[Flávio Bittencourt]

Torben Grael, o melhor velejador do mundo

Em 2009, ele recebeu o prêmio ISAF Rolex Melhor Velejador do Mundo 2009, no Iate Clube de Busan, em Busan, Coréia do Sul, das mãos do príncipe Frederik, da Dinamarca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OS RELÓGIOS DE PULSO VINTAGE PANERAI:

RELÓGIOS COM HISTÓRIA E TRADIÇÃO,

RELÓGIOS COM UMA ESTÓRIA, (RETRÔ-)CONTADA

 

 


 

ESTUPENDOS RELÓGIOS (SUÍÇOS) PANERAI,

em estilo "VINTAGE" ("RETRÔ")

(SÓ A FOTO, SEM AS LEGENDAS

ACIMA ENSAIADAS, ESTÁ, NA WEB, EM:

http://rolexblog.blogspot.com/2007/07/chapter-3-complete-history-of-rolex_27.html)

 

 

 

 

CARTÃO POSTAL ANTIGO, SUÍÇA

 
Quelques escales autour du lac Léman.

 (http://www.soulat.biz/pages_contenu/gavot.html)

 

 

 

 

 

"Neuchâtel, entre lac et montagnes

 Cantons suisses

 

NeuchâtelNeuchâtel, commune du canton suisse du même nom est l’une des villes suisses les plus visitées ! Sagement rangée entre le lac de Neuchâtel et diverses autres communes telles qu’Auvernier, Peseux, Hauterive ou encore St Blaise (d’ouest en est), Neuchâtel affiche une harmonie et des couleurs dignes d’une carte postale ! Un lac aux humeurs changeantes exposant un panel de couleur incroyable, des forêts jalousement protégées par des lois bienveillantes, les Alpes visibles au loin pointant le bout de leur sommet,… Une commune à visiter de fond en comble pour ne surtout rien manquer ! ".
 
(http://www.e-annuaire.ch/blog/neuchatel-49)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"(Cuiabá, Estado de Mato Grosso, Brasil, 10.12.2008) Amanhã (11 [DE DEZEMBRO DE 2008), o velejador Lars Grael [IRMÃO DE TORBEN GRAEL] estará em Cuiabá para ministrar palestra a empresários, profissionais da área de Educação Física e interessados em conhecer um pouco mais sobre sua história de superação e garra, ante as dificuldades que enfrentou em sua vida pessoal e profissional. A iniciativa, promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), será no auditório do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), a partir das 20h. As inscrições são gratuitas e limitadas. 

Em setembro de 1998, Lars Grael sofreu um grave acidente enquanto se preparava para mais uma prova, em Vitória (ES). A colisão com uma lancha, que invadiu a área demarcada da competição, acabou cortando sua perna direita, causando a amputação do membro. (...)".

(http://sigemt.com.br/node/667)

 

 

 

 

"TURISMOLOGIA: QUE GRANDES INDÚSTRIAS DE RELÓGIOS, NA SUÍÇA, FAVOREÇAM - CONTRATANDO OS SERVIÇOS DE GUIAS POLIGLOTAS - NO SENTIDO DE QUE TURISTAS DE TODOS OS CONTINENTES POSSAM CONHECER AS INSTALAÇÕES ONDE SÃO FABRICADOS OS RELÓGIOS EM MASSA EXPORTADOS PARA O MUNDO INTEIRO!

