O jogo do Ganso

Existem o jogo do ganso e o Ganso do jogo de futebol.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Emmanuel, filho de João do Pulo

(http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Basquete/0,,MUL1236467-15060,00-FILHO+DE+JOAO+DO+PULO+COMECA+A+TREINAR+BASQUETE+EM+GINASIO+COM+O+NOME+DO+PA.html)
 
 
  
 
 

 

(http://user.img.todaoferta.uol.com.br/E/F/CU/ND44LQ/bigPhoto_0.jpg)
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://todaoferta.uol.com.br/comprar/jogo-da-operacao-estrela-anos-80-raridade--FQWRIAJU1A)
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://todaoferta.uol.com.br/comprar/conhecendo-os-aspectos-do-brasil-coluna-anos-90-YBHMSDRMDI)

 

 

(http://user.img.todaoferta.uol.com.br/P/M/OV/8SNQJI/bigPhoto_0.jpg)

 
 

Antigo jogo de tabuleiro do ganso

 
Antigo jogo de tabuleiro do ganso

 
(http://br.photaki.com/picture-antigo-jogo-de-tabuleiro-do-ganso_66869.htm)
 
 

 


 
GANSO, EXÍMIO FUTEBOLISTA QUE DUNGA NÃO CONVOCOU 
 
 
(SÓ A FOTO, SEM A LEGENDA ACIMA CONFERIDA:

http://termometrodabola.blogspot.com/2010_05_01_archive.html)

 

 

 

 

 

 

 

                                    Saudando, com respeito, o jogador de futebol Ganso,

                                    que espero ter a chance de ver jogar, no Maracanã,

                                    defendendo as cores do país de João do Pulo,

                                    na Copa do Mundo de 2014,

                                    no time titular do Brasil, e em memória de

                                    João do Pulo

 

 

 

 

21.8.2010 - Estou absolutamente convencido de que se Dunga tivesse convocado o Ganso a seleção brasileira de futebol teria vencido a Copa do Mundo de 2010 - Perdemos por falta do Ganso, futebolista de primeira grandeza, a quem aqui se homenageia, sincera e respeitosamente. (No âmbito deste espaço lúdico-democrático, a importância do jogo do ganso - o de tabuleiro, com dados e casas, pelas quais os jogadores avançam - vincula-se ao fato de que, muito antes dos videogames, nele começaram a aparecer elementos temáticos e ilustrativos.) F. A. L. Bittencourt

 

 


 

 
 
 
 
 
 
 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOGO WAR
(http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/150235/war-sai-dos-tabuleiros-e-invade-as-telas-de-cinema/)
 
 
 


 
 
 
 

 
 
 
(http://misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?t=303)                                                                           

 



 
O JOGO DA VIDA
(http://www.tudomercado.com.br/De-Salo/Jogo-da-Vida.view?id=1253526466697; e

DETETIVE, parte superior da caixa a seguir reproduzida:

(http://www.lojaswessel.com.br/popup_image.php?pID=1630)
 
 Jogo Detetive

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sexta-feira, 14 de maio de 2010

GANSO REBATE DUNGA

 
Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", o meia Ganso rebateu as críticas de Dunga, quanto as justificativas usadas pelo treinador da seleção brasileira para não o convocar para a Copa do Mundo 2010.

Durante a entrevista coletiva, após a convocação, Dunga disse que Ganso foi reserva no Mundial Sub-20, aimção errada de Dunga e rebatida por Ganso, que se diz uma realidade atualmente, não mais uma promessa.

"Ele não está sabendo bem da seleção Sub-20 que disputou o Mundial do ano passado. Fui titular em todos os jogos, pena que não voltamos com o título. No ano passado, eu estava ainda no começo de carreira. Era promessa. Hoje sou uma realidade", disse o talentoso jogador ao jornal.

E o meia foi contra a convocação de Dunga, no sentido de que ele convocou por comprometimento, não por momento.

"Futebol é momento, atravessamos uma grande fase e ele [Dunga] poderia ter dado uma chance para nós dois. Se levasse a gente, estaríamos prontos", disse o meia, defendendo também a ida de Neymar, seu companheiro de Santos.

Mas Ganso tem paciência, e disse que espera a convocação chegar brevemente.

"Se não for agora, será na Copa de 2014. O que quero é ser convocado. Pode ser que aconteça num amistoso ou num torneio depois da Copa. Tudo na vida tem a sua hora. Espero uma oportunidade", avisou o craque do Peixe.
 

 
 
 
 
 

 

 

O Jogo do Ganso

 

 

Um dos jogos de maior importância, maior alcance e maior fascínio da História é o Jogo do Ganso, também conhecido como o Real Jogo do Ganso (The Game of Goose na Inglaterra, Jeu de l’Oie na França).

As primeiras referências ao jogo datam do final do século XVI, vindas da Itália. Ao longo dos séculos XVI e XVII, o jogo se popularizou em grande parte da Europa. Há tabuleiros e mesmo uma regra impressa que datam de uma época relativamente próxima à do seu suposto surgimento. É possível, no entanto, que sua origem seja mais antiga.

É considerado por muitos como sendo não apenas um jogo de criança, mas uma parábola sobre a vida e suas contrariedades.

O tabuleiro traz um percurso espiral, cuja casa final está no centro e que deve portanto ser percorrido do exterior ao interior. As casas são  numeradas de 1 a 63 e os jogadores, em geral de 3 a 8, jogam 2 dados para avançar. Os jogadores começam com o mesmo número de fichas (por exemplo 25) e de início cada um coloca 5 fichas num espaço comum. Muitas vezes esse espaço é o próprio centro do tabuleiro, onde a casa final,  representando o Jardim do Ganso, é expandida. O primeiro, ou os primeiros, a completar a jornada, leva as fichas.

