0

 

[Flávio Bittencourt]

Cinco assuntos, neste domingo outonal

(1) Avião da TAP em Brasília / (2) Os 3 Reis Magos, Jesus Cristo e o Preste João das Índias / (3) EUA e China, hoje / (4) Fábula de Millôr / (5) 1852: a Wells Fargo Companhia de Diligências é fundada em São Francisco.

 

 

 

Possível localização no mapa da África

do Reino de Preste João, que foi (1)

verdadeiro-palpável ou (2) mítico-imaginário

(http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/as-maravilhas-do-reino-de-preste-joao,236,5654.html)

 

 

 

 

 

 

 

(http://lego.wikia.com/wiki/697_Stagecoach

 

 

 

 

 

 

 

3 HAICAIS DE DOMINGO:

 

 

DEZESSEIS MILÍMETROS, QUATRO RODAS 

 

                               (À MEMÓRIA DE MEU SAUDOSO TIO CARLOS DE ARAUJO LIMA,

                               QUE NÃO LIA 4 RODAS, MAS ADORAVA VER, EM CASA, WESTERNS

                               DE HOLLYWOOD)

 

 

 

imagem na tela:

no filme de faroeste,

giram quatro rodas.

 

 

poeira na tela:

no tempos das diligências,

rangem quatro rodas.

 

 

THE END na tela:

no tempo do Aero-Willis,

leio Quatro Rodas.

 

 

 

(Flávio Bittencourt,

hoje)

 

 

 

 

 

 

(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470758162-revista-quatro-rodas-numero-61-ano-1965-editora-abril-_JM)

 

 

 

 

 


20 TÍTULOS CLÁSSICOS DO GÊNERO WESTERN

(96 OUTROS SÃO INDICADOS TAMBÉM, NAS

PÁGINAS SUBSEQUENTES [total: 116 filmes;

o fabuloso clássico STAGECOACH aparece

pontuado em 6º lugar e RASTROS DE ÓDIO,

em primeiro]):

http://melhoresfilmes.com.br/generos/western

 

 

 

 

 

 

ABORDAGEM NÃO-MITOMANÍACA DE

FENÔMENOS SOCIAIS OCORRIDOS HÁ

ALGUNS SÉCULOS, NA ETIÓPIA, EM MONOGRAFIA

COMPETENTEMENTE PRODUZIDA POR NOTÁVEIS 

ACADÊMICOS DE PORTUGAL  

[A nós interessa-nos, também, o elemento vertiginoso-

criativo-exponencializante das mitomanias

(qualquer uma: as coletivas e as individuais também,

com ênfase nas religiosas, apocalípticas e messiânicas,

até porque entendo que o falecido escritor australiano Morris West

veio ao mundo para profetizar eventos que estão ocorrendo,

hodiernamente!)]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://iscte.pt/~mjsr/html/curriculo_engl.htm

 

 

 

 

 

SELO COMEMORATIVO DA HUNGRIA (1974):

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.karlmayusa.com/Books%20&%20Related.htm

 

 

 

 

 

 

SELO COMEMORATIVO DE PORTUGAL (1963):

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.stagecoachmuseum.org/Stagecoach_Inn/stagecoach_inn.htm)

 

 

 

 

 

 

Stagecoach [NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, CLÁSSICO

DIRIGIDO POR JOHN FORD], 1939

Official Trailer (Nominated Oscar / Best Picture),

Youtube:

Enviado em 25/12/2011

A group of people traveling on a stagecoach find their journey complicated by the threat of Geronimo and learn something about each other in the process.

Director:
John Ford
Writers:
Ernest Haycox (original story), Dudley Nichols (screen play), and 1 more credit »
Stars:
John Wayne, Claire Trevor and Andy Devine

 

 

 

 

 

"Quarta-feira, 7 de Abril de 2010

Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva: Diplomatas, exploradores e «espiões»

