A mala de Lacerda está na portaria do Palácio
O episódio da mala de Carlos Lacerda não é mera fofoca, é fato histórico para ser contado, recontado e "rerrecontado"!
CARLOS LACERDA, um "corvo" que ajudou a levar
o presidente Getúlio Vargas a dar um tiro no próprio
peito, ASSIM FOI CARICATURIZADO PELO CÉLEBRE
DESENHISTA LAN
(http://literal.terra.com.br/imagens_materias/cartu_lacerda_lan.jpg)
ÀS VEZES, O RESPONSÁVEL POR ESTA COLUNA É PUDICO, MESMO. FICA VEXADÍSSIMO (mas não tanto quanto pelo fato de morar, hoje, num Distrito Federal governado por um corrupto que resolveu não renunciar). O EPISÓDIO DA MALA-NA-PORTARIA-DO-PALÁCIO DEIXA-ME MUITO CONSTRANGIDO. NÃO POR TER amante de presidente "NO MEIO", MAS PORQUE NÃO SE FAZ O QUE JÂNIO QUADROS FEZ COM UM HOMEM COMO CARLOS LACERDA. "(AQUILO FOI) UMA VERGONHA", COMO BORIS CASOY TALVEZ DIRIA. MAS DIGO EU QUE JÂNIO ERA UM MALUCO, UM LOUCO CONSUMADO E UM ALCOÓLATRA EMPEDERNIDO. UM DOIDO VARRIDO, NÃO FOSSE SEU SÍMBOLO MÁXIMO UMA VASSOURA. BEM, NÃO DUROU (como era de se esperar...) MUITO NO PODER, PORQUE DO CARGO DE PRESIDENTE FOI varrido, E TUDO LEVA A CRER QUE A CAUSA DA RENÚNCIA não foi A SUA AMBIÇÃO DESMEDIDA DE GOVERNAR COMO UM DITADOR - como dizem -, DESEJANDO, TALVEZ, "VOLTAR NOS BRAÇOS DO POVO", MAS - essa é a verdade! - PELA HABILIDADE POLÍTICA DO PSD DO DR. JK, FIRMEMENTE UNIDO AO PTB DO VICE-PRESIDENTE JOÃO GOULART (um articulador de intrigas de gabinete, sem igual), AOS SINDICATOS E CONFEDERAÇÕES DE TRABALHADORES, E TAMBÉM AO PARTIDO COMUNISTA, CUJO LÍDER ERA O EX-SENADOR LUIZ CARLOS PRESTES. JUNTOS, DESEJAVAM DERRUBAR JÂNIO QUADROS, QUE TAMBÉM ABORRECEU BASTANTE O DEPARTAMENTO DE ESTADO NORTE-AMERICANO - e o próprio presidente do EUA, John Kennedy, à época - AO CONDECORAR EM HORA IMPRÓPRIA UM SONOLENTO CHE GUEVARA EM ESCALA DE VÔO OFICIAL-CUBANO (*). PUXA VIDA, O PRESIDENTE-LOUCO DEIXOU O CORVO LACERDA COM A MALA NA MÃO, NA PORTARIA DO PALÁCIO DA ALVORADA... PARA PASSAR INDESCRITÍVEL NOITE COM SUA NÃO-OFICIAL GAROTA. ISSO É INACREDITÁVEL! ESTÓRIA BOA, ESSA, PARA AQUI DEVIDAMENTE SER RECONTADA! DESCULPEM-ME SE O MUNDO É ASSIM, MAS EU ERA MUITO PEQUENO QUANDO ISSO ACONTECEU, LOGO NÃO TIVE CULPA NO EVENTO [A verdade é que o conteúdo de inverossimilhança do relato é tão fabuloso que - a interpretação é minha - quando o presidente Itamar Franco apareceu ao lado de moça do MSC (movimento das sem-calcinha) em camarote presidencial na Marquês de Sapucaí, sob holofotes e a mídia de todo o planeta gravando as imagens grotescas, QUASE NINGUÉM SE ESCANDALIZOU: isso foi "café pequeno" perto DO GRANDE ESCÂNDALO DE DESCORTESIA DO PRESIDENTE JÂNIO. Partes pudendas à mostra de amiga talvez até não-íntima de carnaval é muito pouco perto de falta de educação com possível futuro presidente do Brasil! Afinal o presidente Itamar foi até gentil ao permitir que uma pessoa do povo, bonita, ingressasse no camarote reservado a ele e a seus diletos convidados - isso sem falar que somos descendentes de índio que viviam nus e o calor naquele dia talvez estivesse insuportável.]
