Décio Torres Cruz, da Academia Bahiana de Letras
Décio Torres Cruz, da Academia Bahiana de Letras

Contista, poeta e crítico literário de densa formação, Décio Torres revigora-se em novo livro. Já circula "A poesia da matemática", um diálogo entre emoção e razão, em 46 poemas cuja intenção de favorecer o gosto pela matemática é igualmente um exercício saboroso de descoberta da poesia. A obra é dividida em 12 partes; cada uma destas divisões vem precedida de uma fotografia de autoria do próprio autor. Propositadamente não identificadas, as fotos convidam o leitor a entrar no jogo polissêmico e tentar descobrir a sua relação com algum elemento abordado nos poemas da seção.

O livro é destinado a todos que gostam de poesia e de matemática (ou que tiveram problemas com esta disciplina), àqueles que ainda se encontram na escola e também às pessoas que já concluíram seus estudos e estejam curiosos para saber como se estabelecem as relações entre estas duas áreas de conhecimento. De maneira lúdica e instigante, o livro contribui para um maior entendimento e interação com elas.

Em enquete feita pelo autor nas redes sociais antes do lançamento do livro, a maioria das pessoas demonstrou ter tido problemas na escola na sua relação com matemática, muitos deles atribuindo sua dificuldade aos professores e suas metodologias, ou seja, o modo como esse componente era ensinado. De forma lúdica, o livro pretende desmistificar a nossa relação com os números e seus conceitos.

Apesar de seu tema central ser dedicado às diversas facetas e divisões da matemática, de forma sutil, o livro questiona o machismo e o eurocentrismo atribuído às descobertas nesta área ao abordar, de modo sério e ao mesmo tempo jocoso, a história multicultural dos elementos que a compõem, a presença das mulheres nesta área (equivocadamente, sempre associada ao universo masculino), estabelecendo relações com outros temas e áreas transversais, como a dança, a música, a gramática, a filosofia e a literatura.

O AUTOR

Décio Torres Cruz é escritor, crítico literário e professor. Membro da Academia de Letras da Bahia, da Academia Contemporânea de Letras de São Paulo e da Casa do Poeta de Alagoinhas. É Ph.D. em literatura comparada pela State University of New York, com pós-doutorado em Londres, mestre em teoria da literatura, especialista em tradução e bacharel em letras (UFBA). Além de livros de contos e poemas, possui diversas publicações no Brasil, nos EUA, na Inglaterra, na Holanda e na Itália nas áreas de literatura, cinema, tradução, estudos culturais, pós-colonialismo e ensino de inglês. Autor, dentre outros, de Histórias roubadas (2022) e Paisagens interiores (2021). Dentre outros prêmios recebidos, destaca-se o Prêmio Stella Leonardos de Poesia da Academia Carioca de Letras (2023). Contribui com ensaios e artigos para o Caderno 2 do jornal A Tarde e possui a coluna literária “Entre prosa e verso” no portal Entretextos.

ONDE ADQUIRIR

A Poesia da Matemática é uma publicação da CARAVANA EDITORA.