A brasileira que venceu o Concurso Miss Terra 2009
Larissa Ramos, top model nascida em Manaus, em 1989, ficou em primeiro lugar no Concurso Miss Terra, ocorrido no mês passado, na ilha de Boracay (Filipinas).
Estádio MOÇA BONITA, no Bairro de Bangu, Rio: não existe, no mundo inteiro, grande espaço com nome mais apropriado ["apelido", já que seu nome oficial é Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho] para a realização de um Concurso Internacional como o Miss Terra, desde que não esteja chovendo no dia do certame!
(A legenda é a Coluna "Recontando...", mas foto está em:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=230401&page=4,
onde também se pode ler:
"Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho
Capacidade: 15.000
Endereço: Rua Sul América 950, Bangu - Rio de Janeiro (RJ)
Inauguração: 17/11/1947
Recorde de Público: 16.779 (Bangu 0 x 1 S.E.Palmeiras - 20/04/1980)
Proprietário: Bangu Atlético Clube")
"Em 2004, campeões cariocas de 1966 pelo Bangu se reencontraram e foram homenageados. Em pé estão Ubirajara, Luis Alberto, Fidélis e Jaime; agachados vemos Paulo Borges, Cabralzinho, Ênio (reserva de Ladeira), Ocimar e Aladim".
(http://antigo.miltonneves.com.br/QFL/Conteudo.aspx?ID=61832)
COMENTÁRIO: MUITO OBRIGADO, JORNALISTA MILTON NEVES, POR DIVULGAR FOTO TÃO SIGNIFICATIVA, APESAR DE QUE, NA FINAL DO ANO SEGUINTE (1967), CONTRA O BOTAFOGO, NÃO TORCI EU PELO BANGU - no Maracanã, nas cadeiras comuns, laterais, levado por meu saudoso pai, Ulysses Bittencourt [http://pt.wikipedia.org/wiki/Ulysses_Bittencourt] (antigo cronista de A CRÍTICA, que, como a miss vitoriosa, nasceu eu Manaus) -, UMA VEZ QUE, certamente por causa de MANÉ GARRINHA, NILTON SANTOS, DIDI, GÉRSON, JAIRZINHO, O GOLEIRO MANGA e os outros todos, já era eu botafoguense
O ESCUDO CENTENÁRIO DO BANGU ATLÉTICO CLUBE:
MUITO BONITO, MAS TALVEZ NÃO TÃO BELO QUANTO OUTRO, EM PRETO E BRANCO, COM ESTRELA SOLITÁRIA AO CENTRO:
"(...) o chefe da seção de gravura da Fábrica Bangu, o português José Villas Boas, em 1904, desenhou o escudo mais bonito do país (...)" [O GRIFO QUE negrita A CONSIDERAÇÃO APAIXONADA NÃO ESTAVA NO ORIGINAL, F.B.]
SÍMBOLO EMBLEMÁTICO E TRECHO ASPEADO PODEM SER LOCALIZADOS, NA WEB, EM:
http://www.bangu.net/clube/simbolos.php
REPRODUÇÃO DE CAPA LIVRO DE AUTORIA DO ADVOGADO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, ADMINISTRADOR DE CULTURA E PESQUISADOR ROBÉRIO BRAGA, da Academia Amazonense de Letras e do IGHA, ATUAL SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS [autoridade estadual essa que foi receber a beldade amazonense no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, quando chegou Larissa Ramos em Manaus, há aproximadamente uma semana (vide matéria jornalística reproduzida adiante, no final)]: por afinidade temática com assuntos discutidos na esfera desta Coluna "Recontando...", essa obra, do mencionado historiador (R. Braga), publicada com especial esmero editorial, faz parte da bibliografia que aqui utilizamos, como também o magnífico álbum, cuja autoria não é do secretário Robério, mas a responsabilidade editorial é do grande Estado da Amazônia Ocidental, sobre o Hino do Amazonas [http://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_do_estado_do_Amazonas], cuja letra é do poeta Jorge Tufic e a música foi composta pelo falecido maestro Claudio Santoro [A propósito, já se mencionou, aqui, também, prêmio ecológico-mundial recebido em Brasília, em 2009, pelo poeta amazonense Thiago de Mello; idade do grande poeta, hoje (26 de dezembro de 2009): 83 anos]:
http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/aconteceu-no-ix-encontro-verde-das-americas,236,2364.html]
(Apenas a reprodução da capa do livro do Sr. Secretário de Cultura do AM está, na Web, em:
http://www.jacotei.com.br/produtos/index/544088)
.
Príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, e sua esposa, Camilla Parker Bowles, duquesa da Cornualha, assistem a um concerto de música clássica no Teatro Amazonas: opera house inaugurada em 1896, no apogeu da época áurea da borracha, pelo governador Fileto Pires Ferreira (União, Estado do Piauí, 1866 - Rio de Janeiro, Distrito Federal, 1917).
(A fotografia, sem a legenda redigida no âmbito desta Coluna, está, na Web, em:
http://odia.terra.com.br/brasil/htm/principe_charles_e_camila_vao_a_concerto_no_teatro_amazonas_236059.asp)
EMBLEMA DO IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas):
FUNDADO, EM 1917, PELOS AUTORES DE ALENTADAS OBRAS IMPRESSAS AGNELLO
BITTENCOURT [http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnello_Bittencourt], BERNARDO RAMOS, ANTÔNIO
CLEMENTE RIBEIRO BITTENCOURT E OUTROS PESQUISADORES NASCIDOS EM MANAUS
OU PARA LÁ EMIGRADOS, O IGHA É UMA DAS MAIS TRADICIONAIS INSTITUIÇÕES
CIENTÍFICAS DE MANAUS, cidade onde nasceu Larissa Ramos, SENHORITA QUE HOJE,
RECONHECIDAMENTE, É UMA DAS MAIS BELAS MULHERES DO UNIVERSO [Obs. - O
referido secretário de Cultura do Amazonas é ex-presidente do IGHA; tanto na capa do livro de
Robério Braga, quanto no centro do escudo desse Instituto Geográfico e Histórico está
reproduzido o desenho escudo do AM, no qual se encontra representado o encontro geográfico
dos rios Negro e Solimões, lembrando, essa parte do escudo estadual, a expressão gráfica
da letra 'Y']
O governador do AM Fileto Pires Ferreira: INAUGUROU O LUXUOSO T.A., em 1896
Para a estudante universitária e modelo manauara Larissa Ramos e suas concorrentes que, também muito bonitas, não conseguiram, como ela, ficar em primeiro lugar na decisão final do Miss Terra 2009;
ao povo da cidade natal de Larissa Ramos, honrada municipalidade do Extremo Norte do Brasil que há um século era governada por meu avô paterno, o geógrafo, professor concursado e administrador público amazonense Agnello Bittencourt (1976 - 1975) - um dos fundadores, em 1917, do IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do AM) -, então prefeito de Manaus;
ao ex-jogadores de futebol Aladim e Ubirajara, que integraram o time principal do Bangu nos anos 1960, e seus companheiros do time campeão carioca de 1966;
ao Bangu Atlético Clube e aos operários e demais profissionais que naquele bairro carioca residem ou trabalham.
"(...) um homem inteligente se preocupa com o meio ambiente".
LARISSA RAMOS (final de uma entrevista adiante transcrita)
"(...) O segundo lugar e o título de Miss Ar foram para a filipina Sandra Seifert, enquanto a terceira colocação ficou para a representante da Venezuela, Jessica Barboza, de 22 anos e natural de Maracaibo, que recebeu o título de Miss Água "(...)" [http://br.noticias.yahoo.com/s/22112009/40/mundo-brasileira-larissa-ramos-coroada-miss.html] - Se o presidente do Brasil, o ex-operário metalúrgico, ex-digirente sindical e ex-deputado federal constituinte Lula da Silva, é O cara - do ano de 2009, também, segundo o jornal parisiense LE MONDE -, Larissa Ramos é A moça bonita da ecologia mundial. É por isso que acima está uma foto do estádio Moça Bonita, do Bangu, do Rio. Abaixo, notícias relativas a essa feliz vitória brasileira, amazonense e manauara. Vitória brasileira, amazonense, manauara e, principalmente, de sua família, mais particularmente do pai e da mãe dela, é claro, além dos avós, que possivelmente são - ou foram, caso não estejam mais entre nós - muito bonitos, também, por dentro e por fora.
"Brasileira Larissa Ramos é coroada Miss Terra
22 de novembro de 2009 - 12h53 - atualizado às 14h35
Larissa Ramos é coroada Miss Terra nas Filipinas
22 de novembro de 2009
Foto: EFE
A brasileira Larissa Ramos foi coroada Miss Terra no concurso internacional de beleza realizado neste domingo (22) nas Filipinas, no qual disputavam mulheres de cerca de 80 países. Larissa, 20 anos, nasceu em Manaus, e é a atual miss Amazonas.
"Belezas por uma causa" é o lema deste concurso de beleza, realizado nas Filipinas desde 2001 com o objetivo de conscientizar sobre a poluição do meio ambiente e os efeitos da mudança climática.