(*) - No verbete 'Jânio Quadros', da Wikipédia, consta: "Jânio condecorou, no dia 19 de agosto de 1961, com a Grã Cruz da ordem Nacional do Cruzeiro do Sul Ernesto Che Guevara, o guerrilheiro argentino que fora um dos líderes da revolução cubana - e era ministro daquele país - em agradecimento por Guevara ter atendido a seu apelo e libertado mais de vinte sacerdotes presos em Cuba, que estavam condenados ao fuzilamento, exilando-os na Espanha. Jânio fez esse pedido de clemência a Guevara por solicitação de dom Armando Lombardi, Núncio apostólico no Brasil, que o solicitou em nome do Vaticano. A outorga da condecoração foi aprovada no Conselho da Ordem por unanimidade, inclusive pelos três ministros militares. As possíveis consequências desse ato foram mal calculadas por Jânio. Sua repercussão foi a pior possível e os problemas já começaram na véspera, com a insubordinação da oficialidade do Batalhão de Guarda que, amotinada, se recusava a acatar as ordens de formar as tropas defronte ao Palácio do Planalto, para a execução dos hinos nacionais dos dois países e a revista. Só a poucas horas da cerimônia, já na manhã do dia 19, conseguiram os oficiais superiores convencer os comandantes da guarda a se enquadrar.[3] A oposição aproveitou-se desse mero ato de cortesia, feita a um governante que havia prestado um favor ao Brasil, para transformá-lo em tempestade num copo d'água. Na imprensa e no Congresso começaram a surgir violentos protestos contra a condecoração de Guevara. Alguns militares ameaçaram devolver suas condecorações em sinal de protesto. Em represália ao que foi descrito como um apoio de Jânio ao regime ditatorial de Fidel, nesse mesmo dia, Carlos Lacerda entregou a chave do Estado da Guanabara ao líder anticastrista Manuel Verona, diretor da Frente Revolucionária Democrática Cubana, que se encontrava viajando pelo Brasil em busca de apoio à sua causa". (http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%A2nio_Quadros)
Para Jânio e Lacerda, que, apesar de tudo, fazem falta no Brasil de hoje e
ao ex-presidente Itamar Franco, que eu respeito e a quem desejo saúde e vida longa!
Carlos Lacerda atrapalharia o idílio amoroso de Jânio Quadros? Nâo, Carlos Lacerda não atrapalharia o idílio amoroso de Jânio Quadros, porque Jânio Quadros, na época, "mandava mais" do que Carlos Lacerda! Parece uma constrangedora brincadeira de péssimo gosto, mas foi apenas um "esquecimento". Vamos aos fatos, pois.
"(...) Salim - Não são só os grandes acontecimentos, mas os pequeninos detalhes que fazem a história de um país. O Jânio Quadros era uma figura que ainda não foi devidamente estudada e analisada nesse país. Ele e Carlos Lacerda, então governador da Guanabara, estavam brigando e ninguém queria brigar com o Lacerda, porque ele tinha um poder de persuasão, uma facilidade de comunicação, era um panfletário e o sonho dele era presidência da república. Jânio o chamou a Brasília para ver se aquele desentendimento entre ambos terminava e convidou-o para pernoitar no Palácio da Alvorada. Só que Lacerda chegou ao palácio, foi ao apartamento que lhe havia sido destinado, deixou a mala para encontrar alguns correligionários e, quando voltou, a mala dele estava na portaria com a explicação de que surgira um problema e que ele iria se hospedar no principal hotel de Brasília.
Tavares - Ele sentiu-se ferido, tomou como uma ofensa. No dia de seguinte, pela manhã, ele foi ao Rio de Janeiro, ocupou a televisão e desferiu aquelas bofetadas orais nas quais era mestre. O Jânio Quadros achou aquilo estranho. Para ele, aquilo não tinha sido coisa nenhuma. Sabem por quê? Naquela manhã a Dona Eloá, esposa de Jânio, havia ido a São Paulo. E tinha vindo de São Paulo uma jovem senhora separada de 40 anos de idade. Então ele queria dormir no Palácio da Alvorada com essa sua namorada e não podia com o Carlos Lacerda lá presente. Então, a única forma de se livrar do intruso incômodo era devolver a mala para a portaria do palácio. Um problema de rabo de saias determinou uma crise política no Brasil. Se tivéssemos contado isso na época, seria apenas uma fofoca intrigante, um mexerico sem nenhuma credibilidade histórica. Mas 20, 30, 40 anos depois, se transforma num fato histórico. (...)". (http://inforum.insite.com.br/6318/1496050.html)
NESTA COLUNA, NA QUAL SE FALA MUITO DE JÚLIO
VERNE E DE GEORGES RÉMI (HERGÉ), NÃO É POSSÍVEL
DEIXAR DE PERCEBER TRAÇOS EVIDENTES DO PERSONAGEM
QUE SE CHAMA PROFESSOR GIRASSOL, DE HERGÉ, NO
SEMBLANTE DEVERAS INTRIGADO DO PROF. JÂNIO QUADROS,
NA FOTO ACIMA REPRODUZIDA.
