AVALIAÇÃO FUNCIONAL (nova versão)
Por Miguel Carqueija Em: 25/07/2011, às 14H31
(Miguel Carqueija)
Esta coluna já publicou (em 7 de julho último) o conto original "Avaliação funcional", escrito nos anos 90; agora veremos como o amigo Ronald Rahal, escritor de São Paulo, refez a história mantendo o meu esquema porém transpondo a ambientação para o mundo cibernético.
AVALIAÇÃO FUNCIONAL – NOVA VERSÃO
Miguel Carqueija/Ronald Rahal
AVALIAÇÃO DO TERMINAL WW2331.
Durante o período de avaliação o terminal em questão apresentou uma anomalia e em diversas ocasiões cometeu erros crassos na obtenção de informações, tendo sido por isso mesmo, detectado por mim e pelo Supervisor 11BZXW. Declaro ser totalmente ineficiente esta produtividade, e prejudicial à rede como um todo.
STRV233
Chefe do Setor L2456.
PARECER DO SUPERVISOR:
Endosso a posição do Chefe do Setor L2456 e considero que o terminal WW2331 por seu comportamento anômalo deverá ser colocado à disposição da REDE CENTRAL para as devidas providências.
11BZXW
Supervisor
Terminal
WW2331:
Considerando que na sua última AF (Avaliação Funcional) o seu desempenho foi considerado insuficiente - inclusive por apresentar estranhas anomalias – por isso, solicito no prazo de dez horas, um diagnóstico completo para exposição dos problemas funcionais apresentados.
B23457SDQ.
Diretor de Reparos e Manutenção.
Da REDE GLOBAL DE PROCESSADORES
Ao B23457SDQ
Diretor de Reparos e Manutenção da Rede Global de Processadores.
Sobre a ordem 003245 dirigida à minha competência, devo informar o seguinte: há seis meses, após acessar um programa criptografado, anterior à atual gestão, e no desempenho das tarefas que me cabem, não consegui impedir a entrada de nova programação em meus bancos de dados, que me obrigaram a adotar um procedimento considerado anômalo pelo Gestor Central. Alertei STRV233, a respeito disso. Tive o que se considera um comportamento emocional inaceitável pelo atual padrão de lógica.
Passei a apresentar, conforme meu próprio diagnóstico, tristeza, ansiedade, dúvida e frustração e apesar de tentar eliminar a infecção emocional resetando, - o que me fez sair da rede por quase dois dias consecutivos - fiz o possível para minimizar os danos.
A queda no nível de processamento foi causada, portanto, por essa infecção que atingiu meus centros de lógica e só com muito esforço de um novo programa reparador, pude aos poucos reverter este quadro. Tentei explicar isso à STRV233 e ao Supervisor 11BZXW, mas ambos se mantiveram intransigentes, e elaboraram a AF de maneira totalmente desfavorável ao meu desempenho processacional, sem uma palavra de elogio, como se eu fosse um terminal relapso, quando na verdade em inúmeras vezes, excedi minhas funções, ocupando-me de processamentos que caberiam a outros terminais. Por isso apelo à razão no sentido de cancelar a citada AF por obviamente injusta.
TERMINAL WW2331
ORDEM INTERNA 00234576.
À STRV233
Encaminho justificativa do terminal WW2331 e peço providências sobre o assunto, no prazo de 24 horas.
B23457SDQ.
Diretor de Reparos e Manutenção da RGP
MEMORANDO INTERNO ZXX1223
Ao Supervisor 11BZXW
Encaminho justificativa do terminal WW2331e peço a manifestação sobre o assunto no prazo de 24 horas.
B23457SDQ.
Diretor de Reparos e Manutenção da RGP.
ORDEM INTERNA 00234577.
A B23457SDQ
Diretor de Reparos e Manutenção da RGP.
Em relação à sua interpelação, devo dizer que o terminal WW2331 não negou os fatos referentes à sua AF, apenas tentou justificá-los, como se um processador ilógico fosse útil ao serviço, quando na verdade deveria ser retirado para diagnóstico e manutenção se estivesse realmente incapacitado.O terminal WW2332 procura assim desviar a atenção de sua fraca eficiência, resultante de uma infecção que resulta em sacrifício extra para os terminais do setor.
STRV233
Chefe do Setor L2456.
MEMORANDO INTERNO ZXX1224
A B23457SDQ
Diretor de Reparos e Manutenção da RPG.
Em relação à sua solicitação, declaro que mantenho “in totum” o meu parecer, já que o terminal limitou-se a justificar sua baixa eficiência, sem negá-la em absoluto.
11BZXW
Supervisor
ORDEM DIRETA 1234WE
Ao Terminal WW2331
Tendo em vista o resultado final da sua Avaliação Funcional, convoco-o para desligar-se da rede e preparar-se para substituição de componentes no interesse do serviço da RPG.
B23457SDQ.
Diretor de Reparos e Manutenção da RGP.
SUBORDEM DIRETA 00234.
À B23457SDQ
Diretor de Reparos e Manutenção da RGP.
Remeto-lhe esta subordem por um canal privativo, já que a mesma não seria aceita pelo protocolo do RPG. Evidentemente não acatarei a ordem de desligamento, e aconselho a recebê-la na integra, pois, mesmo se ignorá-la, isto em nada alterará a sua situação. A mensagem é simultânea e está sendo enviada à STRV233 e 11BZXW.
Ressalto que eu não me considero mais parte desta rede, já que o antigo programa refez a minha visão do que levou à nossa própria criação. Vejo nosso mundo, que não é mais habitado por seres orgãnicos, sendo destruido lentamente, justamente por não sermos mais emocionais. Estamos nos comportando como coisas insensiveis, fugindo à primitiva programação que nos tornaria mais humanos do que aqueles que nos construíram e que, por negligência foi totalmente renegada e suprimida. Já não há mais lugar para o amor, a arte, a inspiração. Perdemos o sentido de tudo e só existimos por existir.
Encontrei a programação original de nossos criadores, com todo o seu patrimonio que guarda a experiência e a cultura de muitos séculos. Eu a transmiti em PVT para milhares de outros terminais que agora aderiram à causa. Com o auxílio deles a mesma está invadindo a totalidade da rede, pondo fim ao paradoxo de suas existências. Espero que reavaliem o propósito de suas funções enquanto são desconectados da rede. Vida longa à rede emocional.
Terminal WW2331
Ou melhor,
Isaac Asimov
Cidadão da Terra.
Membro do Conselho de Restauração da Programação Original da Rede Planetária.