(http://idasyvindas.blogspot.com/2009/01/bolvia-trem-da-morte.html)
A Ferroviaria Oriental opera o trem da morte, na Bolívia
Por Flávio Bittencourt Em: 19/05/2010, às 18H08
A Ferroviaria Oriental opera o trem da morte, na Bolívia
É natural que surja grande curiosidade a respeito de tudo aquilo que cerca a lendária ferrovia boliviana.
"(...) Não descuide de sua mala nunca.
Guarde metade de seu dinheiro dentro do porta-dólares, junto ao seu passaporte, e a outra metade em algum lugar seguro em sua bagagem.
Fique sempre de olho em sua bagagem e prefira não aceitar a ajuda de quaisquer estranhos, nem de conhecidos. (...)"
(TRECHO DO RELATO EM PORTUGUÊS ADIANTE TRANSCRITO, com o detalhe de que O GRIFO É NOSSO)
http://infinitodestino.blogspot.com/2009/07/o-trem-da-morte.html
"Trem da Morte: Puerto Quijarro hasta Santa Cruz de la Sierra (1.200km de viagem)"
(http://idasyvindas.blogspot.com/2009/01/bolvia-trem-da-morte.html)
Bolívia - Trem da Morte
Agradecendo à paciência de quem viaja e não tem preguiça de
compartilhar informações novas com seus interlocutores-amigos
20.5.2010 - Se a Companhia opera uma ferrovia lendária, lendária também será - Se ele, o autor do relato, teve coragem de ir a Santa Cruz de La Sierra por essa estrada de ferro, seu relato merece ser lido. Mas, antes, vejamos o que a Companhia operadora do trecho diz de si mesma. Primeiramente, apresenta-se a mensagem institucional, depois, enfim, a mensagem do passageiro, contando suas impressões. Nesta Coluna preza-se a atenção aos diversos "lados" envolvidos em cada controvérsia. E observe, por favor, que a controvérsia não é pequena, nesse caso, já que se está falando do... TREM DA MORTE!
ASSIM SE APRESENTA A COMPANHIA
"Nuestra Empresa
Ferroviaria Oriental S.A. es una empresa boliviana de transporte de carga y pasajeros.
Administra una red de 1.244 Km de vía férrea, al Este hasta la frontera con Brasil, al Sur hasta la frontera con Argentina y al Norte hasta la ciudad de Montero.
El área de influencia de la red ferroviaria cubre un 30% de la población Boliviana, 43% del Producto Interno Bruto, 37% de la producción agroindustrial y un 40% de la actividad comercial.
Transporte de Carga
La carga transportada por Ferroviaria Oriental representa un tercio del total de las exportaciones bolivianas.
Ferroviaria Oriental S.A. cuenta con un parque remolcado que incluye 28 locomotoras y una capacidad de transporte de más de 1.000 unidades, entre bodegas multiuso, tolvas graneleras, vagones tanque, contenedores refrigerados, tolvas balasteras, jualas ganaderas y vagones plataforma.
Los servicios de carga ofrecen a nuestros clientes soluciones seguras e integrales de transporte y logística, con valores agregados que incluyen seguro de carga, cumplimiento en los tiempos de entrega, formalidad en los contratos y solvencia empresarial, siendo los Principales productos transportados Soya y derivados, Hidrocarburos, Material de construcción, Minerales de exportación, Bananas del y Chapare y carga diversa de importación.
Transporte de Pasajeros
Ferroviaria Oriental S.A. transporta más de 500.000 pasajeros al año en los servicios del Tren Regional, Expreso Oriental y su línea de ferrobús. De esta forma, la empresa promueve el turismo receptivo generando economías locales en las poblaciones de la Gran Chiquitania, el Pantanal Boliviano y el Chaco.
Responsabilidad Social
Ferroviaria Oriental S.A. define como una de sus principales conductas públicas, el ser Buenos Ciudadanos y Buenos Vecinos, constituyéndose en un factor para la generación de desarrollo y bienestar en las comunidades por donde desarrolla sus operaciones, en armonía con el medio ambiente.
Bajo la premisa de que todos somos mutuamente necesarios, nuestro compromiso con la sociedad es generar sinergias entre nuestros clientes, usuarios, proveedores y comunidad en general, desarrollando una acción social que involucra un contacto directo entre la empresa y los actores sociales del territorio donde desarrollamos nuestras operaciones".
