Luiz Ayrton Santos Junior: Gentileza
Em: 11/07/2022, às 00H00
[Luiz Ayrton Santos Junior - Da Academia Piauiense de Letras]
Podemos deixar a nossa marca no mundo em coisas simples. Vamos dar o exemplo do profeta Gentileza. Para muitos, era apenas um maluco. Para outros, ele trazia um mensagem simples e transformadora.
Gentileza era um "mendigo" que morava no Rio de Janeiro. Ficava em um semáforo com uma tábua mão, com mensagens que ele escrevia...Quando os carros paravam, em vez de pedir esmolas, eu dizia uma das frases que estava escrito nestas tábuas: "Gentileza gera gentileza". Ele escrevia embaixo de uma ponte seus escritos, que viraram atração no Rio.
Ele perigrinou por várias cidades do país, levando a sua mensagem de paz. Adivinha aonde ele foi parar? Em duas cidades do Piauí: Picos e Valença. Em Picos, ele ficou mais ou menos um mês. Ele na praça principal e todos os dias a Sra Antoninha de Moura Santos, a dona do cartório, entregava-lhe uma refeição. Ela morava em frente à praça. Ele pedia água na casa dela. Caridosa, ela dava água e comida para ele. Depois ele foi para Valença (PI) e ficou um período por lá.
Depois visitou outras cidades do Estado e retornou ao Rio de Janeiro quando finalmente faleceu... A ponte em que ele escrevia suas mensagens de amor e paz virou atração turística. Muitos paravam para ler o que Gentileza deixou escrito. Até que o prefeito mandou pintar de cinza os dizeres do profeta Gentileza. Ele, porém, não contava com a reação da população do Rio de Janeiro.
Houve uma mobilização muito grande de artistas e pessoas influentes. Artistas especializados em restauração recuperaram mensagens de Gentileza. E Marisa Monte gravou uma música criticando a insanidade do prefeito em cobrir de cinza tão singelas mensagens.
Hoje a mensagem de Gentileza corre o mundo. É comum você vir alguém passando em alguma cidade europeia com uma camisa com os dizeres: "Gentileza gera gentileza". Isso é a prova que Deus usa mais as pessoas simples do que os ditos sábios, que estão encastelados na arrogância intelectual e não tem tempo para transmitir as mensagens divinas.
Vamos ouvir a música de Marisa Monte. É a nossa mensagem de bom dia hoje.
Gentileza
Marisa Monte
Apagaram tudo,
pintaram tudo de cinza.
A palavra no muro
ficou coberta de tinta.
Apagaram tudo,
pintaram tudo de cinza.
Só ficou, no muro,
tristeza e tinta fresca.
Nós que passamos apressados
pelas ruas da cidade
merecemos ler as letras
e as palavras de Gentileza.
Por isso eu pergunto
a você no mundo
se é mais inteligente
o livro ou a sabedoria.
O mundo é uma escola,
a vida é o circo.
Amor, palavra que liberta,
já dizia o Profeta.
SAIBA MAIS sobre Gentileza.