Renato Aragão: um humorista em defesa das crianças

Um dia, Antônio Renato Aragão, no alto do morro do Corcovado, beijou a mão do Cristo Redentor.

 

 

 

 

 

 

(http://www.paroquiacristooperario.com.br/portal/2010/09/02/o-cristo-redentor-e-tudo-de-bom/)

 

 

 

 

Renato Aragão

 

 

 

 

"(...) Neo Mondo: Como embaixador do UNICEF, você já viajou pelo Brasil e o mundo e, certamente, conheceu realidades muito duras. Na sua visão, quais os principais problemas que ameaçam o desenvolvimento adequado das crianças, no Brasil e no mundo?

Renato Aragão: A irresponsabilidade e o desrespeito aos direitos da criança. (...)"

(http://www.neomondo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=561:renato-aragao-um-trapalhao-em-defesa-das-criancas&catid=58:especial&Itemid=72)

 

 

 

 

3.10.2010 (Rio) - Renato Aragão é um formidável amigo das crianças - Isso significa que o grande clown brasileiro é amigo da humanidade. F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

No portal NeoMondo org br,

com uma entrevista concedida por Renato Aragão:

 

 

"Renato Aragão - Um trapalhão em defesa das crianças

  
Seção: Editorias - Categoria: Especial
Escrito por Redação Ter, 26 de Janeiro de 2010 13:27
  Ele nasceu Antônio Renato Aragão, mas também atende por Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino.

A veia artística do humorista cearense de 73 anos surgiu quando ele tinha apenas 24 e venceu um concurso para trabalhar como produtor em um programa de TV. Não demorou muito e seu talento como ator começou a aparecer. Da TV Ceará, foi para a Tupi, já no Rio de Janeiro, e, posteriormente, para a Excelsior, onde nasceu o humorístico Adoráveis Trapalhões, em que contracenava com Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino.
 
Quase 50 anos se passaram desde sua estreia e hoje Renato Aragão é um ícone mais do que consolidado no meio artístico brasileiro. Está beirando a marca de 50 filmes realizados, mas ainda mostra força: foi o grande homenageado da 4ª edição do Prêmio Contigo! de Cinema, ocorrido no último mês de setembro.

Ao receber o prêmio das mãos da apresentadora Xuxa, declarou: É muito complicado fazer cinema no Brasil, é um ato de heroísmo. Meu primeiro filme demorou quatorze anos para ser feito e não parei mais”.

Se títulos e homenagens comovem o artista, causas sociais tocam-lhe ainda mais fundo.

Desde 1991, Renato é representante especial do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e embaixador do mesmo órgão, em prol da infância brasileira. Ele utiliza a boa imagem galgada em anos de vida artística para estrelar campanhas de cunho social e já viajou pelo Brasil e o mundo participando de ações que buscam garantir que crianças e adolescentes cresçam e se desenvolvam integralmente, com acesso à educação e aos serviços de saúde de qualidade e longe de qualquer tipo de violência e exploração.

Uma de suas incursões aconteceu em Angola, onde saiu em defesa de meninos e meninas vítimas da guerra.

No Brasil, Renato tem apoiado fortemente as ações do UNICEF no semi-árido, região onde nasceu e que concentra alguns dos mais preocupantes indicadores sociais do país. O embaixador empresta sua imagem, sua voz e sua credibilidade para vídeos, spots e anúncios do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido e do Selo UNICEF Município Aprovado.

Sua principal empreitada, porém, é mesmo o Criança Esperança, projeto idealizado por ele em 1986, colocado em prática pela Rede Globo e que, desde 2004, conta com o apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que é responsável pela seleção, acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.

Em 24 anos de existência, o Criança Esperança já soma cerca de 5 mil programas que já beneficiaram 4 milhões de crianças e adolescentes.

“Tenho me dedicado, e vou continuar me dedicando à campanha. Não pretendo parar tão cedo”, revelou em entrevista concedida à revista Neo Mondo.

