"(...) Dada a palavra ao haicaista Luis Antônio Pimentel, este discorreu sobre seu primeiro contato com o haicai, relembrando sua longa estada no Japão, entre os anos de 1939 e 1943, e suas impressões sobre a Terra do Sol Nascente. Relembrou sua luta pela dicionarização da palavra haicai, nos idos de 1950, bem como de suas séries de haicais-perfis e haicais-eróticos. Dentre os declamados destacamos:
Iguaçu na névoa.
O rio em rendas se esvai
pelo vale abaixo."
POEMA SOBRE DANÇA COM O FUNDO MUSICAL E CLIPE DO FILME SHALL WE DANCE?
COM RICHARD GERE E JENNIFER LOPEZ
U.S. actor Anthony Quinn portrays a cardinal in this file photo from the 1968 film "The Shoes of the Fisherman." The movie is one of several big- and small-screen dramas in which a papal conclave was a pivotal plot point. (CNS files)
"24/03/2012 12h54 - Atualizado em 24/03/2012 12h54
Eventos em Niterói celebram os
100 anos de Luís Antônio Pimentel
Jornalista e escritor recebe homenagem até o dia 29 de março.
Programação inclui peça, seresta e recital de poesia, e exposição.
Do RJTV
Em homenagem ao centenário do escritor, poeta, jornalista e memorialista brasileiro Luís Antônio Pimentel, a Prefeitura, Secretaria de Cultura e a Fundação e Arte de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, organizaram uma série de eventos até o dia 29 de março, em algumas unidades culturais, como no Teatro Municipal, Solar do Jambeiro e Campo de São Bento.
Confira abaixo a programação:
24 e 25 de março
12 Dias Com Leviana
20h / R$ 30
Estreia teatral de Luís Antônio Pimentel no seu centenário de vida. A história narra um romance de 12 dias vivido em meados da década de 30 por um rapaz e uma cantora de rádio cuja identidade também se esconde por trás do codinome Leviana. Ao ser encenada, cerca de 77 anos depois de escrita, a novela resgata o frescor dos primeiros textos de Luís Antônio Pimentel . A direção é de Guga Gallo.
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro
2620-1624
25 de março
Seresta e Recital de poesia
18h/ Gratuito
Campo de São Bento – Coreto
Rua Gavião Peixoto s/n- Icaraí
26 a 28 de março
Niterói Antigo
17h às 20h
Exposição de Fotos
Campo de São Bento- Coreto
Rua Gavião Peixoto s/n- Icaraí
29 de março
19h / Gratuito
Lançamento das edições comemorativas do centenário de Luís Antônio Pimentel, organizada por Carlos Monaco e Aníbal Bragança, Eles Nasceram em Niterói (3ª edição revista e ampliada) e a 5ª edição de Topônimos Tupis de Niterói, reunidos em um único volume.
Concerto da Banda Municipal Santa Cecília
Campo de São Bento- Coreto
Rua Gavião Peixoto, s/n – Icaraí"
Na tarde de 15 de novembro de 2003, os haicaístas niteroienses reuniram-se no Espaço Cultural Niterói para a realização de seu 1o Encontro de Haicai.
Estiveram presentes os poetas Luis Antônio Pimentel, Guin Ga Eden, Paulo Roberto Cechetti, Maria Aparecida Picanço Goulart e os visitantes Olga Savary, do Rio de Janeiro, e Antônio Seixas, de Magé. A haicaísta Leda Mendes Jorge, de Niterói, não pôde comparecer, mas se fez presente através da leitura de seus poemas reunidos no livro "Haicais", publicado em 1999, lidos por Luis Antônio Pimentel.
Abrindo o evento, o Prof. Renato Vianna, Diretor do Espaço Cultural Niterói, agradeceu a presença de todos e os esforços empreendidos pelos poetas Guin Ga Eden e Antônio Seixas para a realização do evento, bem como pela pronta disposição do haicaísta Luis Antônio Pimentel, 91 anos, para compartilhar as experiências vividas ao longo de 60 anos de produção haicaística.
