[Flávio Bittencourt]

Mundo: os lagos mais profundos e os lagos bizarros

Há um lago de piche natural em Trinidad e Tobago e o Baikal, na Rússia, formado entre 25 e 30 milhões de anos atrás, tem profundidade máxima de 1.636 metros.

 

 

 

 

 

 

"Lagos curiosos e bizarros ao redor mundo

 

 

Paisagens com lagos quase sempre nos remetem a pensamentos bucólicos, certo? Bom, eu disse quase sempre.

Aqui vai uma lista que abrange águas ferventes, ambientes inóspitos e paisagens alienígenas com alguns dos lagos mais bizarros do planeta.

 

Lago La Brea Pitch – Trinidad & Tobago

O primeiro lago da lista é realmente muito estranho. Ao invés de ter água, o lago La Brea Pitch é um lago de piche natural. O lago fica no sudoeste de Trinidad Tobago e tem fascinado exploradores e cientistas desde a sua descoberta por Sir Walter Raleigh, em 1595.

O lago tem cerca de 500 metros quadrados e 75 metros de profundidade, e atrai aproximadamente 20 mil visitantes por ano. Ele também é explorado para extração de piche alta qualidade para expotação, que é usado na construção de rodovias.

Lago Boiling Lake – República Dominicana

O lago fervente (Boiling Lake) é situado no parque nacional Morne Trois Pitons, na República Dominicana Dominica.Como o próprio nome sugere trata-se de um lago de águas ferventes onde a temperatura pode alcançar entre 82 e 91°C ao longo de suas bordas. A temperatura da parte central é desconhecida, onde a água encontra-se sempre em estado de ebulição.

A água possui tons azuis e está constantemente em evaporação, sua profundidade segundo os registros, pode passar dos 59 metros.

Lago Cratera – Estados Unidos

Uma das coisas mais interessantes sobre esse lago americano é que ele possui uma das mais claras e límpidas águas encontradas em lagos ao redor do mundo.

Situado no estado do Oregon, o lago formou-se na cratera de um vulcão extinto do Monte Mazama, daí o seu nome, Lago Cratera (Crater Lake).

Ele é o mais profundo lago dos E.U.A., com 594 metros e é alimentado unicamente pela chuva e pela neve, não havendo outro tipo de fluxo de água.


Mar Morto – Israel /Jordânia

Apesar do nome o Mar Morto, na verdade, é um lago localizado entre Israel, Cisjordânia e a Jordânia.

Situado no ponto mais baixo da Terra, à 420 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto tem 330 metros de profundidade, o que o torna o lago hiper-salino mais profundo do mundo.Em salinidade, o ele é o segundo lago mais salino do planeta, com 30% de salinidade, o que equivale a 8,6 vezes mais salgado que o oceano.

Tanta salinidade torna esse ambiente muito difícil para seres vivos em geral e impróprio para a navegação.

Ele é alimentado apenas pelo Rio Jordão e nos últimos 50 anos perdeu um terço de sua superfície, devido a exploração das águas do rio e a evaporação natural da região.

Chott el Djerid, Lago de Sal – Tunísia

Esse é um lago incomum que pode ser cruzado à pé ou até mesmo de carro, apesar de ser perigoso pois a crosta de sal às vezes pode não ser firme o suficiente. Chott el Djerid é um grande lago salgado com fluxo de entrada de água,  mas sem fluxo de saída, no sul da Tunísia, com 5000 km de área.

Devido ao clima extremo da região, com apenas 100 mm de índice pluviométrico anual e temperaturas que alcançam 50°C a água evapora do lago deixando altas concentrações de sal.

No verão Chott el Djerid fica quase interiamente seco e numerosas fata morganas ocorrem. Devido a paisagem peculiar, o lago já foi usado para filmar a série Guerra nas Estrelas (Star Wars), dentre outras.

Lago Assal – Djibouti

Um outro lago bizarro é o lago Assal (Lake Assal), ele é o lago mais salgado do mundo.O lago está localizado em uma cratera na parte central de Djibouti a 155 metros abaixo do nível do mar na depressão de Afar, o ponto mais baixo da África, com área total de 54 km².

No local onde está o lago a paisagem é desértica e nem fauna ou flora são vistas pelas redondezas.A alta temperatura da água (33-34 °C) favorece a evaporação o que conseqüentemente aumenta a salinidade das águas do Assal. Este sal é minerado e transportado em caravanas para a Etiópia.

Lago Nyos – República dos Camarões

O lago Nyos no noroeste da República dos Camarões faz parte de uma cadeia de vulcões inativos.

Em 1986 uma nuvem de gás carbônico foi liberada pelo lago matando 1700 pessoas das vilas Kam-Nyos, Subum, Cha, entre outras.

