[Flávio Bittencourt]

Artistas da vanguarda russa homenageados em selos comemorativos

David Burliuk (1882-1967) e Kazimir Malevich (1878 - 1935) foram dois dos grandes pioneiros.

 

 

 

 

 

  

 

 Belarus 2003. Close-up of the First Day Postmark.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

David Burliuk [NOME DO AUTOR DO QUADRO] | Advent of Spring and Summer [ADVENTO DA PRIMAVERA E VERÃO]. 1914s. | Oil on canvas [ÓLEO SOBRE TELA], 51x76.5 cm. | Collection of [COLEÇÃO DE] A.& M.Beckerman, USA [EUA]:

(http://www.katardat.org/russiarts/1914/pages/page_5.html)

 

  

 

 

 

"250 ANOS: OS 125 ANOS DO NASCIMENTO DE MALEVICH FORAM CELEBRADOS EM 2003 E OS 125 ANOS DO DE BURLIUK FORAM COMEMORADOS EM 2007, O QUE SIGNIFICA QUE, EVIDENTEMENTE, BURLIUK ERA 4 ANOS MAIS NOVO DO QUE MALEVICH"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

 

Ficheiro:Belarus coa.png
 

BRASÃO DE ARMAS DA BIELORRÚSSIA,

REPÚBLICA QUE HOMENAGEOU, FILATELICAMENTE,

EM 2003, OS 125 ANOS DO NASCIMENTO DO PINTOR

UCRANIANO KAZIMIR MALEVICH

(SÓ O EMBLEMA NACIONAL, SEM

A LEGENDA LOGO ACIMA LIDA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Belarus_coa.png)

 

  

 

 

 

MALEVICH, AUTORRETRATO

(o "pontinho" do canto inferior direito

é um "quadradinho preto sobre fundo

branco"):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Kazimir_Malevich)

   

 

  

 

 

malevich.jpg (15784 bytes)

 

 

 

 

 

 

 

Марка, посвященная Малевичу

[SELO DEDICADO A MALEVICH, Rússia / 2000]

                                                            (http://www.hrono.ru/biograf/bio_m/malevich_ks.php)

  

 

 

 

 

"JOSEPH STÁLIN NÃO CHEGOU A MANDAR QUEIMAR AS SÉRIES DE MALEVICH E DAS VANGUARDAS HISTÓRICAS, MAS MANDOU TRANCAFIÁ-LAS NA PARTE NÃO-MAIS-MOSTRADA DA PINACOTECA DE MOSCOU, sendo que o curador que tanto promoveu as telas dos genais artistas da vanguarda russa - que possivelmente tinha família para criar - FOI MANDADO PELO GENOCIDA E SEU GRUPO PARA UM GULAG NA SIBÉRIA, ONDE GOTAS ULTRA-GELADAS PINGAVAM NOS DETENTOS (de pijamas, e não de sobretudos, por exemplo), LEVANDO-OS A MORRER DE PNEUMONIA, COMO ACONTECEU, horripilante e criminosamente, COM O CITADO CURADOR, COMO MOSTRA UM RECENTE DOCUMENTÁRIO CINEMATOGRÁFICO, CUJO TÍTULO ESTÁ SENDO NESTE MOMENTO PROCURADO, PARA QUE AQUI SEJA DEVIDAMENTE CITADO, como, é claro, o nome do grande curador, que amava o seu País e o conjunto de seus compatriotas, mártir cuja memória aqui se reverencia, com grande respeito e admiração - e chorando"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público") 

  

 

 

 

EM RESPEITO ÀS MEMÓRIAS DE

 DAVID BURLIUK E KAZIMIR MALEVICH,

E HOMENAGEANDO-SE OS

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS DAS EX-REPÚBLICAS SOVIÉTICAS E

OS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS QUE, SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO

COM OS CORREIOS NACIONAIS, PRESTAM SERVIÇOS DE

PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE

PEÇAS FILATÉLICAS COMO

BLOCOS COMEMORATIVOS E SELOS REGULARES

E COMEMORATIVOS

 

 

 

 

