Oficina de Laura Bacellar em Teresina

A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão traz, pela primeira vez ao Piauí, a “Oficina para Escritores –Estratégias para um Livro de Sucesso”, que será ministrada por Laura Bacellar, experiente profissional do ramo editorial, que já percorreu grandes editoras nacionais como a Scipione e Larousse, por exemplo.

A Oficina, que terá 8h de duração e acontecerá nesta sexta, dia 11, de 18h às 22h e no sábado, de 08h às 12h, é destinada a autores, iniciantes ou não, em busca de editoras; acadêmicos interessados em transformar suas teses em livros; escritores em fase de finalização de seus projetos, entre outros.

Na programação, serão esclarecidos, entre outros pontos, os temas: “Como aumentar as chances de sucesso do seu original” e “As estratégias para ser lido e publicado por uma boa editora”.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, professor Edmar Junior, “esta é uma oficina sintética e muito prática, para que os escritores entendam o mercado editorial e aumentem as chances de sucesso da obra.

LAURA BACELLAR - Formada em editoração pela ECA-USP, trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e a primeira editora focada em literatura lésbica do Brasil, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu cinco livros como ghostwriter e um com seu próprio nome Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou variados clássicos do inglês para a editora Scipione, pela qual publicou também, em parceria com o índio Tkainã, o juvenil Mãe d’água em 2008. Lançou A mãe possível em co-autoria com Carminha Levy pela editora Ground, adaptou o Ramayana para a Berlendis e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como freelancer para várias grandes editoras.

FONTE: 180graus.com