A vencedora do concurso receberá US$ 20 mil e se tornará porta-voz da Fundação Miss Terra e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)".
(http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4115675-EI13419,00-Brasileira+Larissa+Ramos+e+coroada+Miss+Terra.html)
===
"02/12/09 - 07h27 - Atualizado em 02/12/09 - 07h27
Brasileira que venceu o Miss Terra diz que quer 'aproveitar momento'
Em entrevista ao G1, ela conta como foi difícil vencer o concurso.
Questionada sobre namorado, ela disse que 'coração está tranquilo'.
Miss Amazonas, a estudante de biologia desfila de biquini antes de ser coroada Miss Terra (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)
Em novembro, a brasileira Larissa Ramos, de 20 anos, desbancou 80 concorrentes e foi coroada Miss Terra 2009. O concurso internacional realizado nas Filipinas tem como lema 'Belezas por uma causa' e pretende conscientizar sobre a poluição do meio ambiente e os efeitos da mudança climática.
Além de ter se tornado porta-voz da Fundação Miss Terra e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Larissa receberá US$ 20 mil.
Em entrevista ao G1, por e-mail, a estudante de biologia nascida em Manaus diz que tem muitas responsabilidades e compromissos e que, em relação a namorados, seu "coração está tranquilo".
G1 - Como começou sua carreira?
Larissa Ramos - Aos 16 anos entrei em curso de modelos para corrigir minha postura, pois em minha região não são comuns mulheres altas. A partir daí fiz vários trabalhos como modelo.
G1 - O que pretende fazer agora?
Larissa Ramos - Como Miss Terra 2009, tenho muitas responsabilidades e compromissos. Ainda não sei qual será minha agenda a partir de hoje, mas quero aproveitar ao máximo esse momento especial em minha vida.
G1 - Como foi a competição? Você achava que ia vencer?
Larissa Ramos - Eram 80 mulheres lindas, com belezas diferentes, foi muito difícil. Me preparei por um ano para esse momento. Cheguei às Filipinas segura e confiante, mas sou uma pessoa muito pé no chão e realista, prefiro ter surpresas a decepções.
G1 - Você poderia contar um pouco dos bastidores do concurso? As meninas estavam muito nervosas? Como foi o período nas Filipinas?
Larissa Ramos - O Miss Terra é um concurso com muitos patrocinadores e por esse motivo tínhamos sempre algo a fazer, foi um mês intenso. As meninas estavam sempre nervosas, fomos avaliadas a cada minuto, mas isso se tornava ainda maior quando tínhamos desfiles e pré-seleções.
Larissa Ramos nasceu em Manaus e foi coroada em novembro deste ano (Foto: AFP)
G1 - O que mais chamou sua atenção no país?
Larissa Ramos - A atenção e a receptividade do povo filipino, são todos simpáticos e divertidos.
G1 - Você tem namorado?
Larissa Ramos - Meu coração no momento está tranquilo.
G1 - Na sua opinião, o que o Brasil poderia fazer para diminuir a poluição?
Larissa Ramos - Existem vários projetos no Brasil para reduzir a poluição, mas temos que colocá-los em prática. A conscientização da população e o incentivo às pesquisas para novos projetos também devem ser feitos. Como estudante de biologia, posso falar que no Brasil existem milhares de jovens que estão dispostos a fazer a diferença, mas precisamos de incentivo para que muitos projetos bons possam ser colocados em prática.
G1 - Alguém que se preocupe com o meio ambiente chamaria mais sua atenção do que um homem que não liga para isso?
Larissa Ramos - Com certeza. O que mais chama minha atenção é a inteligência, e um homem inteligente se preocupa com o meio ambiente".
(http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1398805-5602,00-BRASILEIRA+QUE+VENCEU+O+MISS+TERRA+DIZ+QUE+QUER+APROVEITAR+MOMENTO.html)
===
"Larissa Ramos
Larissa Ramos (Manaus - AM, 20 de fevereiro de 1989) é uma modelo brasileira, representante do Brasil no concurso Miss Terra 2009 e vencedora do concurso.
Larissa, representou o Amazonas no concurso Miss Terra Brasil 2009 realizado no dia 28 de novembro de 2008 no Marista Hall em Belo Horizonte em Minas Gerais. No dia 23 de novembro de 2009, foi eleita Miss Terra 2009, onde concorreu ao título com mulheres de 80 países. Larissa é a segunda brasileira a vencer o concurso. A primeira foi Priscilla Meirelles, também amazonense, que venceu o concurso em 2004.
