A tragédia do dirigível Zeppelin

No blog Análise de Conjuntura, o misterioso Sr. Porter apresenta o acontecimento, recontando-o.

 

 

 

 

 

 

"1931 Reichs President Hindenburg"

(http://americanpicturelinks.com/Hitler.htm)


 

  

 

 "Le 18 novembre

1919: Lenda da punhalada fomenta nazismo
Paul von Hindenburg semeou a lenda
 


 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No dia 18 de novembro de 1919, o marechal Paul von Hindenburg falou pela primeira vez da teoria do "punhal pelas costas" diante de uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Nacional de Weimar. (...)"
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PRESIDENTE HINDENBURG, que nomeou Hitler chanceler, é por este reverenciado:

"MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO"

(Sem a legenda acima redigida, só a fotografia de um humilde Hitler está, na Web, em:

http://www.herodote.net/histoire/evenement.php?jour=19330130&ID_dossier=116)

 

 

 

"Hindenburg Dies - Aug 1, 1934 - Hindenburg dies and the title of President is abolished. Hitler's title becomes Fuehrer and Reich Chancellor"

 

 

 

"Brown House in Munich, 1934"

(http://americanpicturelinks.com/Hitler.htm)

 

 

 

"1934 Hindenburg dies. Hitler is appointed Fuhrer and Chancellor and Commander in Chief "

(http://americanpicturelinks.com/Hitler.htm)

 

 

 

"1935 Berlin"

(http://americanpicturelinks.com/Hitler.htm)

 

 

 

 "Hindenburg on its way to Lakehurst - May 6, 1937"

(http://www.nlhs.com/tragedy.htm)

 

 

 

"Hindenburg, several seconds after bursting into flames"

(http://www.nlhs.com/tragedy.htm)

 

 

 

(http://analisedeconjuntura.blogspot.com/2007/10/fotos-histricas_809.html)

 

 

 

"In less than a minute,  the once-majestic Hindenburg was reduced to smoldering wreckage"

(http://www.nlhs.com/tragedy.htm)

 

 

 

"1939 As Hitler's troops march into the Sudetenland"

(http://americanpicturelinks.com/Hitler.htm)

 

 

  

"1939 The Molotov-Ribbentrop Pact. Stalin and Hitler agreed to partition Poland"

(http://americanpicturelinks.com/Hitler.htm)


 

 

 

 

"1944 Paris is liberated"  

 

 

 

 

 

 

                                       Reverenciando a memória do presidente polonês Lech Kaczynski,

                                       ao povo da República da Polônia, ao

                                       General Charles de Gaulle (in memoriam) e ao povo francês 

 

 

14.4.2010 - A tragédia do Zepellin, que até hoje é recontada, também o foi no "blog do Porter" - Interessante retorno dado por leitor do blog do Sr. Porter [é com esse possível pseudônimo que alguém se assina], denominado Análise de Conjuntura - e o mistério sobre essa personalidade aumenta quando vemos uma foto do comandante Che Guevara no lugar da imagem do "dono do blog"... -,  foi de um estudante que ficou agradecido por poder utilizar a matéria em trabalho escolar: "Muito bom, achei bala [achei ótimo o material pesquisado]. Usei como referência para entender a tragédia do Zeppelin e por no meu trabalho da escola. Até mais". Até mais.

 

 

 

"Segunda-feira, 8 de outubro de 2007

 

A TRAGEDIA DO ZEPPELIN
 


Conhecido como Zeppelin, o dirigível, com 245 metros de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de hidrogénio, o maior dirigível da história até 1937, saiu de Hamburgo e cruzou o Atlântico a 110 km/h. Na noite de 6 de maio de 1937, o gigantesco dirigível Hindenburg preparava-se para descer na base de Lakenhurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha. Durante as manobras de pouso, um incêndio tomou conta da aeronave e o saldo foi de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um técnico em solo, no total de 36 pessoas. Por muitos anos, achou-se que o explosivo hidrogênio que sustentava o Hindenburg teria sido a causa de seu incêndio. O governo alemão também sugeriu, à época, que uma sabotagem derrubara o grandioso zeppelin. O seu projeto foi encomendado pelo governo de Adolf Hitler, visando divulgar a superioridade tecnológica do país.


Posteriormente, um estudo divulgado por William Van Vorst, pesquisador da Nasa e professor da Universidade da Califórnia, desmistificou o caso. Van Vorst apurou que a tinta que cobria o tecido do Hindenburg era altamente inflamável e que o corpo do balão acumulou carga eletrostática na viagem. Quando essa energia finalmente foi descarregada, o que se viu foi aquele terrível desastre, esclarece Van Vorst.
O incêndio do Hindenburg encerrou a era dos dirigíveis na aviação comercial de passageiros. Falou-se que esta imagem matou uma indústria. O incidente liquidou com a indústria de viagens em dirigíveis 'Zeppelin' (...)".

