0

Ler é alguma busca

 

Rogel Samuel

 

Leio uma página brilhante de Ascendino Leite. “Sementes no espaço”. Ler este autor tornou-se um vício, para mim. Seus diários. Neles encontro postagens que ele faria se escrevesse virtualmente.

A vida também é algo virtual. A vida evanescente como uma nuvem. A vida é tempo que passa, o passado está perdido como num sonho, o futuro é para não se pensar, o presente é para deixar que passe.

Não sei se ler é alguma busca.

Talvez seja a busca de mim mesmo.

O AMANTE DAS AMAZONAS

O AMANTE DAS AMAZONAS
O romance foi inspirado por fotografias (que estão no livro) tiradas pelo autor, na década de 60, das ruínas do navio "Adamastor", na praia de São Raimundo, nos arredores de Manaus. O navio pertenceu a Maurice Samuel, comerciante de borracha falecido em 1942, avô de Rogel Samuel, que não o conheceu. Maurice nasceu em Estrasburgo, trabalhou numa companhia de navegação inglesa e um dia veio a Manaus e ali se estabeleceu. Ainda existe a bela mansão onde Maurice morou em Manaus. A partir daí, o autor passou a ler todos os autores daquela época para levantar como seria a vida na Amazônia de 1850 até a década de 1950. Cerca de 100 livros. Todo o enredo gira em torno de um Palácio, construído no meio da selva, o Palácio Manixi, e da misteriosa origem da fortuna do protagonista. Uma obra notável para quem gosta do entrelaçamento de ficção e realidade, da História constituída por histórias. - "Quem começa a ler a primeira página só consegue largar quando finda o livro, tal é a sua grandiosa narrativa", escreveu Luiz Alberto Machado. - Editora Itatiaia - ISBN : 85-319-0690-3 - 168 páginas - 2005 -Compre AQUI CONOSCO ou na Internet. Click na capa ou envie email para [email protected]