidade, é indiscutivelmente criativa e de bom nível
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3/12/2008 19:47:06
Eneas Barros: Acho que nunca se produziu tanto no Piauí, haja vista o exemplo do sucesso do SALIPI
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3/12/2008 19:47:49
Dílson Lages: E a internet, qual seu conceito sobre o impacto que está provocando na difusão de nossas letras?
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3/12/2008 19:48:38
Eneas Barros: Tem os seus dois pólos. Por um lado, facilita o alcance na divulgação de trabalhos literários, por outro estimula a multiplicação de todo tipo de texto, sem critérios. O aluno usa a Internet para tirar proveito do "copiar, colar".
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3/12/2008 19:50:39
Dílson Lages: A propósito de Fontes Ibiapina, que é seu avô, ele exerceu alguma influência em sua formação literária?
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3/12/2008 19:52:16
Eneas Barros: Muita. Cresci vendo Fontes Ibiapina em meio a muitos livros de sua biblioteca.
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3/12/2008 19:52:59
Eneas Barros: Acompanhei a produção de alguns romances, que ele escrevia em cadernos e depois passava para a máquina.
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3/12/2008 19:53:41
Eneas Barros: Esse mundo cultural acaba influenciando, ,pois eu mexia muito em seus livros e o ajudava na avaliação de alguns deles
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3/12/2008 19:54:28
Dílson Lages: Quais leituras, do ponto de vista da criação literária, acha que de algum modo dialogam com Parabélum? É possível comentar?
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3/12/2008 19:55:18
Eneas Barros: O livro "A Sangue Frio", de Truman Capote, me influenciou muito, assim como "Fera de Macabu", sobre a prisão de Coqueiro, no Rio
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3/12/2008 19:57:03
Dílson Lages: Em que esses livros influenciaram?
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3/12/2008 19:57:42
Eneas Barros: Fera de Macabu é do jornalista Carlos Marchi, que apresenta um documentário muito bem fundamentado, numa leitura cativante
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3/12/2008 19:58:07
Eneas Barros: A narrativa é muito próxima da realidade
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3/12/2008 19:58:37
Eneas Barros: É o que chamamos de "literatura de não-ficção"
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3/12/2008 19:59:09
Eneas Barros: Um estilo implantado por capote
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3/12/2008 19:59:30
Eneas Barros: Outro livro bom é o de Laurentino Gomes, 1808, também documental com narrativa romanesca
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3/12/2008 20:01:00
Moderador Entre-textos: Gostaríamos de agradecer aos que participaram do bate-papo de um modo especial ao escritor Eneas Barros, com que Entre-textos conversará noutras oportunidades sobre livros deles e também sobre a vida e a obra de Fontes Ibiapina. Ob
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3/12/2008 20:02:01
Eneas Barros: Eu agradeço a oportunidade
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3/12/2008 20:02:34
Moderador Entre-textos: Boa noite!
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3/12/2008 20:02:55
Eneas Barros: Boa noite
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3/12/2008 20:03:20