0


[Flávio Bittencourt]

Melhora o estado de saúde de Luis Fernando Verissimo

Graças ao bom Deus e aos médicos que de L. F. Verissimo cuidam.

 

 

 

 

 

 

 

 

"(...) Quando tinha quatro anos de idade, Erico Veríssimo [PAI DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO] ficou gravemente doente e, após ser levado a vários médicos, foi finalmente diagnosticado com meningite complicada com broncopneumonia pelo médico Olinto de Oliveira, cujo tratamento salvou sua vida (...)"

(http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89rico_Ver%C3%ADssimo)

 

 

 

 

 

 

 

"ELES NOS SALVAM"

(COLUNA "RECONTANDO...")

 

 

 

 

 

Programa Sempre Um Papo com Luis Fernando Veríssimo - 2008,

Youtube:

"Enviado por em 03/11/2009

Vídeos Sempre Um Papo 2008 - Cultura Para a Educação.Luis Fernando Veríssimo"

 

 

 

 

 

 

"OUTRO ASSUNTO: MESMO COM ALGUMAS LIDERANÇAS DO CRIME ORGANIZADO

PRESAS, CONTINUAM ACONTECENDO, AINDA QUE EM QUANTIDADE INFERIOR,

MEDONHOS ATENTADOS A BALA, EM SÃO PAULO. PERGUNTA-SE: NÃO SERIA O CASO

DE HAVER, NESSE CONTEXTO TERRÍVEL, AÇÕES DAS FORÇAS ARMADAS, COMO

HOUVE NO RIO DE JANEIRO (OUVIDO O GOVERNO ESTADUAL), COM SUCESSO?"

 

(COLUNA "RECONTANDO...")

 

 

 

 

 

30.11.2012 - Melhora o estado de saúde de Luis Fernando Verissimo - Ele merece viver por muito tempo. (UM DIA TODOS MORREREMOS, MAS NÃO PRECISA SER PROXIMAMENTE!)  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

"Arte & Agenda

28/11/2012 11:41 - Atualizado em 28/11/2012 12:01

Luis Fernando Verissimo apresenta melhora, dizem médicos

Escritor segue tratamento com hemodiálise, mas ainda não há previsão de alta

Escritor Luis Fernando Verissimo apresenta melhora, mas ainda não tem previsão de alta do hospital<br /><b>Crédito: </b> Paulo Nunes / CP Memória
Escritor Luis Fernando Verissimo apresenta melhora, mas ainda não tem previsão de alta do hospital
Crédito: Paulo Nunes / CP Memória

 

Uma semana após ser internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o escritor Luis Fernando Verissimo, 76 anos, apresenta melhora, conforme o último boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira pela instituição. Apesar disso, o quadro ainda inspira cuidados, segundo os médicos. O cronista segue o tratamento com hemodiálise.

Segundo o informativo, apesar da melhora verificada, ainda não há previsão de alta. “O paciente Luis Fernando Verissimo apresentou melhora clínica nas últimas 24 horas. As medidas para reabilitação funcional foram intensificadas, necessitando ainda de hemodiálise e monitorização contínua. Não há previsão de alta do CTI”, diz o texto.

Verissimo foi internado na última quarta-feira com o quadro de infecção generalizada. De acordo com os médicos, exames realizados dias depois da internação apresentaram somente a presença do vírus da Influenza sazonal, a chamada gripe comum, no escritor.

Fonte: Correio do Povo"

(http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/?Noticia=477815)

 

 

 

 

===

 

 

 

 

"Sempre Tops > Educação > Luis Fernando Veríssimo

Vida e Obra de Luis Fernando Veríssimo

Conheça mais sobre a Vida e as Obras de um dos maiores escritores brasileiros em atividade, Luis Fernando Veríssimo, conhecido por suas cronicas e contos de humor. Veja suas obras e fotos [PARA VER AS FOTOS, ACESSE http://www.sempretops.com/educacao/luis-fernando-verissimo/]!