 
Descrição: Esta imagem ilustra a viagem de Vasco da Gama (a preto) bem como as viagens de Pêro da Covilhã (laranja) e Afonso de Paiva (azul). O caminho percorrido antes de se separarem encontra-se a (verde).
Pedro ou Pêro da Covilhã (1450-1530) foi um diplomata e explorador português.
Desde muito novo que a sua desenvoltura cativa os comerciantes que visitavam a região da Covilhã para comprar tecidos. Em certo tempo é-lhe proposto trabalhar para um fidalgo sevilhano. Pêroaceita a proposta, onde lhe é atribuído o papel de espadachim.
Numa viagem a Lisboa, o seu amo apresenta-o ao rei D. Afonso V. El-rei simpatiza com ele tendo em conta o seu domínio de línguas, principalmente a língua árabe. Pêro da Covilhã passa a prestar serviços ao monarca português. É assim que Pêro da Covilhã, com 24 anos, é admitido como moço de esporas de D. Afonso V. Passado pouco tempo, decide el-Rei elevá-lo a escudeiro, com direito a armas e cavalo.

Padrão dos Descobrimentos, Lisboa 
vila-do-paul
Em 1476 acompanha D. Afonso V na batalha de Toro, a tentativa fracassada de D. João de reclamar o trono de Castela. Entretanto, D. Afonso abdica do trono, para D. João II.
Após o episódio do assasinato do Duque de Bragança, Pêro da Covilhã foi designado para investigar quais os nobres que conspiravam contra o monarca. De acordo com a literatura, a sua função de «espião» foi-lhe favorável. 
D. João II deseja dar continuidade à obra iniciada pelo infante D. Henrique. De novo escolhe Pêro da Covilhã para embaixador nos tratados de paz com os «berberes do Magrebe» (o rei de Fez e o rei de Tremecém), que convinham ao reino para convergir os esforços na odisseia marítima.
Mais tarde (1487) D. João II envia-o juntamente com Afonso de Paiva em busca de notícias do mítico reino do Preste João e daÍndia. Disfarçados de mercadores e treinados por cosmógrafos régios e pelo rabino de Beja  partem a  7 de Maio (de Santarém) rumo a Valência. Atravessam o sul da Península Ibérica até Barcelona, onde chegam a 14 de Junho. Viajam até Nápoles e daqui até ao arquipélago grego onde desembarcam na ilha de Rodes, que pertencia à Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém.
O mapa em cima ilustra o percurso dos exploradores. O traçado averde indica o caminho realizado em conjunto, a laranja o caminho percorrido por Pêro da Covilhã, a azul o trajecto percorrido por Afonso de Paiva. A preto, ilustra-se o caminho para a Índia, percorrido alguns anos mais tarde, porVasco da Gama.
Wikipédia/JDACT
(A viagem de Pêro e Afonso)
http://www.esnips.com/doc/3a987950-e364-4156-8d3e-13c73aef2ca1/O-Cometa
http://www.esnips.com/doc/fb532f51-0daa-4a88-b10c-f78dfefc87a4/Uraca-O-Indio-Branco
 

(http://montalvoeascinciasdonossotempo.blogspot.com.br/search/label/Prestes%20Jo%C3%A3o)

 

 

 

 

 

 Wells Fargo - A History of Innovation

(http://sproutsocial.com/insights/2012/04/twitter-success-wells-fargo/)

 

 

 

 

 

 

Preste Juan,

Youtube:

Enviado em 18/07/2010

Este vídeo pertenece al grupo medieval Ferrum Radix.
El grupo Preste Juan ya esta disuelto. 
Todo le material visual de Preste Juan pertenece a la fotógrafa del grupo Ferrum Radix.

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://denver.about.com/od/attractions/ig/Stock-Show-Parade-Photos/Stock-Show-Parade--Wells-Fargo.htm)

 

 

 

 

 

 

(http://www.chicagoautoshow.com/show_history/?d=1950&y=1958)

 

 

 

 

 

 

Eu, Presbítero João, senhor dos senhores, excedendo a todos os que vivem sob o céu em virtude, riqueza e poder. Setenta e dois reis nos rendem tributo, nossa Majestade governa nas três Índias e em muitas terras que se estendem até os confins da Índia. Em nosso reino vivem elefantes, dromedários, camelos, panteras, macacos, leões brancos e roxos, ursos brancos, tigres, lhamas, hienas, cavalos, asnos, bois e homens selvagens, pessoas com chifres, gentes com um só olho, outros que os tem na frente e nas costas, centauros, faunos, sátiros, pigmeus, gigantes de quarenta ells de altura, ciclopes e suas fêmeas, a ave chamada Fênix e quase todas as demais espécies de animais que existem em baixo do céu.”

