[Flávio Bittencourt]

O lendário e intrépido fidalgo espanhol Dom Cabeza de Vaca viu as Cataratas do Iguaçu em 1542

Livro do jornalista Paulo Markun lembra que o lendário aventureiro Cabeza de Vaca foi soldado, náufrago, escravo, comerciante, camareiro, curandeiro, governador, prisioneiro e escritor.

  

 

  

 

 

 

ÁLVAR NÚÑEZ CABEZA DE VACA,

GOBERNADOR DEL RÍO DE LA PLATA Y DEL PARAGUAY (1542 - 1544),

em bronze:

 Archivo:Cabeza de Vaca1.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://es.wikipedia.org/wiki/%C3%81lvar_N%C3%BA%C3%B1ez_Cabeza_de_Vaca)

 

 

 

 

DOM CABEZA DE VACA:

NÃO SERÁ ESQUECIDO

 

(http://www.biography.com/people/%C3%A1lvar-n%C3%BA%C3%B1ez-cabeza-de-vaca-9425852)

 

 

 

 

"Alvar Cabeza De Vaca

a.k.a. Don Alvar Nunez Cabeza De Vaca

Born: c. 1490 - Jerez de la Frontera, Andalusia, Spain

Died: c. 1560 - North Africa (?) 

 

 

After a youth spent in Jerez, De Vaca entered the military and was sent to Italy where he took part in the battle of Ravenna in 1512. On his return to Spain in 1513, he served as an aide to the Duke of Medina Sidonia and later fought in behalf of the young Emperor Charles V during 1520-21. In 1527, he was appointed royal treasurer to the Panfilo de Navaez expedition to the Spanish Indies. During this expedition he explored the coast of Florida. Eventually separated from the main group, he continued his explorations to the Mississippi delta and Texas. He spent many months with various Indian tribes, sometimes as a captive and sometimes voluntarily, eventually travelling to Mexico and to the Pacific coast in 1535. He finally returned to Spain in 1537. He was appointed governor of Asuncion and again travelled to the Americas, reaching Brazil in 1541. He was arrested in 1544 after a revolt against his power and sent back to Spain in 1545. His trial lasted six years until in 1551 he was exiled to Oran in North Africa. His date and place of death are unknown. He published his journal of his travels in 1542, under the title of Relacion."

(http://www.ebooks-library.com/author.cfm/authorid/458)

 

 

 

 

"EM RECENTE DISPUTA PELO RECONHECIMENTO UNIVERSAL DAS 7 NOVAS MARAVILHAS NATURAIS DA TERRA, DEU DOM CABEZA na cabeça: DOM CABEZA DE VACA E OS HOMENS QUE COMANDAVA FORAM OS PRIMEIRO EUROPEUS A AVISTAREM AS FABULOSAS CATARATAS DO IGUAÇU (hoje pertencentes ao Brasil e à Argentina), AINDA NA PRIMEIRA METADE NO SÉCULO XVI - e por esse feito esse fidalgo e aventureiro espanhol jamais será esquecido, naturalmente"

(COLUNA "Recontando...") 

 

 

 

 

James Caan, Marlon Brando, Francis Ford Coppola, Al Pacino and John Cazale on the set of <i>The Godfather.
 
James Caan, Marlon Brando, Francis Ford Coppola, Al Pacino and John Cazale on the set of The Godfather.


FRANCIS FORD COPPOLA, CINEASTA ESTADUNIDENSE ENTRE CÉLEBRE ATORES QUE DIRIGIU

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (http://www.achievement.org/autodoc/photocredit/achievers/cop0-004,

sendo nossa a legenda lida logo acima)

 

 

 

 

Uma das mais espetaculares paisagens que eu já vi e um dos lugares mais incríveis que visitei são as Cataratas do Iguaçu”,  

(FRANCIS FORD COPOLLA)

 

 

 

O parque criado ao redor das Cataratas do Iguaçu é maravilhoso e está em ótimas condições de preservação. E as próprias quedas, que podem ser vistas de muitos lugares, estão além do que se possa imaginar. É como se fossem dez Cataratas do Niágara juntas”.