(A legenda é da Coluna "Recontando...", mas foto está em:
http://www.oab.org.br/hist_oab/links_internos/foto_janio_quadros.htm)
(http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/18071964/180764_1.htm)
MESMO QUE ALGUNS DOS AMÁVEIS LEITORES
DA COLUNA "RECONTANDO..." POSSAM ACHAR
QUE SE TRATA DE BRAVATA DO COLUNISTA,
EU ESTIVE, AINDA PEQUENO, LEVADO POR MEU SAUDOSO
PAI, MUITO PERTO DO GOVERNADOR DA GUANABARA,
QUANDO ELE CHEGOU PARA INAUGURAR O TÚNEL
MAJOR RUBENS VAZ QUE, EM COPACABANA, LIGA
A RUA TONELEROS À RUA POMPEU LOUREIRO. FOI QUANDO
VI O GOVERNADOR DE TERNO BEGE, COM EXPRESSÃO
MUITO PARECIDA COM A DA FOTO ACIMA. PARA AUMENTAR
O ELEMENTO MITOLÓGICO DA CENA - e não se trata de
detalhe introduzido "a fórceps", porque aconteceu mesmo (juro) -,
UMA SENHORA HUMILDE, DE APROXIMADAMENTE 45 ANOS,
AFRODESCENDENTE, MUITO PARECIDA COM MILHARES DE BABÁS
E AUXILIARES DE DONAS-DE-CASA DA ZONA SUL DO RIO, MAGRA,
EUFÓRICA E MUITO ORGULHOSA DE ESTAR PERTO DA AUTORIDADE,
BATEU AMIGAVELMENTE - duas vezes - NAS COSTAS DO GOVERNADOR,
SAUDANDO-O. E ELA DIZIA (lembro-me claramente):
- GOVERNADOR! - GOVERNADOR! ISSO NO MEIO DA
MULTIDÃO. O POVO TOCOU EM LACERDA, NAQUELE
DIA: ISSO EU VI COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS. TOCOU,
PELAS MÃO DAQUELA HUMILDE MULHER, NO TECIDO
DO PALETÓ CLARO DAQUELE FAMOSO CORVO. O GOVERNADOR
LACERDA PODERIA SER O PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MAS
O ASSASINATO DE JFK NOS EUA, A ASCENSÃO DO TENEBROSO
L. JOHNSON AO PODER, LÁ, E A DECISÃO DO PRESIDENTE GOULART
DE NÃO MORRER COMBATENDO - como fez o pres. Salvador Allende,
por exemplo, no Chile - IMPOSSIBILITARAM O DESEJADO
(OU NÃO) "JK-65", MAS ESSE ERA OUTRO CANDIDATO.
ENTÃO, FALARÍAMOS DE LACERDA-65. MAS OS GORILAS
CASSARAM LACERDA, o mesmo cabra que, inocentemente, ia
atrapalhando uma maravilhosa noite do presidente Jânio com
sua respeitável amante de 40 anos de idade. Nem Lacerda atrapalhou
o encontro romântico de Jânio, nem ele, "O CORVO", conseguiu
tornar-e presidente do Brasil. Foi uma pena. Ou não. De qualquer
forma tiver UMA BRIGA DESIGUAL DE ANIMAIS: uma pequena
ave de plumagem negra contra GRANDES PRIMATAS ARMADOS,
MAS NÃO AMADOS. [ESTÓRIAS DE ADEMAR DE BARROS COM O "DR.
RUI", COMO ELE, DR. ADEMAR, CARINHOSAMENTE CHAMAVA A
"SEGUNDA SENHORA" DELE, SERÃO OBJETO DE recontações
(CÁ ENTRE NÓS) ATÉ UM POUCO REPETIVAS, QUE AQUI SE SOBREPUJAM
A QUAISQUER TRATATIVAS POLÍTICAS enfadonhas EM CÂMARAS LEGISLATIVAS,
GABINETES GOVERNAMENTAIS, NEM MESMO as por baixo dos panos, PORQUE -
A CLAREZA É FUNDAMENTAL PARA NÃO DEIXAR O AMÁVEL
LEITOR "no ar" - SEM CERTA DOSE DE INTERESSE EXTRAPOLÍTICO
O TÉDIO SE INSTALARIA DO CONSUMIDOR DAS dicas DA
"Recontando...".
ABAIXO, GENIAL PARÓDIA DO COMPORTAMENTO
IMPREVISÍVEL DO PROF. GIRASSOL, PERSONAGEM
DE HERGÉ, O GRANDE CRIADOR DAS ESTÓRIAS
EM QUADRINHOS DE EXPRESSÃO FRANCESA
"No dia em que se encontrava na rua, o professor Girassol entrou num delírio terrível";
"Desde que a Cruz Vermelha o colocou sob tranquilizantes, está passando muito melhor".
HAHHAHA!
HAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHA!
HAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHHAHAHA!
(http://francois-matton.over-blog.com/article-32474499-6.html)
TOUT VA BIEN (LE BLOG À DESSIN DE FRANÇOIS MATTON)