Em seguida, a haicaísta Maria Aparecida Picanço Goulart aproveitou para agradecer pelo convite, e, pedindo desculpas, pois teria que se ausentar em seguida, fez a leitura de seus haicais publicados no livro "Mutações", em 1998, donde destacamos:
O pássaro canta
bem juntinho de onde estou.
Chegou Ano Novo
Depois foi a vez do haicaista Paulo Roberto Cechetti, que destacou o valor do Encontro e, aproveitando a oportunidade, agradeceu a Guin Ga Eden pela inclusão de seus trabalhos nos livros "Cem haicaistas brasileiros", publicado em 1990, e "Antologia do haicai latino-americano", de 1993. Destacou, também, a ausência sentida dos haicaístas niteroienses Lyad de Almeida e Jacy Pacheco, já falecidos. Fez a leitura de alguns de seus haicais publicados no livro "Quintal", de 1997, merecendo destaque o haicai a seguir:
Labareda branca
no rodopio da música:
dança a bailarina.
Dada a palavra ao haicaista Luis Antônio Pimentel, este discorreu sobre seu primeiro contato com o haicai, relembrando sua longa estada no Japão, entre os anos de 1939 e 1943, e suas impressões sobre a Terra do Sol Nascente. Relembrou sua luta pela dicionarização da palavra haicai, nos idos de 1950, bem como de suas séries de haicais-perfis e haicais-eróticos. Dentre os declamados destacamos:
Iguaçu na névoa.
O rio em rendas se esvai
pelo vale abaixo.
Em seguida foi dada a palavra ao haicaísta Antônio Seixas, que comentou as regras básicas do haicai tradicional, enfatizando a necessidade de exercícios constantes para os iniciantes. Dentre os poemas lidos, destacamos:
À beira da estrada,
o casal tirando fotos
do arrozal de outono.
Encerrando com chave de ouro o ciclo de palestras, Guin Ga Eden relatou sua experiência como membro do Grêmio Haicai Ipê, e dos trabalhos daquele grupo pioneiro na prática coletiva do haicai em português, bem como da importância do emprego do termo de estação, na composição de haicais, citando, como exemplo, um haicai de sua lavra:
Primavera fria --
O cachorrinho deitado
na nesga de sol.
Por fim, foi realizado um concurso-relâmpago, entre veteranos e novatos, sob a coordenação do haicaista Guin Ga Eden, nos moldes dos realizados pelo Grêmio Haicai Ipê. Os temas escolhidos foram: dia prolongado, brisa, sabiá, joão-de-barro, andorinha, lírio-branco e pipa/ papagaio. Ganharam a preferência dos presentes os haicais:
Solar do Jambeiro --
No beiral barroco, em festa,
trissam andorinhas.
Luiz Antonio Pimentel, Niterói
Lenta vai a tarde.
Brisa na janela
sopros de haicai.
Renato Vianna, Niterói
Brisa de verão.
Gato dorme enroscadinho.
Esquenta o coração.
Lívia, Niterói
No tronco da árvore
João-de-barro constrói
Casa e acasala...
Paulo Roberto Cechetti, Niterói
Dia prolongado --
A criançada brincando
no velho balanço.
Antônio Seixas, Magé
Lírio. Comunhão.
Tarde de domingo feliz.
Branco manto.
Marlene, Niterói
Bom Dia, nuvenzinha --
Fiapinho de ventinho
nos carneirinhos.
Maria do Carmo, Niterói
Contra o vento
um buraco
João-de-barro...
Tuca, Niterói
Após o resultado, foram lidos haicais do livro "Tankas e Haicais", de Luis Antônio Pimentel, publicado em 1953, trazido pelo haicaista Guin Ga Eden, para surpresa do autor, que informou que o Município reeditará o livro em 2004.
Encerrando o evento, o Prof. Renato Vianna agradeceu a presença de todos e colocou o Espaço Cultural Niterói a disposição dos haicaístas para o próximo Encontro."