Animais na Heráldica (XV)
Por Flávio Bittencourt Em: 17/12/2009, às 14H56
Animais na Heráldica (XV)
Nas HQ há o Batman, que é o homem-morcego, e na armaria civil existem os morcegos nos emblemas.
Nesta Coluna, procura-se mostrar que existe certa afinidade entre heráldica, estórias maravilhosas, lendas e cultura de massa contemporânea. Neste caso, entre a heráldica (ciência, arte e semiótica dos brasões) e a nona arte (a arte das estórias em quadrinhos). Nos estudos semióticos sobre brasões de armas, leva-se em consideração, também, o suporte material onde o emblema está representado; por exemplo: considera-se muito diferente (1) uma holografia marcária de (2) um brasão de apenas uma cor projetado, digamos, no Morro do Pão de Açúcar, de um (3) logotipo [logótipo, em Portugal] figurado num selo postal, de (3) certa marca-símbolo minusculamente pintada na unha de uma moça, de (4) uma bandeira nacional pintada num foguete e assim por diante...
Veja os brasões abaixo reproduzidos, por exemplo, entremeados com imagens do homem-morcego, dos quadrinhos. [Brevemente, aqui: ARANHAS EM BRASÕES e O HOMEM-ARANHA.]
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fiefbergen_Wappen.png
(http://animemix.wordpress.com/2008/11/09/batman-gotham-knights/)
(http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Escudo_provincia_de_Albacete.svg)
(http://mixcafe.wordpress.com/2006/11/27/o-cavaleiro-das-trevas/)
(http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Escudo_de_Valencia_2.svg)
(http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Escudo_de_Santa_Fe_de_Antioquia.svg)
(http://www.texbr.com/forum/viewtopic.php?t=3707)
(http://sattotal.blogspot.com/2009_08_30_archive.html)
(http://www.texbr.com/forum/viewtopic.php?t=3707)
===
DIÁLOGO INTERESSANTE ENTRE ESPECIALISTAS EM BATMAN ("PERGUNTAS YAHOO")
"O que você acha da nova fase do Batman no cinemas iniciada por Batman Begins?
E você acha que ficara bom o filme da liga da justiça qual sua opinião sobre esses fatos?".
Sobre os filmes anteriores:
Batman, o Homem-Morcego (Batman, 1966): Foi um bom filme, dentro do que se propunha a ser, uma caricatura. Mas, Adam West não tinha altura e peso pro papel, o filme mal explorava a dupla identidade do herói, e não há nenhuma referência à morte dos pais dele (mesmo sendo uma caricatura, merecia alguma referência). Também não gostei muito do Bat-repelente de tubarão, e Cesar Romero teria sido melhor Coringa sem aquele bigode. Pelo menos, Burt Ward ainda servia para o papel de Robin, mesmo com 21 anos de idade na época, e Lee Meriwether substituiu muito bem Julie Newmar (a primeira Mulher-Gato do seriado, sendo depois substituída em definitivo por Eartha Kitt), no papel de Mulher-Gato. Curiosidade: este filme foi feito por uma mulher (sério!!!), uma tal de Leslie H. Martinson (???), que tem 92 anos (!!!). Pena NÃO terem LANÇADO uma versão DUPLA em DVD do filme, mas tudo bem, a versão SIMPLES que saiu deu pro gasto.
Batman - O Filme (Batman, 1989): Não é um filme ruim, mas Michael Keaton fisicamente não é o Batman, nem aquela roupa se adequava a ele, e não gostei dos atores que fizeram Harvey Dent e e Comissário Gordon. Além disto, a Gotham City ficou com muita cara de cidade dos mortos, achei que, não ficou muito legal. E se Tim Burton tivesse lido as HQs, saberia que, o Coringa tanto não matou os Wayne que, ele e Bruce Wayne têm a mesma idade. E para finalizar: Vicki Vale descobre na maior moleza quem é o Batman (mal haviam se conhecido!), e aquele lance do "Eu criei você, mas você me criou antes!" (Batman para o Coringa) foi meio furado...