(IDEM)

 

 

 

É uma grande viagem para famílias e estou ansioso para retornar e levar minha família comigo”,

(IBIDEM)

 

 

 

"OBRIGADO, MR. FRANCIS, PELO APOIO DADO ÀS CATARATAS DO IGUAÇU

NA RECENTE DISPUTA DO RECONHECIMENTO DAS 7 NOVAS MARAVILHAS

NATURAIS DA TERRA"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

(http://www.guiageo-parana.com/iguacu.htm)Iguaçu Falls

"Informações sobre as Cataratas do Iguaçu

Descobertas no ano (1542) (...), as Cataratas do Iguaçu, cujo nome vem do termo guarani “y-guaçu”, que significa “agua grande”, receberam da UNESCO o titulo de Patrimônio Natural da Humanidade.

 

As cataratas são produto da confluência do rio Iguaçu e do rio Parana, onde numerosas ilhas dividem a correnteza gerando mais de 270 quedas d’agua de ate 82 m de altura e 4 km de largura.

 

Alem dessa magnificência de incriveis proporções, esta area tambem se caracteriza pela cor alaranjada e avermelhada de seu solo lateritico. Esta denominação e devida à grande proporção de laterita na constituição do solo. O termo vem do latim “later” que significa “tijolo”. Segundo os cientistas a laterita esta composta de varios elementos como aluminio, silicio e, na maior proporção, oxido de ferro.

 

Em climas subtropicais, este ultimo elemento tende à “oxidação”, tendo como resultado a cor do solo tão similar ao tijolo a que se fazia referência acima.

 

As Cataratas do Iguaçu são compartilhadas pela Argentina, o Brasil e o Paraguai, na area denominada de triplice fronteira, podendo-se chegar ate la tanto desde a cidade Porto Iguaçu (Argentina), quanto desde Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai).
 

 

As Cataratas e o rio Iguaçu

O rio Iguaçu da seu nome às cataratas. Quase com vida propria, o rio que nasce proximo à Serra do Mar, ao sul do Brasil, percorre 1.320 quilômetros ate formar as cataratas.

 

As cataratas do Iguaçu poderiam descrever-se como o conjunto de 275 quedas d’agua que conformam um fantastico semicirculo de quase três quilômetros de diâmetro. Posteriormente, o rio Iguaçu segue seu rumo desaguando no rio Parana, a aproximadamente 23 quilômetros de distância.

 

Mas conhecer esses dados geograficos não e suficiente para imaginar a beleza e a visão deslumbrante do cenario, o barulho de cada salto e os arco-iris formados na imensa nevoa que envolve as cataratas.


Cada queda d’agua guarda sua propria magia, mas destacamos entre outras: Duas Irmãs, Adão e Eva, San Martin, Rivadavia, Bosseti e Três Mosqueteiros.

 

No entanto, a mais conhecida e maior de todas as quedas d’agua e o Salto União que forma a famosa Garganta do Diabo na fronteira do Brasil com a Argentina.
 

 

Conformação das Cataratas do Iguaçu

Desde o ponto de vista da estrutura, toda a area das Cataratas do Iguaçu esta vinculada de alguma forma ao maciço de Brasilia.


Conforme afirmam os especialistas dedicados ao estudo deste fenômeno desde uma perspectiva geologica, ha aproximadamente cem mil anos, estas enormes rochas estavam localizadas justamente no lugar onde hoje se situa a triplice fronteira.


A explicação mais acertada indica que toda a area tem sofrido variados movimentos da crosta terrestre tanto em sentido ascendente quanto descendente, alem de numerosas fraturas, que resultaram na formação das cataratas.


Desta forma, devido às diferenças na dureza das rochas, as aguas foram desenhando uma paisagem muito particular. Com sua força devastadora, a agua foi desgastando as rochas ate desmoronar enormes blocos de pedra.
 

 

 

Historia das Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu foram descobertas pelo conquistador espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, membro do grupo denominado “Los Adelantados”, em (1542), quando foi nomeado governador do Paraguai e decidiu descer o rio à procura de uma rota para Assunção.


Cabeza de Vaca deu-lhes o nome de “Saltos de Santa Maria”, rendendo homenagem assim a quem fora a Virgem Protetora de sua expedição.