Aos 76 anos e uma obra de vida espetacular, Luis Fernando Veríssimo é conhecido por suas crônicas e textos de humor. (Divulgação)

Conhecido por diversas crõnicas, e sátiras (...), a Vida e Obra de Luis Fernando Veríssimo está diariamente no dia-a-dia do brasileiro. Ele é considerado o maior escritor ainda vivo, e publica em vários jornais brasileiros sendo também cartunista e por vezes até tradutor. Luis Fernando já chegou a ser publicitário e até músico, ao tocar saxofone em grupos.

Vida e Obra

Ele nasceu na linda cidade de Porto Alegre, no dia 26 de Setembro de 1936. Seu pai era o escritor Erico Verissimo e de Mafalda Halfen, e acabou vivendo sua infância nos Estados Unidos já que seu pai era professor em grandes Universidades [*]. Sua vida alavancou quando nos anos 50 ele entreou para entrar no departamento de arte na Editora Globo, e só cresceu profissionalmente. Nos Anos 60 ingressou no Jornal Zero Hora e se casou com a carioca Lucia Helena com quem teve três filhos.

Nos anos 70 ele foi para o Jonal Folha da Manhã e escrevia sobre esportes, música, literatura e cinema. Acabou retornando para o Zero Hora, e publicou algumas crônicas como “A Grande Mulher Nua” de 1975 e “Ed Mort e Outras Histórias” de 1975.
Foram muitas crônicas e trabalhos do Escritor, abaixo algumas obras serão mais marcantes ao você ver os anos e analisar cada uma delas.

Principais Obras

Amor Brasileiro de 1977
O Rei do Rock de 1978
Sexo na Cabeça de 1980
A Mesa Voadora de 1982
A Velhinha de Taubaté de 1983
A Mãe de Freud de 1985
O Jardim do Diabo de 1987
Humor nos Tempos de Collor de 1992
Comédias da Vida Provada de 1994
Gula, o Clube dos Anjos de 1998
As Mentiras que os Homens contam de 2000
O Opositor de 2004
Os Espiões de 2009
 
Você Sabia?

No Ano de 2003, um de seus livros foi escolhido como o um dos 25 livros do ano. O Titulo era "Clube dos Anjos" que recebeu uma versão em inglês, "The Club of Angels".

(...)" 

(http://www.sempretops.com/educacao/luis-fernando-verissimo/)

[*] - Além de farmacêutico, o grande escritor gaúcho Erico Veríssimo [1905 - 1975] (pai de Luis Fernando Verissimo) foi balconista de um armazém de um parente, bancário, desenhista, redator, editor, secretário de redação, professor de literatura e língua inglêsa, tradutor, conferencista, diretor de Departamento da OEA em Washington, EUA, em Berkeley, foi professor de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia e escritor com livros traduzidos para o alemão, espanhol, finlandês, francês, holandês, húngaro, indonésio, inglês, italiano, japonês, norueguês, polonês, romeno, russo, sueco e tcheco.

 

 

Livraria e Editora Globo em Porto Alegre, onde Erico trabalhou e

publicou suas obras:

Ficheiro:Globo.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89rico_Ver%C3%ADssimo)

 

 

 
 
 
 
 
"Segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vida & Obra de Erico Veríssimo

 

Erico Verissimo nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905, e faleceu em Porto Alegre, em 28 de novembro de 1975. Na juventude, foi bancário e sócio de uma farmácia. Em 1931, casou-se com Mafalda Halfen Von Volpe, com quem teve os filhos Clarissa e Luis Fernando. Sua estreia literária foi na Revista do Globo, com o conto Ladrões de gado. A partir de 1930, já radicado em Porto Alegre, tornou-se redator da revista. Depois, foi secretário do Departamento Editorial da Livraria do Globo e também conselheiro editorial, até o fim da vida.

