A misteriosa fórmula secreta da Coca-Cola

Benjamin Radford disserta sobre ela, depois de William Poundstone, que por aquele é citado.

 

 

 

 



 

 

Ponte Rio-Niterói (Presidente Costa e Silva) - Rio de Janeiro - Brasil

 

 

 

 

 

  

 

 

A PONTE RIO-NITERÓI, no caminho

para a Região dos Lagos

(SÓ A FOTO, SEM A LEGENDA

ACIMA CONFERIDA:

http://www.quetalviajar.com/destinos-de-viagem/brasil/como-se-locomover-de-carro-no-rio-de-janeiro.htm)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

Praia da Baleia - Rio das Ostras - RJ

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Lagoa da Coca-cola - Rio das Ostras - RJ
(http://www.guiapescadepraia.com/forum/viewtopic.php?p=308133&sid=08796c79ed8b0646b9863de545e4523c)

 

 

 

 

The Great Psychic Detective Challenge

photo of Benjamin Radford

"Check out Benjamin Radford’s books, articles, film, and a board game at www.radfordbooks.com.

This week, Derek talks with paranormal investigator Benjamin Radford. Recently, the host of the pro-paranormal Skeptiko podcast challenged Ben to look into a “best case” psychic detective claim — supposedly a “slam dunk” that proves that paranormal detectives are real.

Is it true that skeptics just never research or comment on cases that are not in their favor? Ben put some detective work of his own into the case put forth by Skeptiko…"

 (http://www.skeptic.com/eskeptic/09-05-20/)

 

 

 

 

 

"Extrato de baunilha, óleos cítricos, flavorizantes de suco de limão e... pronto, ficamos sabendo! Resta saber agora como misturar esses ingredientes, para que a fórmula fique igual à da velha Coca-Cola. (*risos*)
 

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

"Alguma coisa há, e o nada absoluto não há."

(MÁRIO FERREIRA DOS SANTOS, pensador brasileiro)

 

 

"O não-haver não há."

(MD MAGNO, psicanalista, poeta, artista plástico e teórico brasileiro)

 

 

"A fórmula da Coca-Cola há."

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

 

                 Agradecendo a Benjamin Radford (nasc. em 1970) pela divulgação sistemática

                 de competentes e interessantíssimas investigações

                 [RESUMO BIOGRÁFICO 'Benjamin Radford' EM INGLÊS, Wikipédia:

                 http://en.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Radford,

                 IDEM, EM FRANCÊS (não há tradução, por enquanto, no idioma de

                 Mário Fereira dos Santos e Magno Machado Dias ou MD Magno):

                 http://fr.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Radford]

 

 

 

21.9.2010 - Segredos despertam grande curiosidade - E também despertam admiração. O mistério da fórmula do refigerante Coca-Cola é um segredo, um mistério e um valor econômico, pode-se afirmar. A verdade é que, de acordo Benjamin Radford, "(...) no livro Big Secrets (Grandes Segredos, em tradução livre – sem edição brasileira), William Poundstone revela os ingredientes 'secretos' de vários produtos, e a fórmula da coca-cola pode ser encontrada na página 43. (...)". Pois bem, quem não pode, agora, ter acesso ao livro de Poundstone, poderá ler, adiante, o artigo de Benjamin Radford, que se encontra traduzido para o português. Divirta-se com o texto de Benjamin Radford, por enquanto, pois!  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

ARTIGO DE BENJAMIN RADFORD,

não mencionado o nome do tradutor

(2.7.2009)

 

A verdade por trás da fórmula secreta de Coca-Cola

Benjamin Radford

 

Todo mundo adora segredos, mistérios e intrigas. Não é à toa que livros de mistério e filmes são tão populares, e seriados como “Arquivo X” e “Lost” tenham tanta audiência. O apelo comercial de um bom mistério – verdadeiro ou inventado – não é deixado pra trás pela publicidade. Várias marcas famosas se utilizam do segredo de seus ingredientes secretos para enfatizar a qualidade e singularidade dos seus produtos.

 

A Coca-Cola tem uma das receitas mais secretas do mundo. Seus anúncios antigos afirmavam que apenas dois homens conheciam a lista completa dos ingredientes, e que se esse segredo se perdesse algum dia o tecido do espaço-tempo se rasgaria e o universo explodiria. Curiosamente, a Coca-Cola original não é nem mais produzida e comercializada. O que nós tomamos atualmente é a Coca-Cola “nova”, que foi rebatizada.

Mas hoje em dia existe mesmo essa coisa de “ingrediente secreto”? Afinal, nas últimas décadas, os consumidores passaram a ter cada vez mais informações sobre os produtos que comem, desde informações nutricionais até informações sobre ingredientes que podem causar alergias. Além disso, análises laboratoriais acompanham a evolução dos tempos. Talvez quando a Coca-Cola foi fundada, em 1892, não havia meios de determinar quais eram os ingredientes secretos em um produto.

Hoje em dia, qualquer laboratório que valha a química que usa pode descobrir quais produtos químicos e ingredientes aparecem em quais quantidades em uma amostra de produto. É análise de alimentos, nada tão difícil quanto lançar um foguete.

No livro “Big Secrets” (“Grandes Segredos”, em tradução livre – sem edição brasileira), William Poundstone revela os ingredientes “secretos” de vários produtos, e a fórmula da coca-cola pode ser encontrada na página 43. Ela inclui extrato de baunilha, óleos cítricos e flavorizantes de suco de limão. Não existe cocaína na coca-cola, e tecnicamente nunca existiu: na realidade, ela utilizava as folhas da coca, que não é a mesma coisa que a cocaína, um derivado modificado das folhas.

Há muitos séculos as populações de países de alta altitude da América do Sul mastigam as folhas de coca pelas suas propriedades anestésicas e estimulantes – importantes para a vida em altitudes muito grandes. Mas, assim como mastigar folhas de coca não é consumir cocaína, tomar coca-cola também não é. [Live Science] ". (BENJAMIN RADFORD,

http://hypescience.com/17818-formula-secreta-coca-cola/)