Batman - O Retorno (Batman Returns, 1992): Aqui, Gotham City fica mais exagerada como cara de cidade de mortos ainda, volta Michael Keaton (que é um excelente ator, mas seu porte físico e sua roupa voltaram a limitá-lo, embora em menor grau), e o mesmo Comissário Gordon pamonha, barrigudo e inexpressivo! As origens do Pingüim e da Mulher-Gato são totalmente mentirosas e surrealistas (alguém explicou a Tim Burton que, Mulher-Gato e Pingüim são apenas codinomes, e não envolvem a presença de bichos em suas origens?), a Mulher-Gato não poderia ter 7 vidas, e ficou quase parecendo um filme de terror. Novamente, é um bom filme, mas também não se foca muito na origem do Batman, e sua dupla identidade continua exposta facilmente. Em suma, podia ter sido muito melhor, assim como o filme anterior (que é melhor do que este), mas ainda diverte.
Batman Eternamente (Batman Forever, 1995): Primeira coisa: Val Kilmer não tem queixo e nem cabelo moreno para ser Batman (apesar que, o cabelo ainda é passável), o Batman NÃO é um herói carnavalesco, e NEM tem mamilos nas roupas! Joel Schumacher NÃO entende NADA de Batman, o cara ter tido mais de 10 filmes sérios no currículo, NÃO quer dizer absolutamente NADA, foi uma contratação BASTANTE infeliz! Val Kilmer faz um Batman sem expressividade nenhuma, nem tanto por sua desmotivação no papel, mas a direção do filme é uma merreca! Tim Burton faria deste roteiro um EXCELENTE filme, e quem foi que disse que, o Duas-Caras é cômico, e que o Robin é um mauricinho de quase 30 anos (odiei a atuação de Chris O'Donnell, quanto ao Tommy Lee Jones, é um excelente ator, mas sequer devia ter aceitado o MTV Movie Awards de Melhor Vilão por esta coisa!). E aquele Batmóvel, que m3rd4 foi aquela que, o Senhor Joel fez com o carro? E para piorar, se foca menos ainda na história de vida do Batman, volta o MESMO Comissário Gordon, e o Batman está QUASE livre de seus traumas (!!!)! É um filme assistível, mas NÃO é BOM, e foi BEM menos RUIM que o filme seguinte.
Batman & Robin (Batman & Robin, 1997): PRONTO, este filme ACABA de vez com TUDO o que havia de BOM nos anteriores! Tirando as atuações de Arnold Schwarzenegger, Uma Thurman e o cara que faz o Alfred, algumas lições importantes (como: a vitória na vida está em lutar pelo que é certo, citação de Alfred para Bruce) e o fato do George Clooney ter sido o ator com mais cara de Bruce Wayne, o filme é uma gigantesca e grotesca m3rd4! Chris O'Donnell está BEM pior do que no outro filme (ao menos, tirou o brinquinho da orelha), e o que foi aquela roupa de Asa Noturna, e quem disse também que, Alicia Silverstone (de traje de caçadora) tem porte e atuação para ser Batgirl? Melhor nem mencionar o que fizeram com o Bane, e aquela roupa de Batman é um VERDADEIRO lixo, e aquele neón TODO QUASE cega um indivíduo comum... E o Batcartão de crédito, o NOVO Batmóvel, e a volta do MESMO Comissário Gordon (atuação piorada, SE fossem BONS a atuação e o porte físico do ator, NEM tinha problema de reduzirem a participação dele.)? Acho que, JÁ falei DEMAIS, o filme mereceu ser indicado 11 (!!!) vezes ao Framboesa, pena SÓ ter ganho UM (pior atriz coadjuvante, para Alicia Silverstone). Hoje em dia, o Senhor Joel sabe/entende que, o Batman tem que ser bem sombrio, atormentado e perturbado, mas a carreira dele continua em BAIXA, e por JUSTA causa.