A erupção foi precedida por fumaça e uma explosão fraca.Entre 9 e 10 da noite de 21 de Agosto de 1986 uma erupção maior foi acompanhada por um tsunami de 20 metros de altura.O lago continha altas concentrações de gás carbônico no fundo, que foi liberado pela erupção hidromagmática.Esse gás, que é mais pesado do que o ar, flutuou descendo a montanha, matando tudo em seu caminho.

Hoje, existe um mecanismo construído pelo homem, que regula a concentração de gás do fundo do lago, para tentar evitar que isso aconteça em eventos futuros.

[Atualização]

Lago Wakatipu – Nova Zelândia

Eu incluiria também nessa relação o lago Waikatipu, na Nova Zelândia. É nas suas margens que fica a cidade de Queenstown. conhecida como a capital dos esportes radicais. O lago tem águas cristalinas e o seu nível sobe e desce a cada 5 minutos, em uma maré para lá de estranha. Na lenda do povo nativo, os maoris, o fenômeno é atribuído às batidas do coração de um gigantesco monstro que habita as profundezas do lago.

Grande dica do amigo Carlos Romero.

Fontes: Link1, Link2

 

 

Comentários (13)

  1. Eu incluiria também nessa relação o lago Waikatipu, na Nova Zelândia. É nas suas margens que fica a cidade de Queenstown. conhecida como a capital dos esportes radicais. O lago tem águas cristalinas e o seu nível sobe e desce a cada 5 minutos, em uma maré para lá de estranha. Na lenda do povo nativo, os maoris, o fenômeno é atribuído às batidas do coração de um gigantesco monstro que habita as profundezas do lago.
    Adorei o post, porque gosto muito de lagos, de geografia, de viagens, de paisagens…

  2. Parkyns disse:

    legal…mais ou menos …mas legal..

  3. Fabio disse:

    Muito bom ! Fiquei de BOCABERTA! hehehe….
    É muito interessante saber as peculiaridades de vários lugares exóticos/estranhos do mundo!
    Valeu!

    P.S. Gostei do seu site. Cheguei através do Uêba…

  4. rosangela disse:

    Achei excelente! o lago pich é o mais interessante! pois acrecentando a sua informação, ele suporta maquinas de tirar o pich apensa 5 minutos, depois disso a maquina pode afundar. abraços.

  5. :clap:
    gostei da matéria
    sobre o LAGO NYOS da rep. dos Camarões
    existe estudos sobre os gases que foram
    emitidos alí… [ amonia etc. ]
    O cientista RYSKIN faz saber de sua teoria do
    CAOS sobre o nosso futuro na TERRA
    final de grandes erupções do centro do oceano
    pesquise sobre a matéria é mto interessante

  6. Danorton Tadeu disse:

    Parabens Marco, encontrei o site por acaso, (feliz acaso) adorei os lagos e suas peculiaridades, (alguns eu não conhecia). Porque não fazer sobre rios, praias, nascentes e deltas. É so uma ideia.
    Vai fundo garoto… você tem talento!

    • Marco disse:

      Obrigado, Danorton.
      Comentários como o seu são sempre uma injeção de ânimo pra nós.
      Suas idéias estão anotadas, pode ter certeza.
      Vou deixar duas sugestões de artigos sobre duas ilhas, que tenho certeza que você vai gostar: Palau e Socotra.
      Seja sempre bem-vindo.Um abraço.

  7. Pedro disse:

    É fantastico imaginar a mente de Deus, em criar lugares tão lindos para podermos contemplar e apreciar. Uma esplosão nunca criaria ambientes com tanta vida e magnetude como os vistos aqui. parabens pelas fotos.

  8. Rbelém disse:

    Cara,muito interessante…
    Cada coica que existe pelo mundo…
    Valew pelas informações..
    Pra mim sou curioso assumido….
    Foi um prato cheio saber dessas informações..

    Abraços

  9. Siro disse:

    Sorry…y can understand but not writing your language.
    Please , Boiling Lake is not in Dominica Republic…!!!
    But on The Dominica Island!!!!
    Wery different Thinks…
    See at wikipedia
    A Dominica (ou Domínica[7]) é um estado das Caraíbas, constituído pela ilha homónima. Os seus vizinhos são dois departamentos ultramarinos franceses: Guadalupe a norte e Martinica a sul. Capital: Roseau. Não se deve confundir com a República Dominicana, localizada na porção leste da ilha Hispaniola.

