O Parque Nacional (argentino) Nahuel Huapi
Por Flávio Bittencourt Em: 23/02/2013, às 00H20
[Flávio Bittencourt]
O Parque Nacional (argentino) Nahuel Huapi
Visite Bariloche!
Curso sobre Bariloche vem aí.
Publicado por Casablanca Turismo
Para quem quer viajar e não quer “perder de vista” os melhores momentos da viagem. O projeto Academia Casablanca Turismo propõe aulas gratuitas com importantes dicas como: melhores locais de compra, onde deve visitar, dicas e sugestões em geral, tudo para que a viagem dos seus clientes seja inesquecível. Os cursos são variados: os melhores destinos (Paris, Fernando de Noronha, Chile, Bariloche, Cruzeiros e etc) Como Arrumar as malas e Fotografia.
É com prazer que lhe convidamos para o nosso próximo encontro. Se você tem interesse pelo tema, venha participar!
Confirme sua presença até o dia ["tal"] ou pelo e-mail: ["qual"]
Sua vaga será reservada mediante o contato pelo telefone ou por email.
Vagas limitadas
[NÃO SE TRATA AQUI DE PUBLICIDADE PAGA DE AGÊNCIA DE TURISMO,
TRATA-SE AJUDAR O LEITOR NO SENTIDO DE QUE ELE VÁ FAZER TURISMO
NA ARGENTINA, NO LOCAL PARADISÍACO CHAMADO BARILOCHE!]
"(...) O parque é o mais antigo dos parques nacionais argentinos. Foi criado em 1934, sobre a base da doação de três léguas quadradas (225.000 ha) feita por Francisco Pascasio Moreno em 1903 para sua criação.
A maior cidade dentro do parque é San Carlos de Bariloche, que serve de principal base para as atividades turísticas, de recreação, desportivas, e de pesquisas da natureza que se desenvolvem no parque. Villa la Angostura é outra localidade que se situa na orla norte doLago Nahuel Huapi, dentro dos limites do parque.
Quanto à sua fauna e flora o parque apresenta três ambientes claramente distintos: o altoandino, o bosque úmido e a estepe patagônica. (,,,)"
23.2.2013 - BARILOCHE! - Chegou a hora de você conhecer. F
"Bariloche
Bariloche, cujo nome oficial é San Carlos de Bariloche, é uma cidade da Argentina, localizada na Província de Río Negro, junto àCordilheira dos Andes na fronteira com o Chile. Está rodeada por lagos (Nahuel Huapi, Gutiérrez, Mascardi) e montanhas, como o Cerro Tronador (3354 m de altitude, na fronteira com o Chile), o Cerro Catedral (movimentada estação de esqui) e o Cerro López. Possui cerca de 130 mil habitantes.
Índice[esconder] |
[editar]Etimologia
O nome Bariloche provém da palavra "Vuriloche" que na língua mapuche, significa "povo de trás da montanha". Isto porque seus primitivos habitantes, os índios mapuches, eram originários do outro lado da Cordilheira dos Andes. A altitude menor dos Andes na região de Bariloche (em alguns casos, inferior aos 1000 m, cobertos de bosques) permitiu aos mapuches migrarem há séculos do sul do Chile para a região da Patagônia argentina.
[editar]História
Há evidências da existência de assentamentos indígenas à beira do Lago Nahuel Huapi e na zona hoje ocupada pela cidade de Bariloche, prévios a chegada dos colonizadores brancos. Em meados do século XVII e início do século XVIII, a zona foi objeto de viagens dos missionários do Chile, entre os que se contam estão os padres: Diego Rosales, Nicolás Mascardi, Felipe Laguna e Juan José Guillelmo. O primeiro homem branco que chegou à região vindo das regiões próximas ao Atlântico foi o Dr. Francisco Pascasio Moreno, que na época tinha 23 anos.
A fundação da cidade deu-se em 1895, quando um imigrante alemão, Karl (Carlos) Wierderhold, criou ali um armazém. Em 1902, tornou-se a cidade de San Carlos de Bariloche. Sua arquitetura, principalmente na área central, lembra a de cidades alemãs e austríacas.