Mulher-Gato (Catwoman, 2004): Tá, eu sei que, não tem nada a ver com o Batman, mas também quero falar sobre ele. SÓ se salvam as atuações da Sharon Stone e Lambert Wilson, principalmente porque, o filme COPIA os dois Batman de Tim Burton, o filme O Corvo com Brandon Lee, e Homem-Aranha 1 e 2. AQUILO que, o diretor Pitof chama de Mulher-Gato NÃO é Mulher-Gato nem aqui e nem na Austrália, quiseram fazer algo "divertido", e se ferraram... A Mulher-Gato da Halle mistura a Tiazinha, um bombeiro e o Ace Ventura, e que origem MAIS mentirosa é aquela, e gatos por acaso jogam basquete, pilotam motos, usam chicote, lutam capoeira e escalam paredes/andam nelas? E NEM é preciso falar da Halle TODA iriçada na rua com os cães, a vilã com rosto DURO como MÁRMORE, e o imbecil do Benjamin Bratt, não é mesmo? E o diretor AINDA se negou a receber seu Framboesa de Ouro de Pior Diretor, insistindo que foi um filme "DIVERTIDO", o Joel Schumacher AO MENOS SE desculpou pelo que fez... Felizmente, NUNCA farão uma seqüência DESTA coisa, e que identidade secreta foi aquela, Patience Philips?
Batman Begins (Batman Begins, 2005): MUITO bom MESMO, REALMENTE EXCELENTE, o realismo AJUDOU MUITO, mas AINDA QUERO ver o Pingüim numa seqüência. O ÚNICO Batman realmente próximo das HQs (isto em Live-Actions, pois os desenhos, QUASE TODOS foram MUITO próximos!), e REALMENTE prendeu a MINHA atenção, EMBORA MEIO LONGO. Mas acho que, Katie Holmes foi MAL-aproveitada (felizmente, no próximo, a Rachel Dowes será a Maggie Gyllenhaal, e ela é BEM MAIS adequada do que a Katie), mas NÃO precisava investirem TÃO POUCO na fantasia, mas TUDO BEM, foi o MELHOR Batman, SEM DÚVIDA! Christian Bale É o Batman, tanto no físico, como na atuação e figurino (mas, para ficar PERFEITO, faltava ter um queixo MAIS quadrado, um cabelo MAIS empretecido, e MELHOR SUTILEZA na troca de vozes - neste quesito de voz, TODOS foram MELHORES (MENOS o Clooney, que NÃO trocou as vozes), mas Bale AINDA se saiu BEM nesta). Christopher Nolan LEU, ESTUDOU e APROVEITOU BEM as HQs, para fazer o MELHOR Batman da HISTÓRIA, e o cara é REALMENTE INCRÍVEL como diretor!
Mas, uma coisa que acho muito engraçada é que, tivemos antes 5 filmes do Batman, e NENHUM mostrou as Indústrias Wayne (o Batman Eternamente chegou perto, mas não mostrou a empresa de verdade), e NENHUM teve um clima SOMBRIO DECENTE (a versão com Adam West ainda passa, pois era uma caricatura, e das outras 4, 2 tiveram uma Gotham com cara de terra dos zumbis, e 2 tiveram uma Gotham com cara de carnaval brasileiro), e também NÃO tivemos NENHUM vilão das HQs MENOS popular (como Chapeleiro Louco, Cara de Barro e Morcego-Humano, por exemplo), mas TUDO isto MUDOU, com Batman Begins. O próximo filme se chamará O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), leia mais sobre ele em (a seção abaixo pode ser atualizada TODOS os dias):
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Dark_Kn…
Falou!
AH, esqueci de falar do filme da Liga, além deste filme, farão o Batman vs. Superman, ambos terão que ficar excelentes, senão, não entra muita grana no cofrinho da Warner... Só odiei saber que, Christian Bale e Brandon Routh (Superman - O Retorno) ficarão de fora, mas tudo bem, veremos quem serão os próximos intérpretes dos dois heróis.
Fonte(s):
Obrigado pela sua resposta! ".