POR UM BRASIL NÃO RACISTA
Por Cunha e Silva Filho Em: 11/04/2023, às 17H14
POR UM BRASIL NÃO RACISTA
CUNHA E SILVA FILHO
É MUITO ESTRANHO QUE QUASE DIARAMENTE HAJA UMA NOTÍCIA NA TV OU NAS MÍDIAS DANDO RECORRENTEMENTE EXEMPLOS FLAGRANTES DE INDIVÍDUOS( HOMENS E MULHERES) MALTRATANDO UM PESSOA PELA SUA CONDIÇÃO DE DESPOSSSUÍDA DE TUDO SOMENTE POR CAUSA DE SUA PIGMENTAÇÃO NÃO ARIANA COMO SE NOSSO PAÍS NÃO FOSSE UM PAÍS DE MESTIÇOS. ESSE FATOR EXCLUDENTE E IGNOMINIOSO, FOI EM PARTE ATENUADO PELO FREIO A UM RACISMO DEGRADANTE DOS DIREITOS SOCIAIS DA PESSOA HUMANA GRAÇAS À APROVAÇÃO DA LEI AFONSO ARINOS, TÃO ELOGIADA EM BELO E TOCANTE TEXTO DA GRANDE FICCIONISTA, CRONSITA E TRADUTORA, RAQUEL DE QUEIRÓS (1910-2003), QUANDO A ESCRITORA, PASSANDO POR UM PAÍS, OUVIU DE UM ESTRANGEIRO O SEGUINTE: QUE BELO PAÍS O SEU QUE FORMULOU E APROVOU UMA LEI CONTRA O RACISMO!
LEI, ENTRETANTO, QUE HÁ TEMPOS TEIMAMOS EM DESREPEITAR TANTO NA PRÁTICA QUANTO SOBRETUDO PELO GRANDE NÚMERO DE VÍTIMAS DE RACISMO POR SEREM NEGROS, MULATOS POBRES E FAVELADOS.”UMA CONTRACTIO IN TERMINIS” SE CONSIDERAMOS A MESTIÇAGEM NACIONAL. POR OUTRO LADO, O AVANÇO AMPARADO POR LEI QUE PASSOU A CONSIDERAR O RACISMO COMO CRIME INAFIANÇÁVEL, JÁ FOI UMA CONSIDERÁVAEL CONQUISTA DA SOCIEDADE CIVIL.CONTUDO, AINDA FALTA MAIS A SER FEITO PARA EXPELIR ESTA PRAGA DE VIÉS ESCRAVAGISTA: DIRIA QUE ELA SE CONCENTRA NO FUNDO DA ALMA DE UM PAÍS INTERNALIZADA E REFORÇADA PELOS ESTIGMAS ANCENTRAIS DA IGNORÂNCIA E DA SOVERBA DO SER HUMANO QUE AINDA RESISTEM A MUDANÇAS DE MENTALIDADE DE UM POVO COMO O NOSSO.
UM POVO MISCEGENADO, FALANDO MAL E HUMILHANDO OS DESERDADOS DA SORTE, EM QUE PESE ALGUNS MOVIMENTOS SOCIAIS ATIVOS EM DEFESA SEGURA E CONSTANTE DE EXCLUÍDOS, OUSAR INVOCAR PARA SI POSSUIR, TEORICA E SUPOSTAMENTE – QUE ATREVIMENTO! - TER A COR BRANCA, AINDA QUE NÃO TENHA OS OLHOS AZUIS E CABELOS LOUROS E A DECANTADA PUREZA ARIANA SÓ AGIRÁ ASSIM SE FOR UM MENTECAPTO CRETINAMENTE PROSÉLITO DE IDEAIS NAZIFASCISTAS, O QUE É UM INSANIDADE COM EXEMPLOS ATÉ NO BRASIL DE HOJE.
JÁ DISSE MAIS DE UMA VEZ EM ARTIGOS QUE , NO FUNDO DE ALGUMAS “ALMAS CARIDOSOS,” EXISTEM UMA HIPOCRISIA QUE AS IMPEDE DE SEREM REALMENTE NÃO RACISTAS. POR CONVENIÊNCIA OU UTROS MOTIVOS INCONFESSÁVEIS, SE DIZEM COMBATENTES DO RACISMS E DE OUTROS PRECONEITOS PARA NÃO PARECEREM NAVEGAR CONTRA A MARÉ.
