Rastros de ódio (EUA, 1956)
Por Flávio Bittencourt Em: 25/03/2013, às 13H46
[Flávio Bittencourt]
Rastros de ódio (EUA, 1956)
The Searchers, filme dirigido por John Ford, é baseado na lendária história da jovem Cynthia Ann Parker (mãe do líder comanche Quanah Parker), que em 1836 foi raptada por guerreiros Comanches.
"No filme clássico de John Ford Rastros de Ódio, quem o personagem Ethan Edwards
(John Wayne) procurava? Ele mesmo, mas no velho Oeste ainda não existiam psicanalistas,
de tal forma que, para chegar à sua meta, E. E. deveria pegar um vapor em Nova Iorque e, já
no Velho Continente, viajar de trem (já era mais rápido do que cavalo) até Viena da Áustria."
(Coluna "Recontando...")
MARSELHA, FRANÇA,
PORTO DE CHEGADA DE
TURISTAS, PESSOAS QUE VÃO
TRABALHAR NA EUROPA E, ANTIGAMENTE,
DE PESSOAS QUE IAM A VIENA SE CONFESSAR
COM O CELÉBRE PROF. DR. S. FREUD
[FOTO RECENTE DA ESCADARIA]:
SOFÁ BEM ACOLCHOADO E FAMOSO DE VIENA,
HOJE MUSEU, para onde o angustiado Ethan Edwards
(personagem) não chegou a seguir, uma vez que a psicanálise
ainda estava sendo inventada por seu pai-criador:
(http://psicologia-12abc.blogspot.com.br/2012/10/a-psicanalise.html)
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freudiano e novos desafios da psicanálise
O que Freud explica
nos dias de hoje?
Encontro marca os 150
anos do nascimento de Freud
“A atualidade do pensamento freudiano” é o tema do 1º Simpósio Internacional sobre os 150 Anos de Freud, que vai reunir na Unicamp especialistas brasileiros e franceses, entre 24 e 26 de agosto (veja texto nesta página). O encontro comemora uma data redonda do nascimento de um dos autores mais importantes do século 20, que provocou uma revolução no âmbito humano ao desenvolver uma teoria da mente a partir dos processos psíquicos inconscientes e uma técnica terapêutica para pessoas afetadas psiquicamente. Mas permite principalmente para fazer um balanço sobre a atualidade de seu pensamento e incentivar uma discussão visando reposicionar os eixos da própria psicanálise. “A história da psicanálise mostra que se esperava de Freud mais do que ele criou ou poderia dar, na expectativa de encontrar em suas teorias e práticas uma explicação geral para tudo que decorra do humano. Trata-se de um grande mal-entendido dentro da disciplina, que precisa estabelecer claramente qual é o seu âmbito de competência”, afirma Costa Pereira, coordenador do evento.
O professor, que coordena também o Laboratório de Psicopatologia Fundamental, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, lembra que até Freud acreditava-se que o humano era transparente por si mesmo, capaz de conhecer-se através da consciência. Freud mostrou toda uma dimensão da mente que determina os caminhos do indivíduo, um motor inconsciente que não reflete apenas uma pureza ou espontaneidade interior, mas as marcas da tradição, cultura e língua da família que prepara o acolhimento da criança no mundo. Seus conceitos de inconsciente, desejos e recalque propõem uma mente não mais unitária mas dividida, em conflito consigo mesma e dominada em certa medida por tendências eróticas e agressivas escondidas, mas que se manifestam nos lapsos e nos sonhos. “Hoje, se você comete um lapso quando conversa, a outra pessoa logo verá algo que o lapso denuncia. É um sinal de que todos nós já lemos o humano com olhos freudianos”, exemplifica o organizador do simpósio.
Se as histerias dos tempos de Freud já não estão tão presentes, Mário Costa Pereira ressalta as estatísticas no campo da psiquiatria mostrando que as taxas de depressão crescem sem parar. “É evidente que o pensamento freudiano encontra desafios com as marcas dos nossos tempos, como o debate com as neurociências, com o atual sistema econômico neoliberal e a construção de subjetividades numa sociedade globalizada”, pondera. Nesse sentido, o professor considera que a teoria e a metodologia de Freud talvez sejam as únicas que se propõem a estudar a subjetividade, tomando cada ser humano como singular, mesmo pertencendo ao grupo genérico dos humanos.
Entre os parâmetros ideias de hoje para que o indivíduo avalie sua vida, segundo o professor, estão o trabalho, o dinheiro, a beleza, os bens de consumo, o sucesso. No entanto, pouquíssimas pessoas alcançam estas metas, sendo que muitas já são antecipadamente excluídas da corrida, impedidas sequer de sonhar com esses ideais por causa das condições socioeconômicas. “O preço para se atingir as promessas de felicidade capitalista é a frustração, a angústia, o estresse, a hipertensão, a crise de pânico. Há quem atinja e se dá conta de que não chegou ao paraíso. Quem se vê excluído do processo, acha-se um ser humano de segunda categoria e fica igualmente a um passo da depressão”, atesta.
