"O folhetim de Clodoaldo Freitas: ensaios de crítica literária"
"O folhetim de Clodoaldo Freitas: ensaios de crítica literária"

DA REDAÇÃO

Clodoaldo Freitas é nome festejado entre historiadores e literatos. Figura de destaque no final do século XIX e primeiras décadas do século XX, participando ativamente dos movimentos culturais de seu tempo, ele agora é alvo do novo livro da professora  e crítica literária Socorro Rio Magalhães, da Academia Piauiense de Letras.  Já está disponível "O folhetim de Clodoaldo Freitas: ensaios de crítica literária", em edição primorosa da Editora Cancioneiro.

Teresinha Queiroz, professora da Universidade Federal do Piauí e membra da Academia Piauiense de Letras, pesquisadora da obra de Clodoaldo, é quem prefacia o livro. Na apresentação, ao fazer detalhado perfil do literato e de seu tempo, ele enfatiza que a "obra literária de Clodoaldo Freita, tendo em vista a pequena circulação, carace de avaliações críticas". Segundo Teresinha, "vivenciando e testemunhando a transição dos cânones românticos para os realistas, o autor muito deve aos processos estéticos e mesmo à densidade dramática própria do Romantismo".

O professor Pedro Vilarinho Castello Branco, do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí, diz que esse livro de Socorro Magalhães, elaborado com a sagacidade analítica que é peculiar na sua escrita, é parte do esforço de um grupo de pesquisadores da área de História e Literatura, que, nas últimas décadas, utilizaram os folhetins de Clodoaldo Freitas como fontes documentais e como meio de acessar as sociabilidades, o universo político, os valores, os afetos e as tensões que marcaram a sociedade brasileira do final do século XIX e início do século XX." 

Vilarinho acrescenta que a autora "buscou as conexões, as inspirações de Freitas na elaboração dos seus personagens, dos enredos, das tramas que tecem vidas, que, saídas da imaginação do autor, expressam possibilidades do real vivido, como também as angústias, os desejos, os possíveis humanos que vivem segregadamente nos labirintos da vida real".

A  AUTORA

Maria Do Socorro Rios Magalhães, nascida em Teresina-PI, doutora em Letras pela PUCRS, professora aposentada da UFPI, pertence ao quadro docente da UESPI, onde leciona disciplinas de teoria da literatura e literatura brasileira. Membra da Academia Piauiense de Letras, autora de livros e artigos de crítica literária, literatura brasileira e piauiense.

ADQUIRA A OBRA NO SITE DA EDITORA CANCIONEIRO

 

LINKS RELACIONADOS:

SAIBA MAIS SOBRE CLODOALDO FREITAS

CLODOALDO FREITAS NA ACADEMIA PIAUIENSE DE LETRAS

CLODOALDO FREITAS EM ARTIGO DE DR. CELSO BARROS COELHO (REVISTA PRESENÇA/CONSELHO ESTADUAL DA CULTURA-PI)