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

SOBRE VISITAS A CIDADES, NA SUÍCA,

ONDE ESTÃO SITUADAS FÁBRICAS

DE RELÓGIOS DE PRECISÃO,

CLÁSSICOS E ESPORTIVOS:

SEGUNDO O BLOGUEIRO RESPONSÁVEL,

tanto o fabricante Swatch, quanto a fábrica Rolex

NÃO OFERECEM CIRCUITOS DE VISITAÇÃO (tours),

EM SUAS TURISTICAMENTE PROCURADAS INSTALAÇÕES

  

"June 27, 2010

 (http://easteatswest.typepad.com/east_eats_west/switzerland/)

 

  

 

 

(http://www.discoverprohunter.com/lost/)
 

 

 

 

 

Volvo Ocean Race Prizegiving Ceremony In St. Petersburg

 
torben-grael-with-prize

TORBEN GRAEL

 (http://www.challengeandadventure.com/archives/tag/volvo)

 

 

 

Princess Mary And Prince Frederik Attend Gala Dinner

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Princess Mary And Prince Frederik Attend Gala Dinner

MELBOURNE, AUSTRALIA - AUGUST 29 [DE 2008]: His Royal Highness Crown Prince Frederik and Her Royal Highness Crown Princess Mary of Denmark arrive for a gala dinner for The Alannah and Madeline Foundation at the National Gallery of Victoria on August 29, 2008 in Melbourne, Australia.
 
Photo: Sergio Dionisio/Getty Images
Aug 29, 2008"
 

 

 

 

Rolex / Daniel Forster
"Torben Grael recebe o prêmio ao lado do príncipe Frederik e de Lionel Schurch, da Rolex Geneva"

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ult0599316c4b0a16e412a3313617412bcb)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.iatebsb.com.br/html/noticias/revistas/revista_17/revista_17_especial_torben_grael.htm)

 

 

 

 

 

 

 

HOMENAGEANDO A FAMÍLIA GRAEL,
 
ESPECIALMENTE,
 
LARS GRAEL - HERÓI DO POVO BRASILEIRO - E
 
TORBEN GRAEL, O MELHOR IATISTA DO MUNDO, HOJE,
 
 TODOS OS LEAIS AMIGOS DA FAMÍLIA GRAEL,
 
SUA ALTEZA REAL O PRÍNCIPE FREDERIK E SUA ALTEZA REAL A
 
PRINCESA MARY DA DINAMARCA,
 
LIONEL SCHURCH, DA ALTA ADMINISTRAÇÃO DA FÁBRICA DE RELÓGIOS E
 
INSTRUMENTOS DE PRECISÃO ROLEX, DE GENEBRA (SUÍÇA), E
 
A SRA. TINA (pronúncia: 'TINÁ'), ESTIMADA AMIGA DE
 
EXATAMENTE SEIS DÉCADAS [VISITA À EUROPA NO ANO SANTO DE 1950] DE
 
MINHA GENITORA, NASCIDA - A SRA. TINA - NA SUÍÇA,
 
RESIDENTE (há 60 anos, talvez até hoje) ÀS MARGENS DO LAGO LÉMAN,
 
TAMBÉM CHAMADO DE LAC DE GENÈVE, EM CERTAS REGIÕES
 
DAQUELE PRIVILEGIADO PAÍS ALPINO,
 
QUE TIVE A RARA OPORTUNIDADE DE CONHECER
 
EM JULHO DE 1979 (ZURIQUE)

 

  

 

 

 3.12.2010 - No iatismo ele é o melhor do mundo - Torben Grael, irmão de Lars Grael: magnos exemplos para os brasileiros, fabulosos exemplos do Brasil para mundo.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

 

 

PORTAL VELEJAR PONTO COM

 

Revista Velejar e Meio Ambiente - Edição nº 44

"Agenda

Edição 44

Revista Velejar e Meio Ambiente - Velejadores

Torben Grael é o melhor velejador do mundo
 

Pode ter demorado um pouco. Afinal, Torben Grael é reconhecido internacionalmente como um dos mais talentosos velejadores do mundo. Contudo, após cinco indicações, Grael finalmente pôde comemorar a justa conquista do ISAF Rolex Melhor Velejador do Mundo 2009.

Concorrendo com outros quatro indicados, o brasileiro foi eleito por 130 autoridades nacionais da ISAF, que levaram em consideração as expressivas marcas alcançadas pelo velejador, no período compreendido entre setembro de 2008 e agosto de 2009. A cerimônia de anúncio do resultado foi realizada no dia 10 de novembro, no Iate Clube de Busan, em Busan, Coréia do Sul.