Porem, aquela região ja era conhecida pelos indios e em pouco tempo retomou sua denominação original guarani “Y Guaçu” que significa “agua grande”
 

 

Roteiros dentro do Parque Nacional Iguaçu

O deslumbrante Parque Nacional Iguaçu esta localizado no extremo nordeste da Provincia argentina de Misiones, que limita com o Paraguai e o Brasil.


Devido à variada e exuberante vegetação e fauna da região, dentro do parque foram criados varios circuitos para poder apreciar sua beleza natural.

 

• Centro de Interpretação “Ybira Reta” ( 25 minutos )
• Circuito Inferior (2 horas)
• Circuito Superior (1:30 horas)
• Circuito Garganta do Diabo (2 horas)
• Circuito Ilha San Martin (2 horas)
• Trilha Verde, (20 minutos)
• Trilha Macuco (3 horas)
• Centro comercial de artesanato e exposições (30 minutos)

 

Segue lista do tempo correspondente aos diferentes passeios e traslados no Trem Ecologico da Selva:

 

• Estação Central – Estação Cataratas: 10 minutos
• Estação Central – Estação Garganta do Diabo: 20 minutos
• Acrescenta-se aos tempos anteriores, para subida e descida de passageiros: 10 minutos"
 

(http://www.reservas.net/alojamiento_hoteles/cataratasdoiguacu_informacao.htm)

 

 

 

"(...) Sobre Cabeza de Vaca, García Márquez, Nobel de Literatura de 1982, disse que 'aqui nas Américas os artistas não precisam inventar muito; ao contrário, o desafio é tornar verossímil a realidade'. (,,,)"

(JOTABÊ MEDEIROS, resenhando livro de P. Markun sobre Dom Cabeza de Vaca,

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-sortudo-e-intrepido-cabeza-de-vaca,471590,0.htm

 

 

 

 

"Álvar Núñez Cabeza de Vaca
Álvar Núñez Cabeza de Vaca
Monumento en Houston (Texas)

1542 – 1544
Monarca Carlos I de España
Predecesor Domingo Martínez de Irala
Sucesor Domingo Martínez de Irala

Datos personales
Nacimiento h. 1490
Jerez de la Frontera, Cádiz, Castilla-León (actual España)
Fallecimiento h. 1557
Sevilla, Flag of New Spain.svg España
Profesión Conquistador, descubridor"


(http://es.wikipedia.org/wiki/%C3%81lvar_N%C3%BA%C3%B1ez_Cabeza_de_Vaca)

                      

 

 

 

 

                             HOMENAGEANDO PAULO MARKUN,

                             QUE ESCREVEU UM LIVRO SOBRE O INTRÉPIDO

                             DOM CABEZA DE VACA, E AGRADECENDO A

                             FRANCIS FORD COPPOLA, PELO APOIO ÀS

                             CATARATAS DO IGUAÇU EM RECENTE DISPUTA

                             POR RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, E A

                             JOTABÊ MEDEIROS, PELA RESENHA QUE ESCREVEU

                             SOBRE O MENCIONADO LIVRO BIOGRÁFICO DE MARKUN,

                             PUBLICADA EM NOVEMBRO DE 2009, PELO JORNAL

                             O ESTADO DE SÃO PAULO

 

 

15.11.2011 - Livro do jornalista Paulo Markun lembra que o lendário aventureiro Cabeza de Vaca foi soldado, náufrago, escravo, comerciante, camareiro, curandeiro, governador, prisioneiro e escritor - O lendário e intrépido fidaldo espanhol Dom Cabeza de Vaca viu as Cataratas do Iguaçu em 1542.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

"O sortudo e intrépido Cabeza de Vaca

Lendário aventureiro espanhol, presença misteriosa nos livros de História, tem sua saga incrível recontada por Paulo Markun

25 de novembro de 2009 | 0h 00
 
Jotabê Medeiros - O Estadao de S.Paulo

O 12º livro do escritor e jornalista Paulo Markun trata de um personagem meio lenda meio fato histórico, o aventureiro e fidalgo espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, que viveu possivelmente entre 1485 e 1559 e cujo currículo inclui as seguintes credenciais: soldado, náufrago, escravo, comerciante, camareiro, curandeiro, governador, prisioneiro, escritor. Foi tesoureiro real na Flórida, nos Estados Unidos, e tornou-se o primeiro governador de Santa Catarina.

O misterioso Cabeza de Vaca é descrito por Markun (atual presidente da Fundação Padre Anchieta) como tão intrépido, ousado e persistente quanto Colombo, Pizarro ou Fernão de Magalhães. A Incrível Trajetória de Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca pelas Américas e Revelações Inéditas sobre Seu Julgamento será lançado hoje, com a presença do autor, na Saraiva Megastore do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Em Aguirre, A Cólera de Deus, de Werner Herzog, filme de 1972, o cineasta narra a lendária expedição de Pizarro em busca de El Dorado. Herzog se detém menos no aspecto histórico e busca evidenciar os efeitos mentais e emocionais sofridos por homens em situações-limite. O sr. busca um mote filosófico nos magníficos fracassos do seu biografado?

Não sou filósofo, nem acadêmico. Procurei apenas cotejar as afirmações do próprio Cabeza de Vaca e as de seu secretário particular e ghost-writer, Pero Hernández, com declarações de testemunhas ouvidas nos vários processos e probanzas (interrogatórios encomendados com a intenção de se provar determinada tese). Aqui e acolá, acrescentei raciocínios de pesquisadores do tema e eles se dividem em dois times, um a favor, outro contra Cabeza de Vaca. Procurei fugir desse jogo.

Sobre Cabeza de Vaca, García Márquez, Nobel de Literatura de 1982, disse que "aqui nas Américas os artistas não precisam inventar muito; ao contrário, o desafio é tornar verossímil a realidade". Mas pode-se confiar nos relatos de um homem que inventou quatro versões diferentes de suas aventuras?

Não existem muitas fontes disponíveis mais de quatro séculos depois. Há os documentos dos processos , e os apresentados pelos inimigos de Cabeza de Vaca são em maior número. Existem também pesquisas arqueológicas e antropológicas que confirmam muitas passagens dos Naufrágios, o livro que Cabeza de Vaca escreveu sobre suas experiências na América do Norte. Sua pergunta inclui a expressão "inventou". Pergunto: como podemos saber se ele inventou pura e simplesmente suas aventuras na América do Norte? Acho que como muitos de nós, jornalistas, ele deu é um acabamento para sua história. Certamente, para valorizar seus feitos. No caso dos Comentários, que tratam de sua passagem pela América do Sul, Pero Hernández, ou Cabeza de Vaca por trás do secretário particular, exagerou na dose.

Muitas versões sempre tingem as histórias dos grandes aventureiros do século 16. O sr. acredita que Cabeza de Vaca foi uma espécie de Forrest Gump das grandes navegações?

Não sei se esse tipo de metáfora procede. Quando comecei a pesquisa, acreditava que Cabeza de Vaca era, como diz Henry Miller, "um dos poucos homens deste grande hemisfério que agiu sempre sob estes princípios de fé" (caridade, amor, tolerância e indulgência, humildade, perdão, relaciona o autor de Sexus, Nexus, Plexus e Trópico de Câncer). Quase 10 anos depois, sei um pouco mais sobre ele, e tenho menos crenças.

Personagens secundários dão cor à epopéia, como Bofes de Bagaço, o navegador português João Dias de Solis, comido por índios no estuário dos Rios Uruguai e Paraná. O sr. teve de "escavá-los" ou eles naturalmente surgiram durante a investigação?

Os nomes citados são de personagens relevantes na história da conquista do Rio da Prata e são encontrados facilmente na literatura. Muito mais interessantes me parecem o banqueiro Jakob Fugger, Cristovão de Haro, o cristão novo que circulou entre Espanha e Portugal, como investidor ou testa de ferro de grandes financistas ou Gonçalo da Costa, piloto que viajou diversas vezes para a região e de quem quase nada sabemos. Sem falar no duque mentecapto e impotente a quem Cabeza de Vaca serviu como camareiro.

Em 10 anos, o sr. conta que "mudou muito a avaliação do autor em relação a Cabeza de Vaca", cujos planos para outro modelo de conquista mais humano teriam sido destruídos pela ganância dos subordinados. Chegou mesmo a acreditar que Cabeza de Vaca havia construído em sua mente uma espécie de utopia particular?