É PRECISO RESSURGIR UM MARTIN LUTHER KING(1899-1984), COM SEUS DISCURSOS DESTEMIDOS CONTRA O APARTHEID SOCIAL E RACISTA QUE SE APODEROU ATÉ HOJE DA SOCIEDADE AMERICANA. ISSO LHE CUSTOU A VIDA. MAS LUTHER KING É, PARA MIM,. O MAIOR EXEMPLO DE FIGURA HUMANAA QUE LUTOU BRAVAMENTE CONTRA OS INIMIGOS DOS NEGROS AMERICANOS E DA EXCLUSÃO SOCIAL EM QUE DURAMENTE SE ENCONRAVAM NA ÉPOCA EM QUE SE CELEBRIZOU COM O DISCURSO, CUJAS PRIMEIRAS PALAVARAS ASSIM COMEÇAM “ I HAVE A DREAM...”
NO BRASIL A COVARDIA, O ÓDIO DE NAZIFASCISTAS AINDA PERSISTEM ASSIM COMO NOS EUA. OS NEGROS QUE ASCENDERAM NA MOBLIDADADE SOCIAL AINDA CONSTITUEM NÚMERO RESTRITO. O PIOR É QUE, NA TERRA DO TIO SAM, HÁ POLICIAIS NEGROS QUE ASSASSINAM NEGROS POBRES E VULNERÁVEIS À SELVAGERIA DA POLÍCIA AMERICANA.
HOJE MESMO, NUM CANAL DE TV, UMA MULHER QUE DIZ EX-JOGADORA, EXIBIU TODA A SUA ESTUPIDEZ CONTRA UMA MOÇA ENTREGADORA DE ENCOMENDAS EM PRÉDIOS DA ZONA SUL CARIOCA, O LEBLON. NADA FEZ DE MAL ESSA JOVEM POBRE, NEGRA E FAVELADA. PARA DEFENDER A JOVEM NEGRA, UM JOVEM EDUCADO, TAMBÉM NEGRO, FOI IGUALMENTE AGREDIDO AO DEFENDER A COLEGA DE COR. A SUPOSTA “ARIANA”, USOU DE PALAVRÕES OFENSIVOS E DE AGRESSSIVIDADE CONTRA OS DOIS DESPOSSUÍDOS DE UMA SOCIEDADE AINDA EXTREMAMENTE INJUSTA E PRECONEITUOSA, O QUE DEFINE O NOSSO PAÍS COMO UMA SOCIEDADE DIVIDIDA, POLARIDADA , ESTRATIFICADA E POTENCIALMENTE AINDA RACISTA.
VEJO SÓ UMA DIMENSÃO PARA QUE A QUESTÃO DO RACISMO SEJA DIMINUÍDAA OU COMPLETAMENTE EXTIRPADA DA VIDA SOCIAL BRASILERIA: É PELA EDUCAÇÃO, SISTEMA DE ENSINO QUE NÃO DISCRIMINE ESCOLA DE POBRES E ESCOLAS DE RICOS, NOTADAMENTE, NAS ESCOLAS PÚBLICAS.
O DE QUE NECESSITAMOS É DE UMA REORIENTAÇÃO RIGOROSA NA ESFERA PEDAGÓGICA SEM PROSELITIMOS TENDENCIOSOS NEM DEFORMADORES DAS MENTALIDADES JOVENS, SEM FANATISMOS IDEOLÓGICO-RELIGIOSOS, PORÉM COM ENSINO DE QUALIDADE, VALORIZAÇÃO SALARIAL DOS PROFESSORES, NOVAS FERRAMENTAS DE NATUREZA TECNO-CIENTÍFICA EDUCACIONAIS E REDUÇÃO DA ESCALADA DA VIOLÊNCIA NO PAÍS. POR ESSAS VIAS E PROCEDIMENTOS DE MUDANÇAS QUALITATIVAS PROVAVELMENTE SE REDUZA BASTANTE O CANCRO DO RACISMO DELETÉRIO PARA A TRANQUILIDADE E HARMONIA ENTRE POBRES, CLASSE MÉDIA E RICOS.
OS POBRES, OS DESAFORTUNADOS, OS MORADORES DE FAVELAS OU TAMBÉM CHAMADAS “COMUNIDADES” DEVEM SER PRIORIDADE NO DOMÍNIO AMPLO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA INTEGRAL.
