CURIOSIDADES LITERÁRIAS
Por Jose Ribamar Garcia Em: 24/10/2021, às 19H12
CURIOSIDADES LITERÁRIAS
AMÉLIA DE FREITAS BEVILÁQUA, escritora com 18 livros publicados, nasceu na cidade de Jerumenha, Estado do Piauí. Foi a pioneira na luta pelos direitos da mulher, sem bandeira feminista. Tampouco deste feminismo que se transformou numa igrejinha de doidivanas radicais, reacionárias, ligadas à política partidária e a uma ideologia obsoleta e ultrapassada.
Essa escritora talentosa, em 1930, postulou uma vaga na Academia Brasileira de Letras, recusada porque a instituição vedava a presença feminina no seu quadro acadêmico.
Ela era casada com o jurista Clóvis Beviláqua, autor do Código Civil que vigorou até 2002. E faleceu no Rio de Janeiro em 1946, aos 86 anos.
.......................... oo ......................................
ALCIDES FREITAS e LUCÍDIO FREITAS eram irmãos, poetas, nascidos em Teresina. O primeiro formou-se em Medicina; o segundo em Direito e fundador da Academia Piauiense de Letras.
Escreveram, em parceria, o livro de poemas “Alexandrinos”, de grande repercussão e sucesso na época.
ALCIDES faleceu aos 23 anos (1913) e LUCÍDIO aos 27 (1921). Ambos vitimados pela tuberculose. E o Piauí perdeu dois ilustres filhos que, certamente, despontariam no primeiro time da poesia nacional.
(Em “Sociedade dos Poetas Trágicos”, do escritor Zózimo Tavares).
................................ oo ..............................
O maranhense-piauiense Humberto de Campos, escritor mais lido na sua época, faleceu em 1934. Três anos depois, o médium Chico Xavier, aos 27 anos de idade, psicografou vários livros dele.
Fato que provocou uma ação judicial, promovida pela viúva de Humberto, cobrando direitos autorais do médium e da Federação Espírita. Sem sucesso, porém, porque o juiz achou que a matéria fugia à justiça terrena.
.............................. oo ............................