Miss Terra Brasil 2009
Representante do estado do Amazonas, Larissa Ramos assumiu o título de Miss Terra Brasil 2009 e foi coroada por Tatiane Alves, Miss Terra Brasil 2008 e Miss Terra Fogo 2008. Ela representou seu país no 9ª edição do concurso Miss Terra.
Em 25 de maio de 2007, ela foi escolhida como uma das finalistas do concurso Top Model no Amazonas, Brasil, de 1.572 candidatos realizado pela Revista Empório Amazônia em parceria com a Karin Models Paris. Larissa estuda biologia na Universidade Federal do Amazonas[1][2] e se tornará porta-voz da Fundação Miss Terra e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). [3]
Referências
===
PÁGINA DO PORTAL DO JORNALISTA MILTON NEVES, sobre o goleiro Ubirajara, ONDE A HOMENAGEM, de 2004, AOS ANTIGOS JOGADORES DO BANGU - uma foto verdadeiramente impressionante, capaz de comover qualquer pessoa que tenha torcido CONTRA O BANGU, em 1967 - ESTÁ HONROSAMENTE EXPOSTA [Ubirajara, aliás, foi também goleiro do Botafogo e do Flamengo, deve-se acrescentar]
|
|
|
25/11/2008 17:16 - Ubirajara Motta (ex-goleiro do Bangu, Botafogo e Flamengo) |
"UBIRAJARA
Ubirajara Gonçalves Motta, o Ubirajara Branco, ex-goleiro do Bangu, Botafogo e Flamengo, nasceu no Rio de Janeiro no dia 4 de setembro de 1936 e continua morando na cidade maravilhosa, onde já foi presidente da Fugap (Fundação de Garantia do Atleta Profissional). O ex-arqueiro, que virou contador depois de encerrar a carreira, está aposentado.
Ubirajara defendeu o Bangu de 1959 a 1968 e participou do memorável time alvirubro campeão carioca de 1966. O Bangu vencedor daquele Carioca tinha a seguinte equipe: Ubirajara Motta, Mário Tito (que hoje mora no céu), Luiz Alberto, Ari Clemente, Fidélis e Jaime; Paulo Borges (depois defendeu o Corinthians), Cabralzinho, Ladeira, Ocimar e Aladim.
Neste mesmo ano, o goleiro fez parte de uma lista de Vicente Feola com 47 jogadores que iriam participar dos treinamentos, visando a Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra.
JOGO HISTÓRICO PELO BOTAFOGO CONTRA O FLU
O Bira (como é chamado) transferiu-se em 1968 para o Botafogo e foi um dos protagonistas daquele polêmico título carioca do Fluminense, em 1971. Esse jogo até hoje é comentado, pos na jogada do gol, o Bira saiu para cortar um cruzamento e Marco Antônio (lateral do Flu) fez falta (empurrou Ubirajara) e o impediu de fazer a defesa. Lula aproveitou e fez o gol do título para o time das Laranjeiras. Aproximadamente 130 mil torcedores lotavam o Maracanã e viram o lance irregular, menos o árbitro José Marçal Filho.
UBIRAJARA NO FLA
Em 1972, Ubirajara trocou o Botafogo pelo Flamengo. Um fato curioso é que o Flamengo chegou a ficar com dois goleiros de nome Ubirajara. Além de Ubirajara Motta, o rubro-negro contava com Ubirajara Alcântara, considerado o negro mais bonito do Brasil e que posteriormente defendeu também o Botafogo. Pelo time da Gávea, segundo números do "Almanaque do Flamengo", de Clóvis Martins e Roberto Assaf, Ubirajara Motta realizou 40 jogos (21 vitórias, 11 empates e 8 derrrotas). Ele encerrou aos 38 anos.
por Rogério Micheletti / colaboração do internauta Carlos Magno Faturini Abreu
Bangu de 1964. Em pé: Fidélis, Ubirajara, Mário Tito, Luiz Alberto, Nilton dos Santos e Ocimar. Agachados: Paulo Borges, Bianchini, Parada, Roberto Pinto e Vermelho.
O Botafogo em 1971 antes de partida no Maracanã com Mura, Ubirajara, Nei Conceição, Osmar, Brito e Valtencir em pé e Zequinha, Carlos Roberto, Silva, Roberto e Paulo Cesar agachados. Foto enviada ao site pelo amigo Walter Peres
Imagem da decisão do Campeonato Carioca de 1967. O Botafogo de Gérson venceu o Bangu de Ubirajara por 2 a 1, confronto apitado por Antônio Viug (ao centro)
Em 2004, campeões cariocas de 1966 pelo Bangu se reencontraram e foram homenageados. Em pé estão Ubirajara, Luis Alberto, Fidélis e Jaime; agachados vemos Paulo Borges, Cabralzinho, