CARTA À TRIBUNA SOBRE DOMINAÇÃO CULTURAL

Miguel Carqueija

 

O texto abaixo saiu publicado na Tribuna da Imprensa, um dos muitos jornais diários de papel do Rio de janeiro que deixaram de existir nas últimas décadas. Seu co-fundador  (junto com Carlos Lacerda) Hélio Fernandes atualmente ainda escreve num blog, e com 98 anos deve ser o mais velho jornalista brasileiro em atividade.

A data de publicação de minha carta (sob o título “Dominação”) é 6/7 de novembro de 1999 (data referente a sábado e domingo, pois o jornal do fim-de-semana saía no sábado). O conteúdo, porém, apesar dos quase vinte anos que passaram, mantém a sua validade.

 

A dominação que os EUA hoje exercem sobre o mundo não se manifesta somente nos planos econômico, político e militar; atinge também o plano cultural. No Brasil esse último aspecto é evidente: veja-se por exemplo como em tudo quanto é festa, inclusive nas infantis, encomenda-se toneladas de refrigerante e, sobremaneira, a Coca-Cola. Em vez de sucos naturais ou refrescos, que são mais saudáveis, o que se impinge é cerveja e refrigerante, e o refrigerante que domina é a Coca-Cola, ou seja, justamente o mais intragável de todos. Mas como as pessoas são condicionadas desde crianças a tomar Coca-Cola, o resultado é que acabam com o paladar pervertido.

Os americanos gostam de impingir essa coisa ao mundo, tanto que no “ET” de Spielberg o garotinho ensina ao alienígena que a Coca- Cola é “alimento” (sic). Os brasileiros deveriam reagir, recusar-se a esse consumo vicioso de refrigerantes. Vamos tomar mais sucos de frutas.