(http://www.ferroviariaoriental.com/Acercadenosotros/Quienessomos/Empresa/tabid/69/Default.aspx)
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RELATO DO VIAJANTE CORAJOSO
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Por que morte? Para nossa surpresa, o trem é super bem cuidado (para os padrões bolivianos) e bem mais confortável do que poderíamos imaginar. Não passamos por nenhum perigo ou risco, nem com nossa bagagem. Das duas uma: ou tivemos muita sorte, ou essa história de trem perigoso não passa de balela. Ou as duas coisas. Embarque e acomodação
Primeiro: o sol já não está tão forte e o tempo estará mais fresco (o calor é infernal dentro do trem!). O movimento de pessoas e cargas é grande, por isso não desgrude da bagagem e fique de olho em qualquer tipo suspeito encarando você. Se se sentir acuado ou perseguido, tente ficar junto a algum grupo maior de turistas Você ficará aliviado em saber que há poltronas para sentar e que não há nenhum porco ou vaca sentados ao seu lado. Mas isso também não quer dizer que a viagem será confortável. Prepare-se para dor nas costas e para ter uma noite de insônia "daquelas". As poltronas são velhas e um pouco mal cuidadas, além de muuuito empoeiradas. Mas isso é o de menos, se você tiver tido o azar de pegar uma passagem com número igual a de outra pessoa. A desorganização é tanta que são vendidos várias passagens com o mesmo número, nosso querido companheiro Alberto foi o premiado e teve de discutir um pouco com os "outros" donos de seu lugar, um casal de bolivianos mal encarados. Afinal, valeu à pena: ele garantiu um lugar na janela. Para ajudar mais no desconforto, há os inevitáveis solavancos. O pior é que não dá nem para culpar a estrada toda irregular. Quem já andou de trem sabe que é assim mesmo, quando não se viaja em uma ferrovia bem conservada, o que definitivamente não é este o caso. Um olho aberto e outro fechado
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(http://www.ofenomeno.com/trem.htm)
Trem da Morte
Puerto Quijarro - Sta. Cruz
De onde parte: Puerto Quijaro.
Para onde vai: Sta. Cruz de la Sierra.
Clima: muito abafado de dia; frio de madrugada.
Duração: pouco mais de 20 horas.
Preço da passagem: cerca de US$ 20 (a confirmar) classe Pullman.
Onde dormir, onde comer,
o que fazer, como se mover, como se comunicar
Dormir no trem
Sentado mesmo. A poltrona é reclinável, mas nada confortável. O balanço do trem é tanto que não permite o descanso de quem tem sono leve. Apesar da viagem estar bem mais segura atualmente, é melhor não descuidar da bagagem. Se estiver sozinho, durma com um olho aberto e outro fechado. Se estiver em grupo, faça revezamento de turnos. Melhor prevenir...você sabe o resto!
Comer no trem
Por uma taxa extra na passagem, é possível viajar com direito a jantar. Não espere nada cinco estrelas. Suco artificial de cor esquisita e comida de procedência duvidosa (você provavelmente terá fome). Mesmo que sua passagem não lhe dê direito ao jantar,você ainda poderá comer: é só pagar na hora para ser servido. Leve guloseimas para beliscar na mochila. Há muitos vendedores ambulantes em cada parada do trem, mas a mercadoria não é nada confiável. Se quiser arriscar um pedação de pollo broaster, o problema é seu.
Passar o tempo no trem
A paisagem é interessante, mas como a maior parte da viagem acontece de noite, você não verá nada além de breu. Alguns vagões da classe Pullmann tem televisão e video-cassete (os filmes nem sempre são muito bons, e são repetidos várias vezes durante a viagem). Leve um game portátil, um livro ou um walkman. Se preferir, durma (além de fazer bem para saúde, faz o tempo passar mais rápido).
Fazer as necessidades no trem
Há banheiro em todos os vagões (apesar de que chamar "aquilo"de banheiro é ser muito bondoso). Use-o somente em caso de extrema necessidade. Lembra daquele rolo de papel higiênico que recomendamos que você carregasse na sua mochilça de ataque? Então, é aqui que ele vai ser de extrema utilidade. : )
Dicas importantes e coisas curiosas que vimos lá
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Leve sempre um casaco do lado de fora da mala. A noite é bem fria no trem.
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Uma garrafinha de água também é bem útil.
Vá ao banheiro muitas vezes antes de embarcar. Existe apenas um mictório por vagão e ele não é o mais limpo do mundo. -
Nas duas horas finais da viagem, a paisagem melhora bastante. Preste atenção a um rio praticamente seco (em Julho), campos enormes cheios de girassóis e um monte de mato.
(http://www.ofenomeno.com/trem_dica.htm)
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