[editar]Geografia
Bariloche está situada numa micro-zona climática e de vegetação de floresta temperada. Seu clima é temperado, influenciado pela proximidade dos Andes, e suas florestas se mantêm graças à abundância de água dos grandes lagos glaciais, como o Nahuel Huapi. No inverno (junho a agosto), as temperaturas caem abaixo de zero e a maior quantidade de neve nas montanhas mais altas dá início à temporada de esqui. Afastando-se poucos quilômetros para leste da cidade, porém, o clima se torna mais seco, surgindo a fria estepe da Patagônia, com sua vegetação de gramíneas cada vez mais esparsas, até que a paisagem se torna a dedeserto.
[editar]Economia
A principal atividade econômica de Bariloche é o turismo. Além das montanhas onde se podem praticar esqui e "snowboard" (Cerros Catedral e Tronador) destacam-se o Parque Nacional Nahuel Huapi, a travessia dos lagos andinos até o Chile, a Isla Victoria (no lago Nahuel Huapi), a região de El Bolsón (ao sul da cidade), a Colonia Suiza (em meio a bosques, na qual se situa um museu que conta a imigração suíça para a região) e os percursos turísticos chamados Circuito Chico e Circuito Grande, com paradas em vários pontos de onde se têm vistas panorâmicas dos bosques e montanhas ao redor da cidade. Seu comércio voltado para o turismo é principalmente de artigos de lã, couro e chocolates. Para os interessados em turismo de aventura, há opções de "rafting", cavalgadas, "parapente" e ciclismo de montanha.
Em anos recentes, a aquacultura especialmente de Trutas e Salmões e a criação comercial de animais silvestres como javalis e cervos têm sido atividades importantes.
Bariloche é também centro de produção de alguns vegetais de clima frio como Rosa-mosqueta e alfazema.
A produção de vinhos finos iniciou-se há cerca de 4 anos.
[editar]Infra-estrutura
[editar]Transporte
A cidade tem um aeroporto, o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria que está equipado para receber jatos, e opera voos domésticos e internacionais para países vizinhos. Por rodovia, fica a 1638 km ao sul da capital argentina, Buenos Aires. Liga-se ao Chile por rodovia (cerca de 130 km até a fronteira, e mais 115 km até a cidade chilena de Osorno), havendo a opção, para turistas, de travessia em percursos alternados entre barcos e ônibus, num passeio conhecido como Cruce de Lagos, até Puerto Montt.
[editar]Ver Também
[editar]Ligações externas
(http://pt.wikipedia.org/wiki/San_Carlos_de_Bariloche)
===
Parque Nacional Nahuel Huapi
O Parque e Reserva Nacional Nahuel Huapi se estende por 712 160 ha numa faixa de de 50 a 60 km recostada sobre a Cordilheira dos Andes, ao sudoeste da província de Neuquén e noroeste da província de Rio Negro, na Patagônia Argentina. Além de sua riqueza e importância como ecosistema dos Andes patagônicos o parque possui lindas paisagens e várias alternativas de atividades para desfrute de seus visitantes.
O parque é o mais antigo dos parques nacionais argentinos. Foi criado em 1934, sobre a base da doação de três léguas quadradas (225.000 ha) feita por Francisco Pascasio Moreno em 1903 para sua criação.
A maior cidade dentro do parque é San Carlos de Bariloche, que serve de principal base para as atividades turísticas, de recreação, desportivas, e de pesquisas da natureza que se desenvolvem no parque. Villa la Angostura é outra localidade que se situa na orla norte doLago Nahuel Huapi, dentro dos limites do parque.
Quanto à sua fauna e flora o parque apresenta três ambientes claramente distintos: o altoandino, o bosque úmido e a estepe patagônica.
A zona ocupada pelo parque foi percorrida e visitada em várias oportunidades pelo Dr. Francisco Pascasio Moreno, que em 22 de janeiro de1876 foi o primeiro homem branco que chegou as orlas do Lago Nahuel Huapi desde o Oceano Atlântico.
[editar]Ligações externas