(http://analisedeconjuntura.blogspot.com/2007/10/fotos-histricas_809.html)

 

 

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O PORTAL 25 PONTO COM APRESENTA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE MESMO ASSUNTO

"O que é um Zepelim?
 
Estes grandes balões em forma de charuto foram sinônimo de modernidade dentro do cenário aéreo do início do século XX.
 

Por mais que tenha um peixe amazônico com este nome (o Poecilobrycon trifasciatus), estamos falando realmente é dos grandes dirigíveis rígidos construídos na Alemanha entre 1900 e 1930: Os Zepelins.

Estes grandes balões em forma de charuto foram sinônimo de modernidade dentro do cenário aéreo do início do século XX. Por mais que Santos Dumont fizesse seus experimentos com este tipo de balão por volta de 1898, sendo consagrado pioneiro nesta arte em 1901, quem ganhou fama com ele foi seu contemporâneo, o General alemão Ferdinand Graf von Zeppelin.

Em reportagem sobre os Zepelins a revista Galileu, da editora Globo, publicou:

"(Zeppelin) Gastou sua fortuna na criação de dirigíveis com estrutura rígida para transporte de passageiros. Em 2 de julho de 1900, fez o vôo inaugural do LZ-1, às margens do lago Constança, no sudoeste da Alemanha. Mas a glória durou pouco: o tecido que cobria a estrutura de alumínio do balão se rompeu no pouso. Nem por isso o milionário desistiu. Já estava na bancarrota quando, em 1908, ganhou fama com o LZ-4, ao cruzar os Alpes, numa viagem de 12 horas, sem escalas. Daí por diante, Zeppelin pôde contar com o dinheiro do governo alemão em suas façanhas e seus dirigíveis se transformaram em orgulho nacional. Em 1910, ele inaugurou linhas regulares na Europa. Mas só em 1928 o Graf Zepelin ficou pronto e partiu para uma volta ao mundo. Daí até a tragédia do Hindenburg, em 1937, foi quase uma década de absoluto sucesso. Como o conde morreu em 1917, não viu seus veículos cruzando oceanos. Assim como não assistiu, também, a sua transformação em símbolos de soberania da Alemanha nazista.

Para se ter uma idéia, o Hindenburg tinha suásticas pintadas nos lemes e foi boicotado pelo governo norte-americano, que se recusou a fornecer hélio, um gás inerte, para preenchê-lo. Por muitos anos, achou-se que o explosivo hidrogênio que sustentava o Hindenburg teria sido a causa de seu incêndio. O governo alemão também sugeriu que uma sabotagem derrubara o grandioso zepelim. Na verdade, um estudo divulgado, em maio passado, por William Van Vorst, pesquisador da Nasa e professor da Universidade da Califórnia, desmistificou o caso. Van Vorst apurou que a tinta que cobria o tecido do Hindenburg era altamente inflamável e que o corpo do balão acumulou carga eletrostática nas viagens. "Quando essa energia finalmente foi descarregada, o que se viu foi aquele terrível desastre", esclarece Van Vorst.

Essa revelação afastou de uma vez por todas o fantasma que rondava os dirigíveis. Entretanto, eles já tinham demonstrado que não havia por que temê-los. Depois de 1937, a Goodyear continuou a fabricá-los nos Estados Unidos. Ao contrário dos alemães, esses outros modelos tinham um balão maleável, feito de derivados de borracha e inflado com hélio. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha americana utilizou-os para acompanhar navios e detectar submarinos inimigos. Esses "blimps", como passaram a ser chamados, misturavam conceitos dos dirigíveis de Santos Dumont e do conde Zeppelin e foram os que resistiram ao tempo e ressurgiram na década de 1980 como instrumento publicitário."

Fonte: "A volta dos dirigíveis" - Revista Galileu - Editora Globo.
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Veja mais em:
http://www.jadu.de/luftfahrt/zeppelin/index.html
http://www.zeppelin-museum.de/".

(http://www.portal25.com/index.php?a=19&h=atual/curios01/cur017&l=1)

 

 

 (http://americanpicturelinks.com/Hitler.htm)

 

 

(http://pictureshistory.blogspot.com/2009/10/amazing-second-world-war-pictures-part.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"American and Russian troops meet at the Elbe April 1945. War time allies later turned cold war adversaries"
(http://pictureshistory.blogspot.com/2009/10/amazing-second-world-war-pictures-part.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O GENERAL DE GAULLE, PRESIDENTE DA FRANÇA

(LÍDER PROVISÓRIO APÓS O TÉRMINO DA SEGUNDA

GUERRA MUNDIAL, entre 1944 e 1946, E PRESIDENTE

DA REPÚBLICA ENTRE 1959 E 1969) 

(http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-fria/guerra-fria6.php)

 

 

 

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