Genuíno Sales é eleito para a Academia Cearense de Letras
Em: 02/06/2006, às 11H31
[12 de maio de 2006]
O professor Genuíno Sales foi eleito para a cadeira de número nove da Academia Cearense de Letras no final da tarde de quarta-feira, dia 10. A eleição para a cadeira que era do escritor João Clímaco Bezerra, falecido no último dia 4 de fevereiro, foi realizada na sede da Academia, no Palácio da Luz, Centro.
A eleição teve dois turno, escrutínios. Ambos vencidos por Genuíno Sales. No primeiro Genuíno teve vinte votos, contra treze de José Teles e cinco de Marcelo Gurgel. O número de 21 votos necessários para a decisão da vaga foi atingindo no segundo turno, quando Sales recebeu 27 votos, ante os onze de José Teles.
O professor da Faculdade Farias Brito, nascido no Piauí em 1938, graduado em Direito pela UFC e Letras pela UECE, é também contista e atual presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa. "Me senti muito honrado. Eu considero um privilégio muito grande, você ser acadêmico Eu acho que ser acadêmico é assumir um compromisso muito grande com a cultura do ceará. E isto eu estou disposto a fazer."
O Povo - Forteza-CE
-------------------
Um poema do novo acadêmico
Presença
Eu gosto de não te ver
para não sentir em vão
com tua presença esquiva
o pecado inevitável.
Eu gosto de não te encontrar
para não sofrer a tentação
do irrealizável.
Mas mesmo sem querer te vejo
e mesmo sem querer te encontro.
E se te vejo peco
e se te encontro sofro
sofro e peco
porque a tua presença onírica
é a volúpia de minha solidão
na certeza do impossível
em que pulveriza meu sonho.