Diversas casas especiais determinam ações específicas e os jogadores devem decidir de início qual o valor das multas associadas a algumas delas:

  • casa 6, A Ponte   - paga o preço e avança até a casa 12
  • casa 19, O Albergue - paga o preço e fica uma vez sem jogar
  • casa 31, O Poço    - paga o preço e espera até que outro pare ali e tome o seu lugar (você vai para a casa da qual ele acaba de partir)
  • casa 42, O Labirinto  - paga o preço e volta até a casa 37
  • casa 52, A Prisão  - paga o preço e espera outro chegar para poder sair
  • casa 58, A Morte  - paga o preço e tem que recomeçar da casa 1

 

Além dessas, há várias casas com a figura de um ganso. Quando o jogador cai em uma delas, avança novamente o mesmo número de casas tirado no dado. Se cair em outro ganso, avança mais uma vez, até que caia em uma casa sem ganso. É interessante notar que, como é necessário um número exato para chegar a última casa e que um número maior do que o necessário o faz voltar, o efeito duplicador dos gansos pode às vezes arrastá-lo na direção inversa.

As casas com ganso tradicionalmente eram os múltiplos de 9: 9, 18, 27, 36, 45, 54 e 63. Mais tarde foram incluídos gansos intermediários, com 4 ou 5 casas de distância, para tornar o jogo mais divertido.

Há ainda 2 casas no percurso com efeito particular. A casa 26 e a casa 53. Na casa 26 estão desenhados 2 dados, com os resultados 6 e 3. Na casa 53 outros 2 dados, com os resultados 5 e 4. Caso o jogador tire em sua jogada inicial uma dessas 2 combinações, ele avança diretamente até a casa com o desenho. Embora esse mecanismo pareça favorecer em muito o jogador, na verdade ele evita que alguém possa ganhar logo no primeiro lance. Afinal, se tirasse 9 (possível com 6 e 3 ou com 5 e 4), o jogador chegaria até um ganso e avançaria mais 9. Chegaria então ao próximo ganso e novamente avançaria 9. E assim sucessivamente. Nada poderia impedir que chegasse à casa final apenas com um 9.

Ao longo de sua jornada, a pior coisa que pode acontecer a um jogador é cair na casa 58, a Morte. Inafortunadamente, essa é a casa em que o peão tem mais chance de cair, já que pode parar nela tanto na ida como na volta, isto é, tanto a caminho da casa 63 como voltando dela no caso de ter tirado um número maior do que o necessário para chegar ao final. Entretanto, por mais grave que possa parecer, mesmo a Morte não é definitiva. Mas ela força o jogador a voltar para o início, reduzindo sua chance de sucesso.

Há todo um simbolismo ligado ao Jogo do Ganso, tanto nas imagens, quanto nos números. Oye (ganso) em francês, tem uma raiz que pode ser relacionada a ouïr (ouvir). E jars (ganso macho), não está distante de jargon (jargão, língua que não se compreende) e de jaser (tagarelar, fofocar).

 No século XVII, surgia na França a expressão contes de ma mère l’Oye (contos da mamãe ganso). A imagem do ganso está portanto ligada à idéia de ouvir e à idéia de falar, à idéia de uma transmissão oral, da boca ao ouvido. A mamãe ganso possui o saber e é preciso saber ouvir.

Curiosamente, a figura no ponto de chegada mostra muitas vezes um ganso, um casal ou mesmo um bando deles, com um ou vários ovos. Isso parece se ligar ao papel do ganso como símbolo de fertilidade. Em mitos e contos de fada, os ovos são muitas vezes símbolo de criação e da própria vida.

Um detalhe intrigante: em holandês antigo, o Natal era conhecido como Ganzenfeest, a Festa do Ganso. Teria esse termo como razão única o fato de o ganso ser geralmente servido assado nessa data?

Finalmente, para se ter um quadro completo do imaginário ligado ao ganso, é preciso lembrar que, na Europa medieval, o ganso fazia parte da vida cotidiana, servindo aos camponeses como uma espécie de cão de guarda.

Em relação ao percurso do jogo, pode ser considerado um labirinto, ainda que simples. Um fato da época permitiu a ligação entre o labirinto e ouvir. São contemporâneas aos primeiros jogos do ganso as primeiras anatomias do ouvido interno, onde há um labirinto espiral. Além disso, para muitos estudiosos, as espirais e os labirintos podem representar o teste por que passa o herói, superando a morte e renascendo para a vida.

Embora o simbolismo dos números esteja além da compreensão da maioria dos pesquisadores, é interessante notar que os números do jogo respeitam alguns padrões. Os gansos são 7 e estão colocados a cada 9 casas. Os acidentes estão separados por 13, 12, 11 e 10 casas.

Além de seu aspecto educativo, no sentido maior da palavra, o Jogo do Ganso teve grande importância na História dos jogos de sociedade. Não seria absurdo dizer que o jogo antecedeu o período dos jogos modernos, caracterizado entre outras coisas pela introdução de elementos temáticos e ilustrativos nos jogos que até então costumavam se limitar a representações abstratas.

Pode-se dizer ainda que boa parte da indústria moderna de jogos de tabuleiro nasceu e cresceu nas asas do ganso. Muitas companhias começaram com esse jogo ou com variantes suas representando a vida e realçando por vezes aspectos morais da conduta do homem.

Um exemplo significativo é a empresa americana Milton Bradley, que teve seu primeiro grande sucesso com The Game of Life (O Jogo da Vida), que até hoje é comercializado, em uma versão mais moderna.

 
(GRIFO É DA COLUNA "RECONTANDO...")
 
 

 


 

 
 
(http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL471637-5605,00.html)