Cartazes de filmes de terror

Todos esses posters, affiches ou cartazes cinematográficos são (aos apreciadores do gênero) bonitos e terríveis.

 


 

                                                        

 

 

 

 

 

 O CINEASTA AMERICANO GEORGE A. ROMERO,

dos "filmes de zumbis"; foi um personagem -

um sacerdote afrodescendente (ou hispano-americano) -

de um de seus filmes que pronunciou o seguinte:

"When there's no more room in hell, the dead will walk the earth" (*),

SENDO QUE, SE O INFERNO SE ENCHEU DE "gente",

EVIDENTEMENTE TAIS ALMAS FORAM PARA LÁ MANDADAS

EM RAZÃO DE ATOS PRATICADOS por aqui mesmo, no

assim chamado  "aquém túmulo": ROMERO É UM MORALISTA

EMPEDERNIDO, UM VERDADEIRO ESOPO DE NOSOS DIAS, uma

vez que a "MORAL DA ESTÓRIA" é evidente

 

(*) - O AVÔ DO PERSONAGEM, NA ESTÓRIA, TINHA OUVIDO

A FRASE DE SEU AVÔ, UM PADRE DA ILHA CARIBENHA DE TRINIDAD:

Romero dá indicações de localidades precisas. E O NETO DO SACERDOTE

DE TRINIDAD PERGUNTA AOS SEUS INTERLOCUTORES: "- You know Macumba?

Voodoo. (...)" (http://blog.dirtyleaves.com/). [NO BRASIL, O ESCRITOR AMAZONENSE

MÁRCIO SOUZA RESOLVEU INSERIR, COM GRANDE HABILIDADE LITERÁRIA E

RESPEITO POR RELIGIÕES ALHEIAS, EM SEU ROMANCE Mad Maria, CRENÇAS

RELIGIOSO-METAFÍSICAS A RESPEITO DE ZUMBIS; COMO SE SABE, ESSE LIVRO,

Mad Maria, SERVIU DE INSPIRAÇÃO À MINISSÉRIE CORRESPONDENTE, DA TV

GLOBO (BRASIL); veja, se tiver tempo e interesse,  a reportagem jornalística

sobre MAD MARIA (minissérie televisiva) que esta Coluna já reproduziu,

na parte final de:

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/o-professor-inesquecivel-de-paulo-henrique-amorim,236,2653.html]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

QUEM MOSTRA AS REVISTAS À MENINA QUE EM SEU COLO ESTÁ NÃO

É OUTRO SENÃO O GRANDE MESTRE DO TERROR BORIS KARLOFF

(1887 - 1969)

(Só a foto: http://thrillingdaysofyesteryear.blogspot.com/2009/11/boris-karloff-blogathon-day-5-as-sure.html)

 

 

(http://thrillingdaysofyesteryear.blogspot.com/2009/11/boris-karloff-blogathon-day-5-as-sure.html)

 

 

 (http://www.series.net.br/Anos-40-50-60.php)

 

 

The Addams Family 

(http://www.imdb.com/title/tt0101272/)

 

 

 (http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/fotos/chico-anysio-revive-seus-personagens-em-especial-6.html)

 

 

(http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/files/2009/04/gexx1181.jpg)

 

 

 (http://www.mixsp.com.br/blogmix/?cat=9&p=37, onde se lê:

"Eu realizei um trabalho que tenho muito orgulho! Um documentário que conta a vida e a obra de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Toda a sua vida está ligada ao cinema. Como eu amo a sétima arte, foi uma grande oportunidade pra mim.  Essa foto estou com minha equipe e o Zé que é uma pessoa simples, mas, tem grande importância na cultura popular do país. Não foi reconhecido no Brasil, porém, premiado em terras estrangeiras, onde é chamado de Coffin Joe. Vele a pena conhecer sua história". (CLAUDIA - a moça bonita que está no centro da fotografia -, no seu blog contido em MIXSP, cujo nome completo procuro descobrir para aqui informar).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GEORGE A. ROMERO, um "gênio E MEIO" DOS FILMES DE TERROR DOS MORTOS QUE ANDAM (OS ZUMBIS), por assim dizer PERDEU A PACIÊNCIA COM O CONSUMISMO E O DESRESPEITO COM OS IMIGRANTES: é um  padre (mas poderia ser um pastor) ou é um pastor (mas poderia ser um padre) quem explica, no primeiro filme colorido sobre OS ZUMBIS, A RAZÃO DE OS MORTOS ESTAREM SE LEVANTANDO. SIM, EXISTE UMA GRANDE CULPA, de acordo esse grande criador do cinema estadunidense da atualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OS MORTOS TAMBÉM DANÇAM: O SAUDOSO MICHAEL JACKSON, NO CLIP THRILLER, O MAIS ASSISTIDO DE TODOS OS TEMPOS: ele entendeu a mensagem de Romero

(A LEGENDA É DA COLUNA "Recontando...", MAS A FOTO DO CLIP, NA WEB, ESTÁ EM:

http://biscoitoecha.wordpress.com/2009/06/26/

 

 

 

                                                       A Chico Anysio, inventor do vampiro brasileiro Bento Carneiro,

                                                        a José Mojica Marins, mestre do terror nacional, a

                                                        George A. Romero, que atribuiu UMA CULPA

                                                         à civilização ocidental excludente e racista

                                                         (apesar de ser ele próprio de origem caucasiano-européia),

                                                         a Michael Jackson, que faz falta,

                                                         aos roteiristas, atores e demais profissionais que

                                                         colaboraram na elaboração das séries televisivas e filmes com

                                                         A FAMÍLIA ADDAMS, especialmente à memória do ator

                                                         Raul Julia - que era grande amigo de Sonia Braga - 

                                                         e a saudoso Fantomas, lutador de luta-livre (Guerino Cicon,

                                                         marceneiro de Piracicaba-SP, que não tinha as "pernas duras", 

                                                         vale dizer, os joelhos que não dobravam, na encenação

                                                         atlético-teatral digna de registro histórico-semiótico que

                                                         encontrou um continuador no Verdugo, do tele-catch do

                                                          Rio de Janeiro, TV RIO) e

                                                          AO TERRAQUEAMENTE IMORTAL BORIS KARLOFF

                                                                                       

"(...) Uma família horripilante, encantadora, sarcástica e hilária, que passa por todo tipo de aventura possível, com convidados que se desesperam ao ver os hábitos mórbidos e incomuns do clã Addams. Gomez Addams é o chefe da família. Sua adorável esposa Mortícia Addams é uma mulher de pele tão pálida quanto um cadáver, com cabelos longos e vestidos idem. Gomez e Mortícia tem um casal de filhos como eles. Wednesday (Wandinha) é uma menina sádica e um tanto quanto soturna, que adora brincar com seu desmiolado irmão Pugsley (Feioso), submetendo-o a vários tipos de tortura... e ele adora!  Na mansão Addams ainda moram a vidente Vovó Addams , que foi dito no episódio da série O Romance de Mortícia que ela era mãe do Gomez, e o tio Fester Addams (Tio Chico no Brasil), que era o tio de Mortícia na série original e o irmão de Gomez no filme, além de ser especialista em explosivos.  Não se pode esquecer do mordomo Lurch (Tropeço), que mais parece um Frankestein e do Thing (Mãozinha). Quem também dava as caras sempre era o Primo Coisa, que além de membro influente do governo era literalmente uma montanha de cabelos em pessoa. Os principais "inimigos" dos Addams eram seus vizinhos da casa ao lado. (...)". http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Fam%C3%ADlia_Addams)

 

"(...) 

Já em Zumbi: O Despertar dos Mortos [O PRIMEIRO COLORIDO SOBRE ZUMBIS, DO DIRETOR GEORGE A. ROMERO], o alvo da crítica de George Romero passou a ser o comportamento consumista e preconceituoso do cidadão americano. O filme se inicia com uma invasão da SWAT a um edifício habitado por imigrantes hispânicos e afro-caribenhos que desrespeitaram a lei marcial imposta de entregar ao governo americano os mortos e feridos, visando reduzir e eliminar a praga dos mortos-vivos. A crítica à postura racista e segregadora americana em relação aos imigrantes e negros fica clara não no sentido óbvio dos zumbis do começo do filme serem negros e hispânicos, mas sim no sentido de que esses grupos se negam a cumprir as leis a eles impostas. Isso só se evidencia em um diálogo politicamente incorretíssimo, logo após a missão no prédio, em que Peter e Francine falam sobre quem eles perderam na epidemia (tradução minha):

Francine: E você, quem você perdeu?

Peter: Uns manos.

Francine: Manos de irmãos ou só… manos?

Peter: Os dois.

Com a chegada ao shopping center, o alvo da crítica muda, passando para os hábitos consumistas norte-americanos que transcendem a morte. Os zumbis se dirigem instintivamente ao shopping e são vistos, inclusive, fazendo compras, empurrando carrinhos transbordando mercadorias, roupas e comidas. Com isso, Romero quis passar a idéia do nosso impulso consumista de nos empanturrarmos de coisas que não precisamos, já que zumbis não precisam de comida, roupas, etc., pois estão mortos. Assim como nós, que empanturramos nossos carrinhos de coisas que não precisamos (...)". (http://meiapalavra.mtv.uol.com.br/2008/05/08/a-critica-social-de-george-romero/)

 

SE PARA JOSÉ MOJICA MARINS O MELHOR FILME DE TERROR DE TODOS OS TEMPOS É O BEBÊ DE ROSEMARY, NO ÂMBITO DA COLUNA "Recontando...", A MELHOR SEQUÊNCIA DE TODOS OS FILMES, incluindo os clássicos de BORIS KARLOFF e de MOJICA MARINS - e o citado filme (dirigido por R. Polanski) -, É AQUELA EM QUE UM SACERDOTE-PREGADOR-E-MORADOR DE  BAIRRO POPULAR URBANO-ESTADUNIDENSE (megalópole nos "nossos dias": início dos anos 1980) EXPLICA A RAZÃO DE OS MORTOS ESTAREM a se levantar (SAINDO DA TERRA): trata-se de punição pelos atos praticados pelos vivos. E os mortos que andam, os zumbis, precisam devorar o vivos. OS VIVOS, os "nossos heróis", protegidos ao se trancarem no interior de enorme loja de departamentos, repleta de utilizades e inutilidades, GOSTAM DOS PRAZERES CONSUMISTAS LÁ DENTRO USUFRUÍDOS, quando simplesmente PEGAVAM objetos que antes estavam à venda. POIS OS ZUMBIS, QUE SE DIRIGEM AO LOCAL EM RAZÃO DE memória que para lá os atrai, AGORA NÃO QUEREM CONSUMIR NADA (mas vão pegando, por "memória atávica", uma série de bugingangas, que até caem dos lados dos carrinhos-de-supermercado), ALÉM DE CARNE HUMANA... dos vivos, no sentido de que desejam SE ALIMENTAR DAS CARNES VIVAS DE NOSSOS HERÓIS-CONSUMISTAS. O VIVO, DEPOIS DE MORDIDO, TRANSFORMA-SE EM NOVO ZUMBI, numa "referência" [COM O PERDÃO DO LEITOR RELATIVAMENTE AO MEU EXAGERO],antecipatória, às pestes e pandemias de proliferação incontrolável (AIDS, GRIPE SUÍNA...), SURGIDAS DEPOIS DO LANÇAMENTO DESSE  FILME  VERDADEIRAMENTE VISIONÁRIO, DE ROMERO, que já havia dirigido um filme em branco-e-preto, fabuloso, "de zumbis": a crítica é interna, uma vez que não é, absolutamente, anti-cristã, pelo contrário...  JÁ QUE O CONTADOR DA ESTÓRIA DO FILME - o cineasta Romero - SE IDENTIFICA COM UM DISCURSO EMANADO DE UM PADRE CUJA CRENÇA RELIGIOSA FOI POSSIVELMENTE FUNDIDA COM CRENÇAS DE ORIGEM AFRICANA (Romero fala por milhões de pessoas mestiças, talvez por centenas de milhões "de almas"...)

COLUNA Recontando estórias do domínio público

 

"Não devemos esquecer que existe vida ANTES da morte"

                 Prof. Dr. Norval Baitello Jr., da PUC-SP e diretor do curso de idioma alemão Teuto, de São Paulo (Capital), em conferência pronunciada em Brasília, na Universidade de Brasília, há alguns anos

 

 

11.2.2010 - Há o medo, mas também existe a culpa - O medo é difuso e, muitas vezes, tememos mais as pessoas vivas do que as mortas. Afinal, os espíritos - se é que eles existem, numa espécie de pararrealidade (o "mundo do além") -  não conseguem nos ferir, fisicamente. Só espiritualmente. A menos que alguém com algum "encosto" resolva aprontar das dele. "Das dele" espírito, naturalmente... OU SOBRENATURALMENTE! Bem, se o carnaval, que é um evento muito alegre, aproxima-se, necessária se torna a explicação de aqui se falar em MORTE.  É simples: A VELHA DA FOICE, o VERDUGO, os VAMPIROS, o CONDE DRÁCULA, os ESQUELETOS, A FAMÍLIA ADDAMS e outras entidades terríveis são muito representados nessa época do ano, quando o personagem ZÉ DO CAIXÃO, do grande criador, diretor e ator brasileiro José Mojica Marins - que é um dos 4 patronos desta Coluna (os outros são Chico Anysio, Garrincha e Chacrinha) parece tão banalmente comum.  DICA DA SELEÇÃO do portal CHOCOLADESIGN de filmes de terror É DE Renato Frigo, sócio do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica), a quem, penhorado, acuso o recebimento  da mensagem eletrônica e agradeço a indicação de visita ao site na Internet, concernente aos cartazes.  (Clube dos Leitores de Ficção Científica) F. A. L. B. ([email protected])

 

"Conversando com um amigo hoje pela manhã, falando sobre referências visuais, sobre design gráfico, lembrei que sempre quis fazer um apanhado dos posters feitos para filmes de terror. É interessantíssimo entrar na locadora e ir para a seção de filmes trash antigos, que hoje são clássicos e são referência para alguns designers. Selecionei os melhores posters, os mais interessantes, instigantes, misteriosos, chocantes e divertidos.
Deliciem-se!" (em CHOCOLADESIGN podemos contemplar todos esses cartazes, http://chocoladesign.com/posters-de-filmes-de-terror)

 

 

Tomb of Ligeia

 

 

tales of terror poster1 Posters de filmes de terror

 

 

Silent Madness

 

 

Rosemarys baby

 

 

 

 

Nosferatu

 

 

Little Girl Who Lives Down The Lane

 

 

Legacy

 

 

Kindred

 

 

Invasion of the saucer men

 

 

House

 

 

Halloween

 

 

Fright Night

 

 

Dorian Gray

 

 

Day of the Dead

 

 

Creepshow

 

 

Changeling

 

 

Carrieposter1 Posters de filmes de terror

(http://chocoladesign.com/posters-de-filmes-de-terror

 

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"Boris Karloff como Frankenstein"

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Boris_Karloff)