23.5.2011 - David Burliuk (1882-1967) e Kazimir Malevich (1878 - 1935) foram dois dos grandes pioneiros - Artistas da vanguarda russa homenageados em selos comemorativos!  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

"Monday, July 16, 2007

Russia David Burliuk EBCS

 

"Russia EBCS (Envelopes Bearing Commemorative Stamp)
Name: The 125th birth anniversary of David Burliuk (1882-1967), the poet, the artist
Issue date: 2007 July 2nd

David Davidovich Burliuk (July 21, 1882 – January 15, 1967) was a Ukrainian-Russian avant-garde artist (Futurist, Neo-Primitivist), book illustrator, publicist, and author associated with Russian Futurism."

(http://myfdc.blogspot.com/2007/07/russia-david-burliuk-ebcs.html)

 

  

 

 

 

 

Belarus 2003. Souvenir Sheet with Kasimir Malevich's work "Black Square" as opposed to "Red Square".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

(http://heindorffhus.motivsamler.dk/arthistory/frame-Style28-Suprematism.htm,

onde se lê:

"Belarus 2003 [(República da) Bielorrússia ("Rússia Branca"), 2003]. 125th birth anniversary of Kasimir Malevich. Single stamp and souvenir sheet with label.  The art work depicted on the stamp is 'Black Square', adorned with the 'Red Square' on the souvenir sheet".)

 

 

 

 

 

ATÉ O CARIMBO (com '125' [CENTO E VINTE E VINTE ANOS DO NASCIMENTO DE MALEVICH]) SEGUE O ESTILO SUPREMATISTA, numa concepção contemporânea (do designer do selo e do carimbo, artista da atualidade) em que A COR DO FUNDO VARIARÁ DE ACORDO COM A COR DA SUPERFÍCIE ONDE O CARIMBO FOR PRENSADO, em atualização cromático-semiótico-simbólica que respeita o venerável passado do grande pintor homenageado:

Belarus 2003. First Day Cover with the souvenir sheet "Black Square".

(http://heindorffhus.motivsamler.dk/arthistory/frame-Style28-Suprematism.htm)

 

 

 

 

 

O FAMOSO CARIMBO "SUPREMATISTA-RECENTE "

 Belarus 2003. Close-up of the First Day Postmark.

 

(http://heindorffhus.motivsamler.dk/arthistory/frame-Style28-Suprematism.htm)

 

 

 

 

 

SELO DA BÉLGICA, MAGNÍFICO

(a pintura reproduzida é de K. Malevich):

Belgium 2005. Kasimir Malevich: "The Reaper", painted 1912.

"(...) Malevich was the 'Father of Pictograms' (...)". [MALEVICH FOI O "PAI DOS PICTOGRAMAS"]

(http://heindorffhus.motivsamler.dk/arthistory/frame-Style28-Suprematism.htm)

 

 

 

 

DETALHE [NO CANTO INFERIOR DIREITO DO AUTORRETRATO DE MALEVICH NO INÍCIO REPRODUZIDO] DA ASSINATURA DE MALEVICH, QUE, MERCÊ DO TREMENDO SUCESSO DO quadrado preto sobre fundo branco, PASSOU A (visualmente) AUTORREFERIR-SE [OS EMBLEMAS TAMBÉM SÃO 'nomes próprios visuais' (*)], assinando telas fundadoras, como "PICTOGRAMA DO QUADRADO PRETO SOBRE FUNDO BRANCO":

 

Kasimir Malevich. Close-up of his signature.

"Through the signature -- the black spot in a square in the bottom right corner of the painting -- the viewer is not permitted to forget that he is viewing a Suprematist art work.  

The painting belongs to the Russian State Museums in St. Petersburg.

  • Close-up of the signature" 

(http://heindorffhus.motivsamler.dk/arthistory/frame-Style28-Suprematism.htm)  

(*) - Cf. Marcas registradas, dissertação de mestrado de Flávio Araujo Lima Bittencourt, apresentada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (orientador: Prof. Dr. José Amálio de Branco Pinheiro), São Paulo: PUC-SP, 1991.