(http://caminhocelta.blogspot.com/2009/09/o-santo-graal-xlv-na-asia-preste-joao.html)

 

 

 

 

 

 

(http://www.popscreen.com/p/MTQ5MTg1NzQ2/Wells-Fargo-Vector-Logo)

 

 

 

 

 

 

Wells Fargo STAGECOACH CHARM Gold Keychain   3 Day USA!

(http://www.popscreen.com/p/MTYxMzk2MTkx/Wells-Fargo-STAGECOACH-CHARM-Gold-Keychain-3-Day-USA)

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.wellsfargohistory.com/history/Women.html

 

 

 

 

 

 

 New, Wells Fargo stagecoach cookie jar, 2002

(http://www.popscreen.com/p/MTYxMzAwNTYw/New-Wells-Fargo-stagecoach-cookie-jar-2002

 

 

 

 

 

 

EMPRESAS DE DIVERSOS RAMOS INDUSTRIAIS

RESOLVERAM ADOTAR O NOME PRÓPRIO WELLS FARGO 

E O DESENHO DE UMA DILIGÊNCIA ESTILIZADO COMO

MARCAS DE SEUS PRODUTOS, AINDA QUE ELES NÃO

SE REFIRAM A SERVIÇOS BANCÁRIOS, DE TRANSPORTE OU

POSTAIS:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.ebay.com/itm/New-Wells-Fargo-Black-Embroidered-Stagecoach-Logo-Adjustable-Baseball-Hat-Cap-OS-/290831964299?pt=US_Hats&hash=item43b6ef988b

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"(...) Corno de África, que tudo indica ter sido berço da evolução do Homo sapiens, tem uma história milenar que há muito preenche o imaginário europeu. Era nesta região que se situava o reino de Axum ou Aksum - posteriormente a Abissínia - cujas origens a lenda situa no reino de Sabá (ou Shebah) que, supostamente, há cerca de 3000 anos, abrangia todo o Corno de África e parte da Península Arábica, nomeadamente o Yemen. Sabá, capital do reino do mesmo nome, era uma cidade da Arábia antiga (Arabia Felix), na costa ocidental do Mar Vermelho, a que os gregos chamaram Miriaba.

Assentes nestas lendas, os soberanos da milenar Abissínia, desde a antiguidade, usavam o título Negus, pretendendo descenderem do rei Salomão e da lendária rainha de Sabá. O último negus etíope, Ras Tafari que tomou o nome Hailé Selassié - que significa «Poder da Divina Trindade» - reinou de 1930 a 1974 e usava os títulos «O Eleito de Deus», «Rei dos Reis», «O Leão de Judá», para além de timbrar os documentos oficiais com o «selo de Salomão».

A literatura europeia sobre o reino abissínio marcou indelevelmente o imaginário fantástico medieval com representações lendárias, especialmente sobre o «reino de Preste João», supostamente um descendente de Baltasar, um dos míticos reis magos. Preste é uma corruptela do francês Prêtre, ou seja, padre, e este Preste João ou Iohannes Presbyter era o rei-sacerdote de um reino cristão maravilhoso, povoado dos animais fantásticos que enchiam os bestiários medievais.

A crença na lenda do soberano mais poderoso da Cristandade, propagada por Hugo de Gebel, bispo de uma colónia cristã no Líbano, era tão arreigada que em 1487 D. João II enviou Afonso de Paiva para investigar a localização do mítico reino na tentativa de tornar Preste João um aliado, nomeadamente para a expedição à Índia, em fase de planeamento. Afonso de Paiva morreu antes de comunicar o relatório, missão assumida por Pêro da Covilhã. Os relatos de Pêro da Covilhã a Francisco Álvares foram a base do livro deste último, a «Verdadeira Informação das Terras do Preste João das Índias» que, conjuntamente com o «Fides, Religio Moresque Aethiopum» de Damião de Góis renovaram o imaginário fantástico europeu sobre a zona.

É interessante notar ainda que se toda esta literatura fantástica de certa forma foi a base da aventura marítima de Portugal, serviu igualmente de suporte, no século XIX, às pretensões britânicas na corrida à África, a qual reinvidicou como sua a procura do reino de Preste João (...)". (PALMIRA F. SILVA)

"GUERRA DO REINO DE PRESTE JOÃO [16.1.2009]"

 

 

 

 

 

 

(http://forum.belmont.edu/business/2008/03/)

 

 

 

 

 

 

 

"(...Em 1852 Henry Wells e William Fargo estabeleceram a Wells Fargo Companhia de Diligências em São Francisco (...)"

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Wells_Fargo)

 

 

 

 

 

 

 

NEM TODAS AS DILIGÊNCIAS ERAM DA COMPANHIA

WELLS FARGO...:

 

 

 

 

 

 

  

(http://mandelman.ml-implode.com/2011/05/marques-lives-homeowner-wins-then-loses-then-wins/

 

 

 

 


 

 

BRINQUEDO: DILIGÊNCIA EM

MINIATURA DE OUTRA COMPANHIA:

 

(http://www.flickr.com/photos/67896537@N00/4901468683/

 

 

 

 

 

 

File:Diligence Wells Fargo.JPG

(Wells FargoU.S. Mail service)

 

 

 

 

 

 

(http://www.flickr.com/photos/67896537@N00/4901468683/

 

 

 

 

 

14.4.2013 -    F.

 

 

 

(1) Avião da TAP em Brasília

 

"Avião se choca contra torre de aeroporto no DF

13/04/2013 18h57  

Elza Fiúza/ABr

Avião da companhia aérea TAP bateu em uma torre de iluminação do aeroporto de Brasília; parte da asa esquerda ficou danificada Brasília - Um avião da companhia aérea TAP se chocou contra uma torre de iluminação do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, na tarde deste sábado (13), segundo informações da Agência Brasil. O piloto do Airbus A330 bateu a ponta da asa esquerda na torre logo após pousar na capital federal, às 14h59, enquanto se dirigia à área de desembarque de passageiros. O acidente não deixou feridos, mas o voo da empresa portuguesa, que vinha de Lisboa e seguiria viagem na sequência, teve que ser cancelado. Conforme o Consórcio Inframérica, empresa concessionária do aeroporto, o avião seguia por uma pista inapropriada, que não comportaria seu porte. As causas do acidente serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). As informações são da Agência Brasil."

 

 

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(2) Os 3 Reis Magos, Jesus Cristo e o Preste João das Índias

 

 

"(...) Os três Reis Magos e Jesus Cristo

Na tradição bíblica, o encontro dos magos com Jesus se encontra no Evangelho de Mateus: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito, vimos a sua estrela no céu surgir e viemos homenageá-lo”(Mt 2, 1-2).

O diálogo narrado se deu entre os magos e Herodes. Alarmado, Herodes ordenou aos magos que se certificassem do nascimento. Maravilhosamente, a estrela os conduziu à casa de Jesus: “Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente. Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o homenagearam. Em seguida, abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho que não voltassem a Herodes, regressaram por outro caminho para a sua região” (Mt. 2, 10-12).

O onírico novamente interfere nas ações humanas. Os magos, “do Oriente”, região por excelência “dos sábios astrólogos”, ofereceram os presentes paradigmáticos do “outro” mundo: ouro, incenso e mirra. Para os Padres da Igreja, simbolizam respectivamente a realeza, a divindade e a paixão (A Bíblia de Jerusalém, 1991: p. 1.839).

É interessante observar que apenas Mateus descreve o encontro com os magos. Marcos e João nada dizem; Lucas fala na presença de pastores (Lc, 2, 1-20). Essas diferenças podem ser historicamente explicadas? (MEIER, 1992: p. 205-230). Possivelmente não. Por exemplo, salta aos olhos que em sua obra Joseph Meier não comente ou tente explicar a ausência dos Três Magos nos outros Evangelhos sinópticos.

Mas o mais importante neste ensaio é identificar o momento em que os magos entraram na casa de Jesus: simultaneamente. Esta tradição bíblica difere significativamente de outra tradição, oral, apócrifa, fixada por Marco Polo (1254-1324) em seu Livro das Maravilhas. Nele, Polo encontra seus túmulos, dá seus nomes (que não constam do Evangelho segundo São Mateus) — Baltazar, Gaspar e Belchior —; identifica a cidade de onde partiram para adorar o menino Jesus (“Sava”, atual Saveh, cem quilômetros a sudoeste de Teerã) (MARCO POLO. O Livro das Maravilhas, p. 64).

Por fim, narra o momento de encontro:

Chegando ao local onde havia nascido o Menino, o mais novo daqueles reis saiu da caravana e foi sozinho vê-lo, e verificou que era parecido consigo próprio, pois tinha a sua idade e estava vestido como ele; ficou assombrado o Rei Mago. 

Logo a seguir foi o segundo Rei Mago, que era de meia-idade, e certificou-se do mesmo; aumentava a surpresa deles. 
        
Finalmente foi o terceiro rei, que era o mais velho dos três, e sucedeu-lhe aquilo que tinha sucedido aos outros. Ficaram muito pensativos. Quando se reuniram, contaram uns aos outros o que tinham visto e maravilharam-se todos. 
        
Decidiram, então, ir os três ao mesmo tempo, encontrando o Menino do tamanho e com a idade que lhe correspondia (pois não tinha mais do que três dias). Prostraram-se diante dele, oferecendo-lhe o ouro, o incenso e a mirra. O Menino aceitou tudo aquilo e em troca ofereceu-lhes um cofrezinho fechado. Os Reis Magos voltaram aos respectivos países” (MARCO POLO. O Livro das Maravilhas, p. 58-59).

Os Magos são o “Cristo tripartido”. Nessa “genealogia mitificada e idealizada” da tradição oriental, eles são associados a Preste João, que assim descenderia do próprio Cristo (FRANCO JR., 1994). Mas e Frederico? Onde se insere nessa tradição mitológica que vai de Cristo a Preste João, passando pelos três Reis Magos?

Sua ligação é de reconhecimento, diplomático, real e imperial. A ele, ao imperador bizantino e ao papa Preste João se dirige. Frederico, através de seu tio Oto de Freising, traz o mito para si, como os reis magos e Carlos Magno, como força espiritual em sua luta por um império à frente dos demais reinos da Europa.

Assim, Frederico se colocava na condição de maior representante da Cristandade, único digno de trocar correspondência com o descendente direto de Cristo. Estava dessa maneira acima de Alexandre III ou de qualquer outro que estivesse no cargo de Sumo Pontífice.

Frederico também cercou-se de provas materiais. Quando da tomada de Milão, que nos referimos anteriormente, o imperador se apossou das relíquias dos reis magos, que se encontravam na cidade. Transferiu-as para Colônia, cidade alemã que também possuía muitas relíquias (FRANCO JR., 1994).

Paralelamente, promoveu a canonização de Carlos Magno (embora Carlos Magno não tenha sido santificado, foi incluído no rol dos bem-aventurados em 1165, isto é, aquele que desfruta após a morte uma felicidade celestial eterna. De qualquer modo, é o primeiro passo para a sua canonização). Assim, isso não significa um fracasso nas intenções de Frederico: seu projeto de ter um antepassado real “santo” foi realizado. Foi uma forma de aumentar seu prestígio e sua aura sacrossanta, através de um antecessor glorioso alçado à santidade. Esse “processo santificatório” só pôde ser levado a cabo pela falsificação de Oto de Freising.

No fim de sua vida reconciliou-se com Roma. A morte de Urbano III em 1187 facilitou as coisas; Gregório VIII (de Benevento, 1187) e Clemente III (romano, 1187-1191) mostraram-se amistosos com esse novo aliado na luta contra o Islã (RUNCIMAN, 1973: p. 23-24).

Sua inesperada morte a caminho da Palestina para a Terceira Cruzada, afogado — um rude golpe tanto para seus seguidores cruzados quanto para todo o mundo franco (RUNCIMAN, 1973: p. 28) — aumentou as lendas que cercaram sua figura. Para muitos Frederico não havia morrido; estava adormecido na montanha Kyffhauser, na Turíngia, pronto para voltar e trazer a glória do Sacro Império de volta. Uma lenda afirmava que podia-se ver a longa barba de Frederico crescendo através do mármore que o cobria. Um dia ele despertaria e faria de novo o Império ordeiro e poderoso. É interessante observar que a construção da imagem de Frederico como um unificador alemão não corresponde à realidade, pois o imperador fez grandes concessões senhoriais aos nobres alemães.

Foi nesse contexto político que “surgiu” historicamente Preste João. A Europa o recebeu de braços abertos; em pouquíssimo tempo o mito ultrapassou a corte germânica para assumir as mais variadas texturas, até se deslocar para a África. (...)"

[http://www.ricardocosta.com/textos/preste.htm]

 

 

 

 

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(3) EUA e China, hoje

 

 

EXAME.COM:

Tensão | 13/04/2013 15:42

 

o secretário de Estado dos EUA, John Kerry

 

"EUA e China querem solução pacífica para Coreia do Norte

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o conselheiro de Estado Yang Jiechi, disseram que ambos os países apoiamdesnuclearização da península coreana

Os Estados Unidos disseram neste sábado que a China concordou em trabalhar conjuntamente para livrar a Coreia do Norte de sua capacidade nuclear por meios pacíficos, mas Pequim não fez nenhum compromisso público específico para pressionar seu aliado de longa data a mudar seus modos.
 

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o principal diplomata da China, o Conselheiro de Estado Yang Jiechi, disseram que ambos os países apoiam o objetivo de desnuclearização da península coreana.

"Somos capazes, os Estados Unidos e a China, de destacar o nosso compromisso conjunto para a desnuclearização da península coreana de forma pacífica", disse Kerry a repórteres, sentado ao lado de Yang em um alojamento estatal no oeste de Pequim.

"Nós mantemos que a questão deve ser tratada e resolvida de forma pacífica, através do diálogo e da consulta. Resolver adequadamente a questão nuclear da Coreia serve aos interesses comuns de todas as partes. Também é a responsabilidade compartilhada de todas as partes envolvidas", disse Yang, falando através de um intérprete.

Kerry se recusou a comentar o que especificamente a China pode fazer para pressionar por uma solução pacífica a respeito da Coreia do Norte, dizendo apenas que eles tinham discutido todas as possibilidades."

 

(http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/eua-diz-concordar-com-china-em-solucao-pacifica-p-coreia-do-norte

 

 

 

 

 

 

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(4) Fábula de Millôr

 

"A Viúva 


Quando a amiga lhe apresentou o garotinho lindo dizendo que era seu filho mais novo, ela não pôde resistir e exclamou: " Mas como, seu marido não morreu há cinco anos?" "Sim, é verdade" — respondeu então a outra, cheia daquela compreensão, sabedoria e calor que fazem os seres humanos — "mas eu não".

MORAL: Não morre a passarada quando morre um pássaro."

(http://www.releituras.com/millor_baposa.asp)

 

 

Millôr Fernandes"Fábulas Fabulosas", José Álvaro Editor - Rio de Janeiro, 1964, pág. 125.

 

 

 

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(5) Wells Fargo Companhia de Diligências é fundada em 1852 em São Francisco.

 

 

"Wells Fargo


 
 

Wells, Fargo & Co.
Ver logótipo (imagem protegida por copyright?)
Slogan Wells Fargo. The Next Stage in Banking.
Tipo Pública
Fundação Cidade de Nova IorqueNova IorqueEstados Unidos da América
Sede São FranciscoCalifórnia,Estados Unidos da América
Pessoas-chave Richard Kovacevich, Presidente e CEO
Empregados 150,500
Indústria Finaça e Seguros
Faturamento Green up.png 33 mil milhões (E.U.A.,2005)
Página oficial www.wellsfargo.com

Wells Fargo é uma companhia dos Estados Unidos da América que presta serviços finaceiros. A sua rede de subsidiárias ligadas ao crédito pessoal estende-se ao Canadá, às Marianas Setentrionais e às Caraíbas.

A Wells Fargo nasceu da aquisição da Wells, Fargo & Co. pela Norwest Corporation em 1998. A 30 de Setembro de 2005 a companhia tinha 6,250 balcões, 23 milhões clientes e 130,000 colaboradores.

[editar]História

Em 1852 Henry Wells e William Fargo estabeleceram a Wells Fargo Companhia de Diligências em São Francisco. Os dois homens compraram as carroças da Concord, construídas pela companhia Abbott-Tragando em New Hampshire. As carroças variavam no tamanho e poderiam conduzir seis, nove ou doze passageiros. As carroças maiores poderiam carregar até 12 homens no telhado. As carroças eram puxadas por quatro ou por seis cavalos. Ao lado do cocheiro, na parte dianteira, sentava um protetor armado.

As carroças tinham os compartimentos de couro do armazenamento (carregadores) na parte dianteira e na parte traseira da carroça. O compartimento sob o assento do cocheiro carregava geralmente a caixa forte onde os passageiros mantinham seu dinheiro e artigos de valor. O carregador maior na parte traseira carregava o correio e os sacos dos passageiros

Estas diligências foram paradas e roubadas várias vezes pelos fora-da-lei. O mais conhecido deles era Charles Bolton (Black Bart) que durante o período de mais ou menos seis anos roubou mais de 30 carroças. Outros envolvidos em roubos das diligências incluíam Jessie James, James Frank, Cole Younger, Bob Younger e James Younger.

Em 1880 a Wells Fargo Companhia de Diligências teve 573 escritórios e agentes. Era a companhia a mais poderosa de Diligências do oeste americano. Entretanto, começou a investir em companhias da estrada de ferro e em 1888 a Wells Fargo estabeleceu o primeiro transcontinental expresso através de trilhos.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Wells_Fargo

 

 

 

 

 

 

(http://articles.latimes.com/2012/sep/25/business/la-fi-mo-wells-online-outage-20120925)

 

 

 

 

 

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Adveniat Regnum Tuum

Advenha o Teu Reino

(http://lusophia.wordpress.com/2010/01/27/ordem-e-rito-de-melkitsedek-vitor-manuel-adriao/)

 

 

 

 

 

===

 

 

 

 

 

"Wells Fargo History

 

Stagecoach history

Since 1852 Wells Fargo rushed customers’ important business by any means – steamship, railroad, and, where the railroads ended, by stagecoach. At first Wells Fargo contracted with independent stageline owners. Then, by joining in the great enterprise of building reliable transcontinental transportation, Wells Fargo came to own and operate the largest stagecoach empire in the world.

Since then, Wells Fargo is forever linked with the six-horse Concord Coach charging across the vast plains and high mountains of the West.

Early stage coach

1858: Across the Southwest on the "Butterfield."

Reed oil of stagecoach

In 1857, Wells Fargo joined other express companies to form the Overland Mail Company, establishing regular twice-a-week mail service between St. Louis and San Francisco. Wells Fargo had the route surveyed and shared in the financing.

Nicknamed the “Butterfield Line” after its president, John Butterfield, it ran 2,757 miles through the Southwest via El Paso, Tucson and Los Angeles and then up through California’s Central Valley to San Francisco.

Night and day the stage rolled on at a pace from 5 to 12 miles an hour across vast, treeless plains, jagged mountain passes, scorching deserts and rivers cursed with quicksand. The coached stopped only to change horses or let passengers slug down a cup of coffee with their beef jerky and biscuits. About 25 days later, it clattered into San Francisco!

In 1861 The Civil War....

Pony Express stamp

In 1861, the Civil War forced overland staging to a central route across the Great Plains, through the Rocky Mountains, into the Great Basin, and over the Sierra Mountains.

Along this mail route, passengers and Wells Fargo’s express rode the stages of the Pioneer Stage Line from California to Virginia City, Nevada. The Overland Mail Company, by now under Wells Fargo’s control, ran coaches from Virginia City to Salt Lake City, Utah. There mail and passengers connected with Ben Holladay’s Overland Express running through Denver, Colorado, and eastward to the Mississippi.

The Pony Express was established to prove that the nation’s mail could be carried across the West swiftly on the central route. From April 1860 to October 1861, young riders relayed mail across almost 2,000 miles from St. Joseph, Missouri to Sacramento, California in only 10 days. In its final months, the Pony Express became part of the stagelines’ U.S. Mail contracts. The Wells Fargo-run Overland Mail Company operated the Pony from California to Salt Lake City.

1866 Wells Fargo's Great Overland

Virginia City, 1866

In 1866, Wells Fargo bought out Ben Holladay's expanding network and combined it with the Pioneer and the Overland Mail stagelines to create the largest stagecoach empire in the world. Stagecoaches carrying the Wells, Fargo & Co. name rolled from Nebraska to California via Denver and Salt Lake City. From Denver, coaches served the mining towns of the Rockies, and from Salt Lake City, they carried mail and passengers to Montana and Idaho.

Gold brought miners to the mountains of Montana and Idaho, and Wells Fargo's stagecoaches carried it out. W. H. "Shotgun" Taylor supervised the stage operations, and hired drivers who could handle a team of horses around mountain roads with calm grace.

An Era has ended

Howdy partner oil painting

In 1869 at Promontory, Utah, dignitaries hammered in a Golden Spike which joined the rails of the Transcontinental Railroad – and ended Wells Fargo’s overland stageline operations.

However, stagecoaches continued rolling wherever the railroads did not. Wells Fargo contracted with independent stageline operators to carry treasure boxes and express, even into the early 20th Century."

 

 

 

(http://www.wellsfargohistory.com/stagecoach/stagecoach_history.html

 

  

 

 

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LOGOS DO BANCO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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OUTROS LOGOS COM

DILIGÊNCIA REPRESENTADA:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A FIRMA DA MARCA ACIMA,

EM SEUS 20 ANOS DE FUNDAÇÃO:

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

OBSERVE, POR FAVOR, QUE NÃO

É O EXATAMENTE O MESMO DESENHO

DA MARCA ACIMA REPRODUZIDA

[ESSE TIPO DE ESFORÇO DE OBSERVAÇÃO

LEMBRA A ATENÇÃO LÚDICA DE PESSOAS,

QUANDO ESTÃO PROCURANDO ERROS NO "JOGO

DOS SETE ERROS", NOS JORNAIS, REVISTAS E

SITES QUE APRESENTAM ESSE TIPO DE

PASSATEMPO/DESAFIO E LEMBRA, TAMBÉM, O

EXAME VISUAL - POR VEZES COM UMA LENTE DE

AUMENTO (COMO O DOS DETETIVES) - DOS

FILATELISTAS, DOS TÉCNICOS EM PROPRIEDADE

INDUSTRIAL DOS GOVERNOS, DOS TRADEMARKS

DESIGNERS E O DOS ESPECIALISTAS EM

BRAND MANAGEMENT / GESTÃO DE MARCA

(LOGOTIPO)]:

 

 

 

  

  

 

 

 

(http://www.etsy.com/listing/58050069/sherlock-holmes-kit-3-pieces-spyglass)

 

 

 

 

 

 

 

(http://thegentlemanblog.wordpress.com/2011/05/)

 

 

 

 

 

 

 

[LIVRO SOBRE] Horse-Drawn Commercial Vehicles: 255 Illustrations of Nineteenth-Century Stagecoaches, Delivery Wagons, Fire Engines, etc.:

 

Horse-Drawn Commercial Vehicles: 255 Illustrations of Nineteenth-Century Stagecoaches, Delivery Wagons, Fire Engines, etc.

 

(http://www.barnesandnoble.com/w/horse-drawn-commercial-vehicles-don-h-berkebile/1110865519,

onde se lê:

 

"Overview

 

Over 250 authentic royalty-free depictions of lunch wagons, ice wagons, freight wagons, fire engines, stagecoaches, hearses, and many other vintage vehicles, shown in detailed engravings and photographs, culled from rare trade periodicals in the Smithsonian Institution. [...]

)

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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(http://www.wellsfargohistory.com/stagecoach/stagecoach_events.htm)

 

 

 

 

 

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(OUTRO ASSUNTO)

E-MAIL RECEBIDO DO

MAESTRO JORGE ANTUNES:

 

"Caros amigos, caras amigas :

Já foi iniciada a fase de votação do público, para escolha da canção vencedora do projeto Canta-Brasília, promovido pelo Correio Braziliense.
Será escolhida uma canção homenageando Brasília.
Eu inscrevi minha Canção das Buzinas.

Em 2014 estaremos celebrando os 30 anos da Sinfonia das Buzinas e 30 anos do Movimento Diretas-Já.
É preciso começar agora, a agitação.

A CANÇÃO DAS BUZINAS será o primeiro passo para a comemoração.
Ouça ela aqui:
http://www.dzai.com.br/antunes/video/playvideo?tv_vid_id=218238

Se gostar de minha canção, vote nela.
Acesse: 
http://www.correiobraziliense.com.br/canta-brasilia/
Clique em: VOTE
Escolha a canção na enquete à direita.
Clique em VOTAR
Digite o código de segurança.

Obrigado, abraço,
Jorge Antunes
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