Rio de Janeiro recebe o 7º Encontro de Redação Publicitária, Neil Ferreira recebeu o Prêmio Jeca Tatu
Hiran Castello Branco (terceiro da esq. para a dir.) e Neil Ferreira (quarto da esq. para a dir.) durante o 7º Encontro de Redação Publicitária. Fotos: HD DIGI Foto
Pela primeira vez ao longo de sete anos, o 7º Encontro de Redação Publicitária não foi realizado na cidade de Paraty, mas sim na própria capital do Estado. A cidade foi escolhida por estar localizada no eixo de três importantes centros de desenvolvimento do país – São Paulo, Rio e Minas Gerais –, além de sua tradição histórica e cultural já consagrada. O fato do encontro não ter sido realizado em Paraty acabou por atrair um número maior de participantes, pelo acesso mais fácil ao local do evento.
Mais de 150 estudantes estiveram presentes no encontro, realizado nos dias 16 e 17 de maio, na Academia Brasileira de Letras, uma iniciativa da Associação Latino Americana de Agências de Publicidade (Alap), idealizado por Jomar Pereira da Silva Roscoe, com apoio do Conselho Nacional de Propaganda, Clube de Criação do Rio de Janeiro e patrocínio da ESPM.
No primeiro dia de evento, os alunos participaram de um desafio, que este ano teve como tema Sustentabilidade no Turismo no Rio de Janeiro. O ganhador foi o estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-aluno do Curso de Portfólio da ESPM-RJ, Rodrigo Pedreira, pela criação do melhor anúncio sobre o tema. A ele serão oferecidas como prêmio, oficinas da Escola de Criação da ESPM-RJ. O segundo e o terceiro lugar ficaram com Julia Anjos e Joana Oliver, ambas alunas da unidade Rio de Janeiro.
No dia seguinte, uma série de palestras foi realizada. Quem abriu o dia foi o diretor de criação, redator e escritor, Adilson Xavier, com o tema Poetas do Consumo. “O fato é que a publicidade e a poesia têm muitos pontos em comum como a conexão com o público, o despertar a criar novos significados, provocar emoções, estabelecer diálogos que vão além do entendimento, capacidade de síntese, reinterpretação de elementos conhecido, o ponto de vista inusitado, a surpresa e a memorabilidade, por exemplo”, afirmou.
A segunda palestra do dia foi proferida pela sócia-diretora de cultura da empresa Os Alquimistas, Bárbara Mota, que apresentou o tema Storytelling para marcas: princípios, mitos e verdade. “Somos animais narrativos, por isso a narrativa é peça fundamental em nossas vidas. As narrativas para marcas tem a característica de atingir determinados objetivos, além de serem mais abrangentes do que somente contar uma história. As empresas contam histórias para serem lembradas”, declarou.
Na segunda parte do evento, o sócio e diretor de planejamento estratégico da Binder, Flávio Cordeiro, começou sua palestra falando sobre um novo olhar da comunicação nos dias atuais. “O mundo da comunicação já foi afetado por todas essas mudanças que estão acontecendo e a forma como criamos e desenvolvemos as ideias também precisam mudar”, disse. Ainda, segundo Cordeiro, ideias planas funcionavam bem quando o mundo era redondo, agora com um ‘mundo plano’, precisamos de ideias periféricas.
A última palestra do dia foi com o redator Neil Ferreira que apresentou Espero que o público seja diferente, porque a palestra é a mesma. Na opinião dele, o profissional de redação precisa ler tudo o que tiver ao seu alcance porque mesmo as coisas ruins têm algo de bom para acrescentar. O conteúdo é o foco, independente da plataforma”, explicitou.
Para encerrar o evento, Neil Ferreira recebeu o Prêmio Jeca Tatu das mãos do vice-presidente de operações da ESPM, Hiran Castello Branco, por sua contribuição como redator para a publicidade brasileira. O prêmio tem a finalidade de reconhecer e valorizar a linguagem brasileira na propaganda. Já receberam o troféu: Mauro Salles, Antonio Torres, Mauro Matos, Alex Periscinoto, Roberto Duailibi, Washington Olivetto, Eloy Simões e Christina Carvalho Pinto. Confira mais fotos do evento, cedidas gentilmente pela HD DIGI Foto.
(http://mais.espm.br/2012/05/o-jeca-no-rio.html)
Quelle est magnifique cette chanson ♥