0

 

[Flávio Bittencourt]

La famille Fenouillard 

Essa é uma família e tanto!

 

 

 

 

 

(http://www.larousse.fr/encyclopedie/divers/bande_dessin%E9e/185578)

 

 

 

 

 

 

French Lesson 38 - Les membres de la famille,

Youtube:

Enviado em 09/10/2011

http://youlearnfrench.blogspot.com/
Vocabulary : learn the names of the family members in French
Vocabulario : aprende los nombres de los miembros imagiers de la familia en frances
Vocabulaire : apprends les nombs des membres de la famille en francais
Franzosisch lernen die Familie

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.fan-de-cinema.com/affiches/la-famille-fenouillard.html)

 

 

 

 

 

Emission spéciale de France 3 Poitou-Charentes: "la BD historique",

Youtube:

 

 

 

 

Enviado em 28/01/2012

Le blog BD de F3 Poitou-Charentes:http://france3poitoucharentes.tumblr.com/

Retrouvez l'émission que France 3 Poitou-Charentes a consacré aux relations entre bande dessinée et histoire. Marie-Ange Cristofari et Yann Salaun reçoivent le dessinateur Florent Silloray qui a publié cette année, "Le carnet de Roger", Gilles Colas, libraire à la CNBDI d'Angoulême, Antonio Altarriba, auteur de la BD "L'art de Voler" en sélection officielle, Jean-François Tournepiche, conservateur au musée d'Angoulême et Hervé Pauvert, auteur de la BD "Wotila" et professeur d'histoire.

 

 

 

 

 

 

 

23.12.2012 - Eis A família! - La famille Fenouillard no blog do Gutemberg.  F. A. L. Bittencourt (

 

"Georges Colomb, conhecido como Christophe (1856-1945) é outro dos precursores dos quadrinhos na França. Artista, escritor e professor de Ciências Naturais, ele é mais conhecido por ser o autor de histórias ilustradas publicadas em forma de série no final do século XIX. Muito arguto observador da sociedade, inspirada por imagens de Epinal, ele é o criador de personagens como o cientista Cosine, os sapadores Camembert , Família Fenouillard e duendes Plick e Plock . O texto de sua obra é caracterizada por um vocabulário muito procurado, e também rica em alusões culturais, literárias, históricas e geográficas, bem como cientistas. O trocadilho sutil é também o seu direito de servir a um humor pateta, às vezes, como os truques do Plick e Plock , às vezes satírico ( Família Fenouillard , irônico, mas ainda do concurso).


 

A notoriedade de suas placas não devemos esquecer que ele participou plenamente na vida do seu tempo. Ele também era conhecido botânico e moralista educador. Georges Colomb era um professor de ciências naturais e sub-diretor do instituto de botânica na Sorbonne quando ele publicou seus desenhos em Mon Journal, em 1887. Ele usou o pseudônimo de Chistophe (referindo-se a Cristóvão Colombo). Dois anos depois, ele criou La Famille Cornouillet para a revista Journal de la Jeunesse. Esta família foi um protótipo de La Famille Fenouillard, que apareceu no Le Petit Français Illustré de 1889 até 1893.

 


 

La Famille Fenouillard foi a primeira série francesa que conseguiu atingir o grande público. Suas inovações estilísticas, utilizando ângulos estranhos e narrativas aceleradas, colocaram o seu trabalho anos à frente do seu tempo, tendo exercido uma influência particularmente forte no conteúdo e na estrutura de outras histórias em imagens francesas.

 


 

“Colomb jamais usou balões, mas inseria um texto (de excelente qualidade literária) sob seus quadros. Usava ângulos inusitados, movimentos acelerados, técnicas de silhuetas. A ação ligava os quadros. Estava avançado para seu tempo e é considerado um dos que mais contribuíram para os comics no seu nascedouro” (MOYA, 1986, p.16).

 

 

Colomb produziu outros trabalhos, incluindo LesFacéties du Sapper Camamber, em 1890, e as historias em imagens L`Idée Fixedu Savant Cosinus, publicada entre 1893 e 1897, em Le Petit Français Illustré, antes de abandonar o terreno das ilustrações para se dedicar a uma carreira acadêmica."

 

(http://blogdogutemberg.blogspot.com.br/2011/07/familia-fenouillard-max-e-moritz.html)