[Flávio Bittencourt]

O Almanaque Capivarol e o seu concorrente

A procura era tanta que acabava o estoque em poucos dias e o agricultor não iniciava o plantio sem consultá-lo.

 

 

 

 

  

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (http://fortalezaemfotos.blogspot.com/)

 

  

  

 

 

 

"SE, COMO AFIRMA VALMIR SIMÕES, O AGRICULTOR NÃO INICIAVA O PLANTIO SEM CONSULTAR O ALMANAQUE CAPIVAROL, TÃO ENRAIZADA ESTÁ ESSA PUBLICAÇÃO NA ALMA DO POVO BRASILEIRO, QUE DELA FAZER REEDIÇÕES FAC-SIMILARES É IMPERATIVO A QUEM É ABASTADO E, SIMULTANEAMENTE, DEFENDE A ORTODOXA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL DO PAÍS (ou, pelo menos, fazer com que sejam exibidas reproduções de suas páginas, na web)"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

  

 

 

 

                            

                 Obrigado, Fernando P. de Carvalho,

          obrigado, Valmir Simões e

          obrigado, valorosa, honesta e

          trabalhadora população do

          Município de Itiúba, Estado da Bahia, Brasil!

 

 

 

 

 

7.6.2011 - Para as crianças e adolescentes, a enciclopédia O TESOURO DA JUVENTUDE era a Internet daquele tempo - Para os adolescentes e adultos, O Almanaque Capivarol e o Almanaque do Biotônico [FONTOURA] era algo mais do que uma Internet daquele tempo. (PARA AS CRIANÇAS, O ALMANAQUE DO TICO-TICO ERA MAIS DO QUE TUDO ISSO, JUNTO, porque era, digamos, como OUVIR THE BEATLES, ANOS DEPOIS.)  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

No site

Itiúba do meu Tempo,

de Fernando P. de Carvalho,

está o seguinte artigo de

Valmir Simões:

 

"Almanaque Capivarol  

Valmir Simões

 

O Almanaque Capivarol era um livrinho que tratava de vários assuntos como: datas festivas, feriados, luas, indicações úteis, trechos de literatura, poesias, anedotas e datas certas para o plantio. Era muito procurado pelos agricultores junto as farmácias de D. Ziru e do Sr. Soares. A procura era tanta que, às vezes, acabava o estoque em poucos dias. O agricultor não iniciava o plantio sem consultar o Almanaque. Não tínhamos oscilações nas estações, ninguém falava em camada de ozônio, em el nino e outras maluquices que se ouve hoje em dia com relação às mudanças climáticas. O que o Almanaque falava era cumprido à risca. O agricultor fazia a cova, plantava e na data certa a colheita era garantida. No dia 19 de março (dia de São José) podia plantar que teria milho verde no São João. Coisas daquele nosso tempo, quando os mais velhos tinham confiança nas informações. O Almanaque Capivarol era, na verdade, o mais completo, apesar do concorrente Biotônico Fontoura ter o seu Almanaque também, sendo que esse focava mais em palavras cruzadas, cartas enigmáticas, piadas, caricaturas formadas por sequencias numéricas etc. A propaganda farmacêutica daquela época era feita por veiculos que chegavam as cidades e trafegavam nas ruas e a meninada acompanhava para ganhar viseiras, canetas e envelopes do medicamento que estava sendo veiculado na propaganda. Lembro-me daquela do Melhoral que dizia: "Melhoral, Melhoral é melhor e não faz mal". Os medicamentos para dor de cabeça tinham uma publicidade muito forte, entre eles tenho lembranças de alguns: Cibalena, Veramon etc."