Mário Costa Pereira estará entre os palestrantes do primeiro dia de simpósio, relacionando a atualidade do pensamento de Freud face aos avanços das neurociências e da genética psiquiátrica na concepção do funcionamento mental humano. Ele vai advertir sobre o risco de se incorrer no mesmo pecado cometido pela psicanálise contemporânea, esperando-se das neurociências, por exemplo, respostas para todas as questões do humano. “Nenhum pesquisador sério supõe que exista um processo psíquico desancorado de uma base material. O problema está em aceitar, simplesmente, que o único registro válido de pensar o humano esteja no nível neurobiológico ou genético, buscando soluções com base nas pesquisas com neurônios, sinapses e neurotransmissores. É preciso levar em conta os conflitos amorosos, os sentimentos de culpa e de esperança, os desejos, em seu registro próprio, sem chegar ao ponto de descrever tudo isso na linguagem das moléculas”, compara.
Do divã à pílula – Em outra referência aos recursos modernos – quando Freud recorria às confidências do divã, através do método da associação livre (e antes da hipnose) –, o professor de Unicamp faz ressalvas quanto ao uso, sobretudo ideológico, dos medicamentos disponíveis para aliviar sintomas como mal-estar, depressão, ansiedade, insônia, impotência e para o controle de sintomas psicóticos. “As drogas são úteis do ponto de vista clínico, mas as grandes questões humanas não se resumem à falta de Prozac. Uma boa pílula não ataca os problemas concretos em nível existencial. Também é verdade que, tecnicamente, estamos cada vez mais próximos da ‘pílula da felicidade’, o que vai exigir uma avaliação dos aspectos éticos na introdução desse tipo de droga, pois os conflitos e desejos humanos, enquanto ais, estão fora do âmbito da farmacologia”.
A propósito, Costa Pereira acrescenta que nunca houve uma medicina tão baseada na ciência e tecnologia, cuja eficácia está comprovada, mas que provoca sérios reflexos na clínica médica. “Temos cada vez mais médicos especialistas, com conhecimentos que brotam das ciências naturais, e menos a figura do médico que se preocupe com a dimensão humana da doença e o sofrimento do paciente. Não é casual, portanto, o número sem precedentes de pessoas de todas as classes sociais que estão recorrendo a curas alternativas e espirituais – cristais, duendes, bruxarias. Novamente, vemos um sinal de que a tecnologia dá resposta a problemas pontuais, mas deixa completamente intocadas as grandes questões humanas, as quais emergem com toda sua intensidade justamente no âmbito da prática médica”.
Uma crítica ácida a Freud é de ter se ocupado somente de pacientes da classe abastada da sociedade e que seus estudos talvez tenham sido limitados por peculiaridades desta elite. Ainda hoje, a psicanálise é inacessível para a maioria da população, o que representa outro desafio, na opinião de Costa Pereira. “É realmente importante conceber técnicas que não sejam tão dispendiosas, ao alcance dos pacientes mais pobres. Um caminho é disponibilizar a psicanálise nos serviços públicos de saúde. O Hospital das Clínicas da Unicamp já oferece uma clínica psicanalítica, que obviamente não segue os parâmetros de uma clínica privada de Viena do século 19, mas nos obriga a reteorizar o uso de dispositivos clínicos propriamente psicanalíticos que possam ser úteis à população”, informa.
Outro bom caminho aberto no Brasil, na opinião do professor, é o Programa de Saúde da Família, que pretende dar vez a um tipo de profissional preocupado em atender e ouvir o paciente inserido em seu contexto econômico, social e familiar. Mário Costa Pereira observa aí uma contradição do sistema de saúde, pois nele o médico é remunerado por procedimentos técnicos e se paga pouco por consultas. “No nosso sistema tempo é dinheiro, sendo que o serviço público ainda precisa dar conta da grande demanda. Por outro lado, para a população, a figura do profissional altamente especializado que recomenda exames sofisticados virou um fetiche, quando a maior parte dos casos poderia ser resolvida no nível da clínica geral. Introduzir no sistema o médico de família, que olhe o paciente como um humano doente e não como um corpo biológico doente, é mais um desafio para a política de saúde”.
150 anos de Freud
“Freud é um desses autores incontornáveis, que quando expulso pela porta, volta pela janela, tocando no âmago das grandes questões humanas. O pensamento freudiano tem defensores e críticos, mas sempre servirá como um dos pólos do debate sobre o psiquismo e como matriz comum para as diversas escolas da psicanálise e para praticamente todas as áreas psíquicas”, ilustra o professor Mário Eduardo Costa Pereira, coordenador do 1º Simpósio Internacional sobre os 150 Anos de Freud. As mesas do simpósio estão organizadas para debater a atualidade do pensamento de Freud e sua contribuição na clínica psicanalítica e na formação de analistas, bem como os novos horizontes e desafios na área.
Os convidados, brasileiros e franceses, são todos conhecidos no meio e envolvidos em debates sobre os novos horizontes e desafios para a psicanálise. Para não omitir nenhum brasileiro, Costa Pereira oferece informações apenas sobre os franceses. Jean-Jacques Rassial, professor titular da Universidade de Marselha, é bastante conhecido no Brasil por seus trabalhos sobre adolescência, mas também vem atuando na relação da psicanálise com as ciências cognitivas. Jacquy Chemouni, da Universidade de Caen, vai falar de psicanálise e política, confrontando as visões freudiana e marxista. Jacques André, da Universidade Paris 7, realiza pesquisas com a adolescência e também com um tipo de alteração importante da personalidade chamada de “estados-limites”."
(http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2006/ju334pag09.html)
"Cynthia Ann Parker | |
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Cynthia Ann Parker and her daughter, Topsannah (Prairie Flower), in 1861" |
.(http://en.wikipedia.org/wiki/Cynthia_Ann_Parker)
RASTROS DE ÓDIO
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© 2002 N(http://www.nostalgiabr.com/classicos/rastrosdeodio/rastrodeodio.htm)
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Youtube:
Enviado em 08/11/2010
1956 - Rastros de Ódio (The Searchers, John Ford)
Abertura / Opening
25.3.2013 - The Searchers, filme dirigido por John Ford, é baseado na lendária história da jovem Cynthia Ann Parker (mãe do líder comanche Quanah Parker), que em 1836 foi raptada por guerreiros Comanches - Rastros de ódio (EUA, 1956). F.
"The Searchers
The Searchers | |
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A Desaparecida (PT) Rastros de Ódio (BR) |
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Estados Unidos 1956 • cor • 119 min |
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Produção | |
Direção | John Ford |
Roteiro | Alan Le May Frank S. Nugent |
Elenco original | John Wayne Jeffrey Hunter Natalie Wood |
Género | Western |
Idioma original | inglês |
IMDb: (inglês) (português) |
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Projeto Cinema • Portal Cinema |
The Searchers (pt.: A Desaparecida / br.: Rastros de Ódio) é um filme de 1956 do gênero Western, dirigido por John Ford. Provavelmente baseado na lendária história da jovem Cynthia Ann Parker (mãe do líder comanche Quanah Parker), que em 1836 foi raptada por guerreiros Comanches.
Filmado no cenário favorito de Ford, o Monument Valley, Utah. Algumas cenas adicionais foram feitas em Mexican Hat, Utah, e Bronson Canyon em Griffith Park, Los Angeles. Quando do lançamento, o filme teve uma modesta repercussão, mas com o tempo passou a ser considerado um clássico do cinema.
Índice[esconder] |
[editar]Sinopse
Em 1868, o veterano ex-oficial confederado Ethan Edwards retorna da Guerra Civil Americana e vai para o rancho de seu irmão na zona rural doTexas. Pouco tempo depois de sua chegada, os Comanches matam seu irmão e sua cunhada e raptam as duas filhas, uma delas ainda menina. Com a ajuda do filho adotivo de seu irmão, Martin Pawley, mestiço índio, Ethan, que odeia todos os ameríndios, começa a perseguir os Comanches para resgatar as sobrinhas. Para ele e também para os que o cercam (exceto Martin), é melhor "certificar-se" de que elas estão mesmo mortas e não vivas e abusadas pelos selvagens (um dos temas do filme é a discussão do racismo).
Ethan se mostra obcecado e próximo de psicótico em sua perseguição, havendo suspeitas de que seu amor pelas sobrinhas se deve ao fato de ter amado a mãe delas, a esposa de seu irmão. Mais tarde, Ethan encontra o corpo assassinado da mais velha, Lucy. Recrudescem os esforços na busca da mais nova, Debbie. A procura tomará mais cinco longos anos.
[editar]Os comanches, segundo Ethan
Ethan odeia os comanches mas, fiel ao mandamento militar de "conheça seu inimigo", se mostra um conhecedor do modo de vida dos nativos. Algumas "lições":
1) Ethan diz que os comanches amarram as montarias a si próprios, quando dormem, evitando que seus inimigos espantem os cavalos;
2) Ethan diz que um comanche em fuga, ao contrário de um homem branco que desmonta quando o cavalo está cansado, continua a cavalgada até escapar ou o cavalo morrer. E depois disso, come o cavalo;
3) Ethan atira nos olhos de cadáveres de índios. Explica que é uma vingança, pois segundo a crendice comanche isso é uma das piores coisas que podem acontecer, pois eles acreditam precisarem dos olhos intactos para se guiarem no "outro mundo".
[editar]Lançamentos
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[editar]Elenco
- John Wayne...Ethan Edwards;
- Jeffrey Hunter...Martin Pawley
- Vera Miles...Laurie Jorgensen
- Ward Bond...Rev. Capt. Samuel Johnston Clayton
- Natalie Wood...Debbie Edwards (crescida)
- John Qualen...Lars Jorgensen
- Olive Carey...Mrs. Jorgensen
- Henry Brandon...Chefe Cicatrice (Scar)
- Ken Curtis...Charlie McCorry
- Harry Carey, Jr...Brad Jorgensen.
- Antonio Moreno...Emilio Figueroa
- Hank Worden...Mose Harper
- Beulah Archuletta...Wild Goose Flying
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Marselha)