    Ciao

(http://bocaberta.org/2008/08/lagos-curiosos-e-bizarros-ao-redor-mundo.html)

 

 

 

 

 

3.10.2011 - A placidez de um grande lago é como a luz do luar - O colosso aquático de um lago, daqueles que não são pequenos, e a luz da lua convidam-nos a um legítimo mergulho poético-visual, LITERALMENTE MOLHADO, NO CASO DO "mar" LACUSTRE. (NO FINAL DE MAIO DE 2010 TIVE A SORTE, O PRIVILÉGIO E A ALEGRIA DE LITERALMENTE MERGULHAR NO LAGO DO AYAPUÁ, NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS [BRASIL], E CORPORAL/PSICOLOGICAMENTE PERCEBI (novamente, ao voltar ao LAGO MARAVILHOSO [como o chamava Carlos de Araujo Lima] depois de 4 décadas...) O SIGNIFICADO DE 'penetrar na tranquilidade colossal de um imenso lago amazônico'.)  F. A. L. Bittencourt ([email protected]

 

 

 

DIVULGOU O EXCELENTE

PORTAL PARSIFAL:

 

"Os 10 lagos mais profundos da Terra


Dicionário Aurélio:

 

lago
[Do lat. lacu.]
Substantivo masculino.

1.
Extensão de água cercada de terras.

 

10. Lago Matano

Lago de origem tectônica, famoso por suas águas extremamente limpas e por conter espécies endêmicas de peixes, o Lago Matano está localizado na Indonésia e é uma importante fonte de água doce daquele país.

 

Sua profundidade máxima é de 590 metros.

 

09. Lago Crater

De origem vulcânica, o Lago Crater está localizado no Estado de Oregon, nos EUA.

 

Sua profundidade máxima é de 594 metros.

 

08. Lago Great Slave

Com profundidade máxima de 614 metros, está localizado no Canadá.

 

Há exemplo do Lago Ness, na Escócia, os habitantes das imediações cultivam a lenda de que uma criatura de grandes proporções habita o lago.

 

07. Lago Issyk Kul

Localizado na República do Kirgistão, o Issyk Kul é um lago de águas salgadas. Sua profundidade máxima é de 668 metros.

 

Explorações arqueológicas em áreas do lago indicam que no local onde hoje ele está localizado, viveu uma civilização que foi inundada por ele.

 

06. Lago Malawi

Também conhecido como Lago Nyasa, o Malawi localiza-se entre o Malawi, Moçambique e a Tanzânia, tendo profundidade máxima de 705 metros.

 

Tem como particularidade o fato de ser o lago com o maior número de espécies de peixes na Terra.

 

05. Lago O’Higgins

O O'Higgins é um lago binacional. Tem este nome no Chile e é chamado de Lago San Martin na Argentina.

 

É o lago mais profundo das Américas, com profundidade máxima de 835 metros.

 

04. Lago Vostok

O Vostok é um dos 140 lagos sub-glaciais da Terra, ou seja, está embaixo de uma densa camada de gelo, não podendo ser visto a olho nu.

 

Descoberto através de satélites, em 1996, localiza-se na Antártica Central, sob a Estação Vostok, na Rússia.

 

Há uma camada de 4 mil metros de gelo em cima da água que forma o lago. A partir daí, o Vostok alcança uma profundidade máxima de 900 metros.

 

Devido a enorme pressão exercida pelo bloco de 4 mil metros de gelo sobre o lago, que o impede de congelar, caso haja alguma espécie de vida no mesmo, esta deve apresentar características totalmente diferentes de quaisquer espécies conhecidas na Terra.

 

03. Mar Cáspio

O Mar Cáspio é binacional: localiza-se entre o Irã e a Rússia.

 

Embora não seja o mais profundo, é o maior lago do mundo. É um lago de águas salgadas formado há 5.5 milhões de anos. Sua profundidade máxima é de 1.025 metros.

 

Além de uma rica fauna - o melhor caviar do mundo vem dos seus esturjões - o Mar Cáspio tem reservas de gás e petróleo avaliadas em 12 trilhões de euros.

 

02. Lago Tanganyika

O Lago Tanganyika espalha-se pelo Burundi, Congo, Tanzânia e Zâmbia. Sua profundidade máxima é de 1.470 metros.

 

Foi descoberto em 1858, pelos exploradores inglêses Richard Burton e John Speke, quando os mesmos o alcançaram achando que haviam chegado à nascente do Rio Nilo.

 

No Tanganyika, uma expedição da National Georgraphic encontrou aquele que é tido como o maior crocodilo do mundo: Gustave, como foi batizado, tem 6 metros de comprimento é pesa cerca de 900 quilos.

 

01. Lago Baikal

Também conhecido como "O olho azul da Sibéria", o Baikal localiza-se na Rússia e é o mais profundo lago do mundo, com profundidade máxima de 1.636 metros.

 

É também o lago com a maior quantidade de água doce da Terra.

 

O Baikal abriga mais de 1.700 espécies de flora e fauna, 30% das quais só são encontradas nele.

 

É um dos mais antigos lagos do mundo, tendo sido formado entre 25 a 30 milhões de anos atrás.

(http://www.nautilus.com.br/clientes/pontes/leituras/2008/lagos.htm)