(http://www.itiubense.kit.net/crn235.htm)

 

 

 

===

 

 

 

"PROPAGANDAS E PUBLICIDADES ANTIGAS

 
SÃO nessas horas, VIAJANDO PELA NET QUE VOLTO [a Profª Maria da Graça volta] AO PASSADO, RELEMBRANDO FATOS, SITUAÇÕES E MOMENTOS FELIZES DE MINHA INFÂNCIA E JUVENTUDE COM ALEGRIA E SAUDADES, MAS PRINCIPALMENTE RINDO SOZINHA DAS PROPAGANDAS DO PASSADO.
   SÃO VÁRIAS FASES DE MINHA VIDA, COMO SE FOSSE UM FILME, ONDE O PERSONAGEM PRINCIPAL SOU EU.
   CONVIDO-OS A VEREM ESSA POSTAGEM E POR FAVOR DEIXEM SUA OPINIÃO E Estejam LIVRE PARA relatar suas lembranças.
   AGRADEÇO SUA VISITA, DE CORAÇÃO

   
   NA MINHA INFÂNCIA TOMEI MUITO, COMO TAMBÉM Biotônico Fontoura.

   Antigamente, UMA VEZ AO ANO, AS FARMACIAS davam Livreto UM CHAMADO "Almanaque" COM A PROPAGANDA DE REMÉDIOS, Perfumarias E INFORMAÇÕES SOBRE AS FASES DA LUA, O QUE PLANTAR Devíamos, QUANDO COLHER, ENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS.
   EIS AQUI ALGUMAS CAPAS DE ALMANAQUES QUE CONSEGUI EM SITES SOBRE O ASSUNTO.
Um dos primeiros almanaques brasileiros e o mais importante do século 19 é o Laemmert, que circulou de 1843 a 1937. Reunia informações políticas e culturais. O Itamaraty comprava parte da tiragem e a distribuía às embaixadas estrangeiras, para divulgar o país no exterior. Outros tiveram destaque no começo do século 20: o Eu Sei Tudo e o Almanaque d’O Pensamento. Este é editado até hoje.

Em 1454 foi publicado o primeiro almanaque do gênero dos que são usados ainda hoje - O Praklic ou Felicidades Para o Anno Novo. Tinha cinco páginas. Seguiu-se o de Troyes, em 1464, chamado Almanach dos Barbeiros e dos Pastores, publicado por Jean de Bucy e conhecido entre os bibliógrafos com o nome de Comport. Continha preciosas prescrições de higiene e era, para seu tempo, um admirável vulgarizador científico.
(Publicado no Almanach Annual Eu Sei Tudo, 1935)



A força do Biotônico


Em 1910, em Bragança Paulista, interior de São Paulo, o farmacêutico Cândido Fontoura resolve criar um fortificante para a mulher, recém-curada de uma doença.
Junta sulfato ferroso (para anemia), ácido fosfórico (para músculos e nervos) e extratos de plantas aromáticas. Estava criado o Biotônico Fontoura.
Esse tipo de publicação torna-se importante veículo de propaganda para laboratórios farmacêuticos a partir de 1920, com o surgimento do Almanaque do Biotônico Fontoura. Entregue de porta em porta, a partir da década de 50 passa a ser distribuído pelas farmácias, como brinde. Estreando com 50 mil exemplares, sobrevive até meados da década de 1980 e alcança a tiragem de 2 milhões e 500 mil exemplares.

Da Redação
Nenhum comentário. Comente!
CAPA DE ALGUNS ALMANAQUES ANTIGOS.













 

 

 

Minha foto

ITAPOÁ, SC, Brazil
EM POUCAS PALAVRAS POSSO DIZER O QUE SOU: TENHO MUITA FÉ EM DEUS, SOU PROFESSORA APOSENTADA, TENHO 3 CURSOS UNIVERSITÁRIOS, UMA PÓS E ATUALMENTE SOU ARTESÃ E EXPERT EM CHAPÉUS, MEU ATUAL HOBBY, ALÉM DE OUTROS QUE TENHO. SOU AMIGA, AMOROSA, COMPANHEIRA, EXÓTICA, ALEGRE, FELIZ MESMO COM MUITOS DEFEITOS QUE SEM OS QUAIS NÃO SERIA UM SER HUMANO." 

(http://ateleirrecantodasereia.blogspot.com/2010/01/propagandas-e-publicidades-antigas.html?zx=1ea146e9b87f0d12)