Ao receber o prêmio das mãos do membro do COI e príncipe Frederik, da Dinamarca (His Royal Highness The Crown Prince of Denmark), Torben comentou: "Eu me lembro ainda na Dinamarca, durante a votação para as Olimpíadas de 2016 em que o Rio de Janeiro foi eleito, que o príncipe Frederik veio até mim e me disse que era grande fã meu. Saber que a vossa majestade é um grande fã meu é uma enorme honra", relembra o brasileiro. "Eu já estive presente neste evento como nomeado cinco vezes e com certeza o que estou sentindo desta vez é bem melhor do que todas as outras vezes em que compareci. É uma sensação fantástica ganhar este prêmio."

Para merecer tal reconhecimento, "Turbina" colecionou grandes marcas nestes 12 meses: venceu a Regata Volta ao Mundo (Volvo Ocean Race) como capitão do veleiro Ericsson 4. Na mesma competição, alcançou oito pódios em dez pernas, sendo cinco deles no lugar mais alto. Ainda na VOR, outra performance digna de nota: o brasileiro e sua tripulação entraram para o Guiness, livro dos recordes, ao baterem a marca de milhas náuticas cumpridas num período de 24 horas (596,6), navegando a uma velocidade média de 24,85 nós.

"A grande diferença entre esta campanha de Volta ao Mundo e a que fizemos com o Brasil 1 é sem dúvida a experiência, o tempo e um pouco mais de dinheiro. Com o E4 tivemos uma estrutura, um time e um pratocinador incrível por trás. É sempre difícil conviver com 11 homens durante 14 dias dentro de um barco e, por isso, não mudar a tripulação durante toda a Volta ao Mundo não foi fácil. Mas bons resultados ajudam a manter um time junto e se concentrar no mesmo objetivo. Foi um ano fantástico, foi uma regata fantástica."

Outros resultados que colaboraram com a destacada atuação foram alcançados na Rolex Ilhabela Sailing Week, em julho de 2009, como tático do one-design S40 Mitsubishi. E ainda suas participações a bordo do Luna Rossa, também como tático, na Cowes Week, Isle of Wight e na Rolex Fastnet Race, ambas realizadas em agosto de 2009, na Inglaterra.

Torben concorreu com velejadores de peso. Os outros indicados foram Pascal Bidégorry (França), Michel Desjoyeaux (França) - bicampeão da regata solo Vendée Globe -, Paul Goodison (Inglaterra) - primeiro colocado no ranking mundial da classe olímpica Laser - e Nathan Outteridge (Austrália).

Pela disputa feminina, a premiada foi a norte-americana Anna Tunnicliffe, de 27 anos. Velejadora da classe Laser, ela foi medalhista de ouro nas Olímpíadas de Pequim, durante as regatas disputadas em Qingdao, em agosto de 2008. Anna lidera hoje o ranking mundial da classe e alcançou excelentes resultados também na modalidade Match Race nos últimos 12 meses.

Com a conquista, Torben Grael se torna o segundo brasileiro a receber o prêmio, que é entregue desde 1994. Robert Scheidt já venceu por duas vezes, nos anos de 2001 e 2004. Além do prestigioso troféu, Grael amealhou ainda um relógio da marca Rolex, entregue pelo executivo representante da empresa Lionel Schurch.

A Rolex é parceira da ISAF na premiação e patrocinadora de um amplo calendário de regatas ao redor do mundo, como a Maxi Yacht Rolex Cup, o Mundial Rolex Farr 40, a Rolex Fastnet Race, a Rolex Sydney Hobart e a Rolex Ilhabela Sailing Week no Brasil, além de apoiar atletas de ponta, como o brasileiro Robert Scheidt".

(http://www.velejar.com/index.php?option=com_zine&view=article&id=339:torben-grael-e-o-melhor-velejador-do-mundo&Itemid=100007)