Nela, Renato também demonstrou o já famoso ciúme pela filha caçula Lívian, com que já contracenou em filmes e séries, entre elas a microssérie de cinco capítulos “Acampamento de Férias”, veiculada na Rede Globo de 12 a 16 de outubro.

Um ciúme natural, afinal se as crianças do mundo suscitam preocupações no artista, que dirá sua própria prole.

Confira a seguir a íntegra da entrevista.

Neo Mondo: Ser um ídolo infantil há várias gerações naturalmente gera muita responsabilidade, tanto para as mensagens transmitidas em seus programas, como até mesmo suas próprias atitudes no dia-a-dia. Como você lida com essa responsabilidade? Quais os conteúdos que você pretende enfatizar nos programas?

Renato Aragão: Precisamos viver o que cremos. Eu creio na esperança de um mundo mais justo e digno. Nossa intenção é sempre o entretenimento e a diversão saudável.

Neo Mondo: Mesmo ainda sendo um ídolo infantil e produzindo bastante, atualmente sua participação em campanhas sociais tem lhe conferido tanto destaque quanto o trabalho artístico. Quando e como se deu esse engajamento com as questões sociais?

Renato Aragão: Com os companheiros Dedé e Mussum, comemoramos 25 anos de “Os Trapalhões” em 1991, com uma grande festa em benefício do UNICEF. Como homenagem pelo trabalho em prol da criança, recebi o título de Representante Especial do UNICEF para a Criança Brasileira.
As atribuições deste cargo são defender os direitos da criança e do adolescente, promover e participar de campanhas de informação e esclarecimento público, especialmente as relacionadas com a saúde das crianças e adolescentes e, ainda, ajudar a mobilizar o setor artístico cultural em favor de ações que beneficiem a infância brasileira.

Neo Mondo: Como embaixador do UNICEF, você já viajou pelo Brasil e o mundo e, certamente, conheceu realidades muito duras. Na sua visão, quais os principais problemas que ameaçam o desenvolvimento adequado das crianças, no Brasil e no mundo?

Renato Aragão: A irresponsabilidade e o desrespeito aos direitos da criança.

Neo Mondo: Na edição do Criança Esperança deste ano, foram enfatizadas as ações já realizadas com a arrecadação do projeto nos últimos 24 anos. Como você avalia esses resultados? O projeto tem ajudado a melhorar a situação da infância no país?

Renato Aragão: São ótimos resultados, a população tem se mobilizado e feito a sua parte. É assim que poderemos amenizar as desigualdades, cada um fazendo o seu melhor para que a infância continue sendo a melhor fase de nossas vidas.

Neo Mondo: Na sua opinião, qual o papel da sociedade civil na promoção de melhorias sociais? Até que ponto a mobilização social é importante? E o Estado, onde entra nessa história?

Renato Aragão: A sociedade, todos nós somos responsáveis.  Não há quem possa se eximir.  Precisamos fazer a nossa parte, precisamos nos mobilizar para que os direitos sejam respeitados e para que as autoridades exerçam o papel que lhes é determinado.

Neo Mondo: Sua relação com sua filha Lívian parece ser muito próxima e vocês já até atuaram juntos em várias ocasiões. Ela pretende seguir seus passos na carreira artística?
Na sua opinião, como os pais devem conduzir a educação dos filhos e a escolha profissional?

Renato Aragão: Isso é com ela.  Por mim, ela seria paleontóloga.... rsrsrs... Acho que nós, os pais, precisamos nos esforçar para dar o melhor que podemos para que nossos filhos tenham condições de exercer o seu direito de escolha, apoiando sempre, em todas as circunstâncias.

Neo Mondo: Você tem novos projetos na área social? Até quando pretende militar por esses ideais? Tem um objetivo a ser alcançado?