A década de 30 marca a ascensão literária do escritor. Em 1932, publica seu primeiro livro de contos, Fantoches, e em 1931 o primeiro romance, Clarissa, inaugurando o grupo de personagens que acompanharia boa parte de sua obra. Em 1938, tem seu primeiro grande sucesso: Olhai os lírios do campo. O livro marca o reconhecimento de Erico no país inteiro e, em seguida, internacionalmente, com a edição de seus romances em vários países. Escreve também livros infantis, como Os três porquinhos pobres, O urso com música na barriga, As aventuras do avião vermelho e A vida do elefante Basílio.

Em 1941 faz uma viagem de três meses aos Estados Unidos a convite do Departamento de Estado norte-americano. A estada resulta na obra Gato preto em campo de neve, primeira de uma série de livros de viagens. Em 1943, dá aulas na Universidade de Berkeley. Volta ao Brasil em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial e do Estado Novo. Em 1953 vai mais uma vez aos Estados Unidos, como diretor do Departamento de Assuntos Culturais da União Pan-Americana, secretaria da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Em 1947, Erico Verissimo começa a escrever a trilogia O tempo e o vento, cuja publicação só termina em 1962. Recebe vários prêmios, como o Jabuti e o Pen Club. Em 1965 publica O senhor embaixador, ambientado num hipotético país do Caribe que lembra Cuba. Em 1967 é a vez de O prisioneiro, parábola sobre a intervenção dos Estados Unidos no Vietnã. Em plena ditadura, lança Incidente em Antares (1971), crítica ao regime militar. Em 1973 sai o primeiro volume de Solo de clarineta, seu livro de memórias. Morre em 1975, quando terminava o segundo volume, publicado postumamente.

OBRAS

Fantoches (1932)

Clarissa (1933)

Música ao Longe (1935)

Caminhos Cruzados (1935)

Um Lugar ao Sol (1936)

Olhai os Lírios do Campo (1938)

Saga (1940)

Gato Preto em Campo de Neve (narrativa de viagem, 1941)

O Resto é Silêncio (1943)

Breve História da Literatura Brasileira (ensaio, 1944)

A Volta do Gato Preto (narrativa de viagem, 1946)

As Mãos de meu Filho (1948)

Noite (1954)

México (narrativa de viagem, 1957)

O Senhor Embaixador (1965)

O Prisioneiro (1967)

Israel em Abril (narrativa de viagem, 1969)

Um Certo Capitão Rodrigo (1970)

Incidente em Antares (1971)

Ana Terra (1971)

Um Certo Henrique Bertaso (biografia, 1972)

Solo de Clarineta (memórias, 2 volumes, 1973, 1976)

 

O Tempo e o Vento

Parte I: O Continente (2 volumes, 1949)

Parte II: O Retrato (2 volumes, 1951)

Parte III: O Arquipélago (3 volumes, 1961-1962)

 

Infanto-juvenis

A vida de Joana D’Arc (1935)

Meu ABC (1936)

Rosa Maria no Castelo Encantado (1936)

Os Três Porquinhos Pobres (1936)

As Aventuras do Avião Vermelho (1936)

As Aventuras de Tibicuera (1937)

O Urso com Música na Barriga (1938)

Outra Vez os Três Porquinhos (1939)

Aventuras no Mundo da Higiene (1939)

A Vida do Elefante Basílio (1939)

Viagem à Aurora do Mundo (1939)

Gente e Bichos (1956)

 

Em geral quando termino um livro encontro-me numa confusão de sentimentos, um misto de alegria, alívio e vaga tristeza. Relendo a obra
mais tarde, quase sempre penso ‘Não era bem isto o que queria dizer’.”
(O escritor diante do espelho)

Texto da Editora Companhia das Letras
Adaptado por Edvander Pires - Bolsista do Projeto de Extensão Clube da Leitura."

(http://clubedaleiturace.blogspot.com.br/2009/11/vida-obra-de-erico-verissimo.html)

 

 

 

 

Incidente em Antares _ Rede Globo [CHAMADA PUBLICITÁRIA PARA VEICULAÇÃO EM INTERVALOS COMERCIAIS DE TV],

Youtube: