Cunha e Silva Filho

                              Ao concluir a leitura de Correntes cruzadas (Rio de Janeiro: Editora A Noite, 1953, 1953, 383 p.), fico a pensar na  ação dinâmica de um intelectual determinado que, com o tempo,   resultou   em efetivas mudanças no domínio dos estudos lliterarios no país, se não imediatas, mudanças a médio e longo prazo.
                          Obra polêmica, às vezes  com traços de paixão exagerada pelo desfecho de suas aspirações e planos, não deixa de constituir um panorama, como era do feitio do crítico Afrânio Coutinho (1911-2000), do que o maior estudioso do Barroco entre nós pôde escrever sobre o que presenciara na vida literária brasileira, sobretudo no domínio da crítica literária, da historiografia literária e no ensino de literatura brasileira e de Literatura em geral.
                              Personalidade polêmica, por vezes contraditória, mas sempre corajosa, meteu o dedo na ferida do que via no Brasil como grandes mazelas e atrasos culturais que vigoravam nos anos 1948 e 1953, que são os intervalos de tempo compreendido  na reunião de alguns textos recolhidos de sua coluna dominical no Diário de Notícias do Rio de Janeiro. Esclarece Coutinho, na sua longa introdução ao volume, que neste havia incluído outros textos saídos em diferentes épocas e publicações.   

                               Percebe-se nitidamente nos textos compilados e selecionados, sem rigor cronológico, que o estudioso conhecido como o introdutor do new criticism no país, ao ter saído  da Bahia, estava decidido a abrir caminhos na vida literária carioca, sobretudo após a sua permanência nos Estados Unidos de 1942 a 1947, período em que lá trabalhou como redator-secretário do Reader’s Digest (Seleções) e, como estava nos seus planos de intelectual, aproveitou para realizar cursos na Universidade de Colúmbia e em outras instituições universitárias americanas.

                            Essa temporada nos Estados Unidos foi-lhe utilíssima à formação literária nas áreas da crítica, na teoria literária, na historiografia literária, na literatura comparada e na atualização das áreas do ensino de letras, história e filosofia, tendo sido naquele período aluno de Jacques Maritain (de quem traduziu duas obras) e de eminentes professores universitários, grandes scholars , tais como René Wellek, Austin Warrren, Roman Jakobson entre outros grandes estudioso da literatura e da linguística de renome universal.
                         

                         Foi com essa formação sólida e renovada que, de volta ao país, deu continuidade aos seus planos e ambições intelectuais. O então jovem intelectual baiano não sossegou nas suas pretensões de galgar posições de relevo na história da crítica literária brasileira e na transformação radical de novos hábitos de estudos da sua área, tendo como meta tanto o ensino médio quanto sobretudo o universitário, onde firmou seu nome e conseguiu respeitabilidade de seus pares. Mas, tudo conquistado a duras penas, arrostando os obstáculos do meio literario e cultural do Rio de Janeiro, já com as suas lideranças e grupos dominantes, ou, conforme Coutinho gostava de assinalar, com as suas ”igrejinhas, "suas “futricas”, seus parti-pris, suas lideranças no jornal, no ensino, na produção editorial, na vida literária em geral. 
                       

                        Afeito ao desenvolvimento alcançado nos meios culturais americanos, Coutinho estava pronto para aqui desbravar horizontes novos nos campos da crítica literária através da divulgação e doutrinação do new cirtricism, ou como ele, preferia rotular, “nova crítica”, que, de resto, não era estritamente a corrente de procedência anglo-americana, mas que na verdade seria um movimento de ruptura de métodos e approaches que, em diversas partes do mundo desenvolvido, estava se consolidando em novos princípios teóricos lastreados pelas descobertas dos estudos da literatura com fundamentos científicos que fariam a passagem da corrente crítica impressionista para a crítica formalista, ou estilística, ou poética, valorizando a obra nos seus componentes estéticos, intrínsecos, i.e., dando valor capital à autonomia do aspecto literário, da análise e interpretação da obra literária, alterações estas que vieram colocar o historicismo, o determinismo, de orientação tainiana, ou anatoliana, ou saintbeuviana, em segundo plano.

                     O que se desejava, com a nova visão teórica da Literatura era distinguir na obra as características formais, e específicas da linguagem, sua literariedade, seus artifícios e estratégias de composição, sua retórica, que a tornassem um produto da técnica, um artefato,resulstante não só do   talento individual, do preparo e estudos sérios,  mas  sem  amadorismo e  aventureirismo intelectual ao  lidar com as questões de Literatura, sem laivos subjetivistas de fundo romântico, sem mais a ideia de “gênio criador”  tão forte no século  19.
                     Em segundo plano, ficariam os elementos extrínsecos, como a biografia do autor, a sua situação social, a sua época, o seu espaço de atuação. Quer dizer, os estudos literários deslocaram o eixo de interesse do autor para a obra em si Esta é que importava para o entendimento do que fosse a obra literária, nos seus diversos gêneros. São esta questões de que se ocupa Coutinho em grande parte de seus artigos em Correntes cruzadas.
                   Evidente que um crítico ainda desconhecido nos meios intelectuais do Rio de Janeiro e surgindo com um instrumental de renovação do establishment literário que encontrava diante dele, não encontrou facilidade de nele penetrar com as suas novidades trazidas dos centros americanos de Letras.
                  Encontraria resistências, desconfianças nos hábitos já enraizados de cultura predominantemente francesa, que tinha no seu bojo a prática dominante do impressionismo crítico com seus reflexos no ensino médio e superior, no jornal através da crítica de rodapé com seus nomes estabelecidos, alguns dos quais desfrutando de real reconhecimento como foi o exemplo do notável crítico Álvaro Lins acompanhando, nos rodapés do Correio da Manhã, a segunda fase da produção do Modernismo, tanto na ficção, quanto na poesia e no teatro. Ao lado de Álvaro Lins, se achavam outros ilustres críticos como Tristão de Athayde, Temístocles Linhares, Olívio Montenegro, Sérgio Buarque de Holanda, Wilson Martins e, mais tarde, Antonio Candido, entre outros. Cada um desses seguia sua própria orientação crítica, ora de cunho impressionista e humanístico, ora de abordagem sociológica, mas já se servindo de princípios renovadores teóricos visando a componentes estéticos no julgamento do fenômeno literário. Seria, um pouco mais adiante, o caso de Antonio Candido e outros. Ou seja, havia críticos e críticos.
                Entretanto, Coutinho vinha para realizar rupturas radicais, tanto no domínio da crítica, da teoria literária, da historiografia literária quanto da pedagogia da literatura, que deveria oxigenar-se dos seus sólidos conhecimentos assimilados nos Estados Unidos e implantados no ensino médio (Colégio Pedro II) e na universidade. Primeiro, em 1950, no Instituto La Fayette da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na qual viu triunfante o seu projeto de criação da disciplina teoria literária, depois, na cátedra de literatura brasileira da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
                "Correntes cruzadas,"  a seção  que sustentou,  segundo já  assinalei, no Diário de Notícias do Rio de Janeiro,se torna, assim, o seu espaço de combate sem trégua contra a crítica impressionista, não poupando nem seus maiores e mais acatados cultores, tendo à frente o crítico Álvaro Lins com o qual encetou uma polêmica declarada com seus artigos na coluna do Suplemento Literário do Diário de Notícias. Afrânio Coutinho, no volume que estou comentando, tem páginas em que se pode ver bem a quem se destinavam os seus ataques, que, por terem o sinete da polêmica desabrida, extrapolam em suas invectivas muitas vezes  de forma injusta. 
               O livro, porém, dedica a maior parte de seus artigos a difundir suas ideias teóricas sobre crítica, teoria literária, valorização dos estudos de literatura comparada, parte do volume que na verdade valoriza o todo dos seus textos e onde se nota a sua grande contribuição para a divulgação  de todas as questões fundamentais atinentes  aos estudos literários.
              A melhor parte de Correntes cruzadas encontra-se na defesa intransigente de mudanças  nos  estudos literários no país,  os quais, segundo  o autor, devima ser feitos em bases renovadas. O  que,  de fato ocorreu, pois até hoje, estão dando  frutos mesmo se considerarmos todos os avanços por que passaram os estudos de literatura entre nós, com  novas correntes do pensamento crítico, elevando ainda mais o nível de qualidade do ensino superior de Letras no país quanto  a orientações teóricas e sua produção na crítica, no ensaio, nas novas disciplinas que deram seus primeiros sinais de vitalidade na  ainda na época de Coutinho, como a ciência da literatura, a teoria literária, a literatura comparada, a poética, os estudos de literaturas modernas e antigas. O fermento dado por Coutinho teve frutos,  amadureceu e cresceu.

             Em Correntes cruzadas, há passagens notáveis em que o critico sai do estritamente literário e envereda pela crítica de natureza social, e política, quando descreve, com grande sensibilidade, a vida capitalista americana, com seus erros e acertos. A obra traz artigos, comentários, fragmentos de citações de grandes autores, sobretudo ingleses e americanos, o que demonstra a sua constante preocupação por se mostrar atualizado, ao corrente do que se produzia então  nos Estados Unidos, na Europa. Os fragmentos de textos são lições indiretas de sua finalidade precípua, pondo o  nosso país a par do que de melhor se produzia nos país adiantados do mundo, nos dominós da literatura e do pensamento crítico universal.
             Por vezes, se nota alguma redundância na focalização de temas e ideias no campo da crítica e da história literária Mas, este defeito é ofuscado pelas páginas originais e sensíveis que dedica à Literatura, como aquelas páginas que, com descortino e argúcia,  fala da importância da descentralização da vida literária e cultural brasileira, ou daquele artigo em que mostra todo o seu respeito e admiração pela literatura produzida na Bahia, ressaltando suas qualidades e sua força lírica, seus intelectuais, sua produção de peso, uas grandes figuras de nível nacional.
             Em Correntes cruzadas, o leitor está sempre tomando lições de Literatura, ampliando seus repertório e vendo o quanto um crítico sério consegue imbuir-se de invejável capacidade de leitura de autores, temas e obras sem fronteiras de nacionalidades.
             Não poderia afirmar que Coutinho, em seus artigos desta obra  tenha acertado sempre, nos seus juízos e julgamentos, como no excessivo plano superior em que coloca Sílvio Romero e, em menor posição, José Veríssimo, sobretudo tendo em vista que o último foi sempre tido como o crítico que maior relevância deu ao elemento estético na análise de obras, ao passo que o primeiro, inegavelmente um primoroso historiador literário e de grande capacidade produtiva, trabalhou a literatura mais em bases sociológicas do que estéticas. 
         Contudo, o ponto alto de Correntes Cruzadas é a sua constante afirmação de que a leitura dos princípios aristotélicos que estão consubstanciados na Poética de Aristóteles é o maior contributo do filósofo grego para rastrear as raízes primordiais do elemento estético-literário nos estudos da crítica literária e da teoria literária de todos os tempos como foram também determinantes ao desenvolvimento da crítica literária moderna a obra Biographia Literaria (1717) de Coleridge, a Mímesis de Auebach, os ensaios de T.S.Elliot.
          Definindo-se como crítico, Coutinho rebatia os que lhe negavam essa condição, pois para ele, a crítica literária não somente se apresentava nos rodapés da imprensa, ou mesmo na militância de julgamentos de obras, mas no papel que o teórico, o professor universitário exercem na cátedra, nos livros, nos congressos, e em revistas. Da mesma sorte, o historiador literário exerce o ato crítico no seu próprio papel de estudar as obras, os gêneros e de lhes dar interpretação fundadas em critérios de avaliação e valorização das obras, dos períodos literários, dos temas gerais ou específicos de crítica e teoria literária, de apresentação de grandes panoramas enfocando obras, gêneros e autores.
             Um último aspecto focalizado no seu livro diz respeito à orientação do ensino de literatura brasileira, de sua pedagogia, de seus critérios modernos e de cunho científico, mobilizando todos os instrumentos de trabalho de exegese, como a valorização da bibliografia, a abordagem crítica nos trabalhos de monografias e teses, nas suas diferenças e finalidade sem os exageros de erudição e desnecessárias minúcias de notas de pé de página, em detrimento, pois, do desenvolvimento e originalidade do estudo que se faz. 
              Correntes Cruzadas ainda apresenta uma valiosa bibliografia de obras de vulto nos campos da crítica literária, da teoria literária, da história literária, de literatura comparada, obras gerais, antologias de textos críticos, revistas, história da crítica, antologias e coleções de textos críticos cobrindo literaturas das principais línguas modernas, do passado até de produção da década de 50 do século 20.  

       Para o pesquisador interessado nas questões polêmicas  em que Coutinho  se viu envolvido intensamente, o volume acrescenta,  em forma de apêndice,  “12  perguntas a Afrânio Coutinho" (p.355-361) a propósito de sua Tese Aspectos da literatura barroca e do concurso para a cátedra de literatura do Colégio Pedro II. As perguntas, que trazem as resposta  de Coutinho   não "simetricamente" expostas, fazem parte de uma sequência de depoimentos que professores deram ao Tribuna das Letras (22-23 de dezembro de 1951, tendo sido anteriormente entrevistados o crítico Álvaro Lins e o filólogo Celso Cunha. As resposta de Coutinho valem como síntese enriquecedora de suas preocupações de analista literário e  de docente.
      Finalmente, o volume insere cinco páginas extraídas, em forma de entrevista, do Jornal de Letras (fevereiro de 1951) concernentes à repercussão que teve um artigo de Coutinho acerca da vida literária brasileira publicado na seção “Correntes Cruzadas,”   referida aqui mais de uma vez,, do Suplemento literário do Diário de Notícias do Rio de Janeiro. O artigo de Coutinho causou “celeuma” e reações “veementes” da parte de muitos escritores.
      Coutinho reafirmou a sua posição sustentada no artigo sobre a os males de nossa vida literária naquela época, sobre comportamentos éticos de escritores e sobre a situação da crítica e da teoria literária para as quais reivindicava novos formas de abordagem do fenômeno literário, ou seja, substituir o impressionismo crítico e a orientação teórica em bases estéticas, objetivas, científicas, visando a dar ênfase aos aspectos intrínsecos da obra literária, na valorização desta como fundamento para a análise e julgamento crítico, na defesa da autonomia do fenômeno estético, no tratamento da linguagem literária, na autotelicidade de base aristotélica do texto, refugando, assim, a continuidade do impressionismo de viés romântico, que valorizava a personalidade do crítico e o primado do autor.
     O  depoimento de Coutinho, embora muitas vezes contundente, se afirma como um comovente gesto de amor aos estudos literários, de exercer a crítica, a teoria literária, a história literária como um “destino,” uma forma voluntária de opção e de crença nos valores estéticos que a literatura propicia àqueles que por ela se decidiram a dedicar sua vida profissional por vocação e sem nenhum arrependimento ou possibilidade de não  a ter substituído por atividades mais rendosas, econômica e socialmente. Para facilitar o pesquisador, o volume finaliza com um índice onomástico.