Renato Aragão: Tenho me dedicado e vou continuar me dedicando à campanha Criança Esperança da UNESCO/UNICEF. Não pretendo parar tão cedo.  Meu objetivo é um mundo mais justo e mais digno".
 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

Renato Aragão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.tvaudiencia.net/2010/05/21/renato-aragao-volta-a-gravar-o-programa-aventuras-do-didi/)

 

 

 

 

===

 

 

 

 

NO PORTAL ENTRETENIMENTO-PONTO-BR

CONSTA:


FAMOSIDADES

 

" 'Criar para mim é vida', afirma Renato Aragão

FAMOSIDADES

MAIS:    Recuperado, Renato Aragão volta a gravar na Globo

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO – É incrível como o tempo parece não passar para Renato Aragão. Dá para acreditar que ele já tem 75 anos e está comemorando 50 anos do personagem Didi Mocó?

Pois é, e o melhor é que o eterno trapalhão diz nem se lembrar da idade. Ele continua criando, fazendo graça e divertindo muita gente, ainda que para isso tenha que desobedecer orientações médicas. "O circo nunca morre", justificou o ator em entrevista à “Revista da TV”, do "O Globo".

Apesar de sentir falta dos tempos antigos - quando Didi interpretava Maria Bethânia e Ney Matogrosso -, Aragão não se considera uma pessoa saudosista.

“Não me preocupo com o passado, penso no futuro. Sim, guardo meus troféus. Mas, se me preocupar com isso, vou junto com eles. Tenho que pensar para frente. Isso é vida, criar para mim é vida”, confessou à publicação".

(http://entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=25812425)

 

 

===

 

 

EM TÁ REGISTRADO-PONTO-COM

PODE-SE LER:

"Postado em 17 de Abril de 2010 às 17h2Após Acidente

Renato Aragão acredita que nasceu de novo

Renato Aragão, que se acidentou durante as gravações do programa "As Aventuras do Didi", na quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, e passou por uma cirurgia no hospital Barra D'Or,  está em casa, onde se recupera ao lado da família. "Nunca esperei esse acidente, mas chega aquele dia que a coisa tem que acontecer. Não vou tomar mais cuidado, não Vou fazer tudo o que faço como sempre fiz. Não vou amolecer", falou o intérprete do famoso personagem Didi a QUEM. Renato ainda explicou como seu rosto ficou em decorrência do acidente. "Foi bem sério, fcou muito feia a coisa, foi brabo. Afundou a testa e a cirurgia teve que ajeitar o osso, quebrei duas pontas de dente e o nariz quebrou em dois lugares", contou. O comediante ainda aproveitou para agradecer a preocupação dos amigos e fãs. "Fiquei muito emocionado com tanto carinho", disse. Neste momento, o humorista refletiu sobre a escalada do Cristo Redentor, que fez em 1991. "Não vou subir novamente, agora só encontro com ele nas alturas", brincou.

A mulher de Renato, Lílian Aragão, ainda contou a QUEM que o marido tem sentido dificuldades para seguir algumas das orientações dos médicos. "A gente tem feito compressas no lugar da cirurgia para desinchar porque ficou muito feio isso e ele está tomando os remédios direitinho. Difícil é fazê-lo ficar parado,né? Ele não pode ficar subindo e descendo escada como gosta de fazer, tem que ficar quietinho e também não pode ficar falando muito, para não movimentar a área atingida. Ele disse: 'Eu nasci de novo'. Agora estamos todos aqui em casa, juntos, cuidando dele", falou Lílian a QUEM.

Segundo ela, Renato deseja voltar ao trabalho antes do prazo de um mês previsto pelo cunhado, Reivaldo Taranto. "Ele quer voltar a gravar logo, em dez dias, mesmo com o inchaço. Ele falou: 'Tem maquiagem, não tem problema'", concluiu.

O acidente aconteceu porque, numa das cenas em estúdio, Renato precisou ficar em pé sobre um praticável, uma espécie de andaime usado em cenas com efeitos especiais. Atrás dele, num fundo azul, seriam inseridas imagens por computação gráfica. Ele se desequilibrou e caiu com o rosto em cima de um ferro.

Seja amigo do TáRegistrado no Orkut


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Renato Aragão
 

Palavras-chave: Acidente - Renato Aragão - As Aventuras do Didi

Fonte: Quem".

(http://www.taregistrado.com/noticias/renato-aragao-acredita-que-nasceu-de-novo-7608.html)