O ENSINO DE MATÉRIAS FULCRAIS E DETERMINANTES À FORMAÇÃO ESCOLAR, COMO MATEMÁTICA, FÍSICA QUÍMICA, CIÊNCIAS, CONTABILIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA , PELO MENOS DUAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, LITERATURA BRASILEIRA E PORTUGUESA, TEATRO, MÚSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES EM GERAL, DANÇA, DESENHO, MÚSICA POPULAR E CLÁSSICA, FILOSOFIA, HISTÓRIA DO BRASIL E DO MUNDO ANTIGO E CONTEMPORÂNEO. NO QUE CONCERNE À HISTÓRIA BRASILEIRA, TODO CUIDADO É POUCO, VISTO QUE EXISTEM OBRAS QUE SÓ NARRAM UM LADO DOS FATOS DA NOSSA REALIDADE PASSADA OU CONTEMPORÂNEA. SERIA O CHAMADO PONTO DE VISTA OFICIAL, OU SEJA, DOS DOMINADORES.
ENTRETANTO, A HISTÓRIA DO BRASIL NARRADA PELO LADO DOS DOMINADOS TEM OUTRA NARRATIVA, QUE NEM SEMPRE TENCIONA EXPOR DISTORCIDAMENTE SEUS TEMAS, EM SEUS DIFERENTES PERIODOS HISTÓRICOS, DESDE A FORMAÇÃO DO BRASIL COLONIAL. A HISTÓRIA BRASILEIRA CONTADA, REVISADA E ATUALIZADA POR NOVAS INVESTIGAÇÕES DA PARTE DOS HISTORIADORERS REORIENTAM OS ALUNOS E LHES APONTA OS ERROS DO PASSADO SEM MAIS A CEDIÇA EXPOSIÇÃO FEITA QUASE SEMPRE, SEGUNDO JÁ AFIRMEI ACIMA, PELO LADO DOS DOMINADORES.
NESTAS CONSIDERAÇAÕES, QUERO DEIXAR CLARO QUE ESTOU ME REPORTANDO, COMO UM DOS NÚCLEO DAS MINHAS IDEIAS AO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, PORQUANTO SÃO NESSAS DUAS FASES DE ENSINOA-APRENDIZAGEM QUE OS ALUNOS TERÃO A PRIMEIRA GRANDE POSSIBILIDADE DE FORJAREM SUA PERSONALIDADE DE FORMA INTEGRAL E, O QUE É MAIS RELEVANTE PARA OS TEMOS BICUDOS DA PÓS-MODERNIDADE, NO SENTIDO - FAÇO QUESTÃO DE REITERAR - HUMANÍSTICO) PARA OS EMBATES QUE IRÃO ENFRENTAR CASO TENHAM INTERESSE DE CURSAREM UMA UNIVERSIDADE.
UM OUTRO FATOR CRUCIAL PARA A EXTINÇÃO DO RACISMO BRASILEIRO SERIA UMA COMBATE CONSTANTE E CONTÍNUO CONTRA OUTROS FLAGELO BRASILERIO:A AS DESIGUALDADES SOCIAIS, A DEFASAGEM SELVAGEM DA PIRÂMIDE SOCIAL, PORÉM NESTA QUESTÃO, SÓ UMA INGENTE E CORAJOSA LUTA DE MELHORIA SOCIAL-ECONÔMICA DA POPULAÇAO BRASILEIRA PERMITIRIA DIMINUIR O PROFUNDO FOSSO CRÔNICO, ENDÊMICO NA CAMPO SOCIAL, NÃO SÓ DE SALÁRIOS MAS TAMBÉM DE JUSTIÇA SOCIAL E FINANCEIRA PARA TODOS INDEPENDENTE DE ASSIMETRIAS SOCIAIS AQUI, INFELIZMENTEM, ATÉ HOJE ARRAIGADAS EM SUCESSIVOS GOVERNOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS.
SUMARIAMENTE MENCIONANDO O MEU PENSAMENTO CENTRAL DESTE ARTIGO . A AVILTANTE POBREZA O DESAPAREÇO PELOS APOSENTADOS QUE VEEM SEUS SALÁRIOS DIMINUÍDOS COM O PASSAR DOS ANOS, O QUE OS IMPEDE DE TER UMA VELHICE DIGNA, FELIZ E HARMONIOSA . É UTOPIA DE UM MUNDO DISTÓPICO COMO O NOSSO? NÃO, NÃO É UTOPIA. É UMA QUESTÃO DE VONTADE POLÍTICA DE PRÁTICA RENOVADA DE UMA GOVERNNÇA HUMANÍSTICA, I.E., DE GOVERNANTES ÍNTEGROS, TÃO CARENTES NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA.
Curtir
Comentar
Compartilhar