Cabeza de Vaca viveu na Espanha influenciada pelas ideias do frei Bartolomé de las Casas. Supõe-se, até, que eles tenham se encontrado. Há mais de uma tese de doutorado, que custou anos de pesquisa a professores com titulação respeitável, apontando nessa direção. No outro campo, existem estudiosos em menor número, mas não menos titulados, para quem Cabeza de Vaca foi um enganador. Costumo seguir uma regrinha elementar do jornalismo: antes de concluir, investigue.

Ele foi um dos primeiros autores bem-sucedidos das sagas das navegações?

Não. O livro dele vendeu pouco e passou décadas fora de catálogo, se é que a expressão se aplica ao século 16. Best-sellers foram Colombo, Marco Polo e Américo Vespúcio.
 

 

 
 
 
gabriel dominianni

Comentado em: S/T

25 de Novembro de 2009 | 16h13

 

Markun, lamentavelmente moro longe do local do lançamento do seu livro.Em tempos hoje remotos, meu Pai e Eu, ainda moço,bem documentados pela Casa de Indias de Espanha,acompanhamos a zaga colombina mas nos detendo na figura do primeiro a gritar TERRA,jovem marinheiro,quase uma criança, que por tal feito ganhou o premio oferecido pelo Almirante (un jubón de terciopelo) que em português deve ser algo parecido com um agasalho aveludado. Mas o interessante é, que a figura de Rodrigo de Triana , tal o nome do primeiro a bradar, estava praticamente extraviada na história.Trazé-lo à tona foi tarefa de pesquisas em que gastamos quase cinco anos.Fomos buscando o Rodrigo pedaço a pedaço.Quando o montamos na sua totalidade,chegamos a conclusão que o moleque não retornou para a Espanha.Optou,com a devida vênia do Almirante,permanecer nas terras novas,deleitándo-se com a voluptuosidade das suas várias esposas indias.Rodrigo de Triana,talvez,tenha sido o primeiro pai europeu da primeira criança americana.Mas a história do enigmático Cabeza de Vaca é um desafio para peixe graúdo,tal o caso do Markun.Poucas vezes tão bem aplicado o pensamento de Garcia Marques."

(http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-sortudo-e-intrepido-cabeza-de-vaca,471590,0.htm)

 

 

 

===

 

 

"Francis Ford Coppola Declara Apoio às Cataratas

 

 

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Em campanha para ser eleita uma das sete maravilhas naturais do planeta, em concurso internacional realizado pela fundação suíça New Seven Wonders, as Cataratas do Iguaçu acabam de ganhar um reforço de peso: o cineasta Francis Ford Coppola, diretor de filmes consagrados como “O Poderoso Chefão”.

Em e-mail enviado ao comitê responsável pela promoção da campanha das Cataratas, Coppola colocou-se à disposição para colaborar na divulgação do atrativo e anunciou que, em breve, poderá voltar ao Parque Nacional do Iguaçu, acompanhado de sua família.

De acordo com a assessoria do comitê, o cineasta conheceu as Cataratas do Iguaçu no ano de 2003, quando esteve pela América do Sul em busca de inspiração para a produção de um novo filme e visitou, entre outras localidade, a capital do estado, Curitiba.

Uma das mais espetaculares paisagens que eu já vi e um dos lugares mais incríveis que visitei são as Cataratas do Iguaçu”, disse o cineasta, enaltecendo a preservação do Parque Nacional do Iguaçu e comparando as Cataratas do Iguaçu a “dez Cataratas do Niágara juntas”.

O parque criado ao redor das Cataratas do Iguaçu é maravilhoso e está em ótimas condições de preservação. E as próprias quedas, que podem ser vistas de muitos lugares, estão além do que se possa imaginar. É como se fossem dez Cataratas do Niágara juntas”.

É uma grande viagem para famílias e estou ansioso para retornar e levar minha família comigo”, reforçou Coppola, (...)"

(http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2008/06/francis-ford-coppola-declara-apoio-s.html)

 

 

===

 

 

ASSINE O ESTADÃO,

O MELHOR JORNAL BRASILEIRO!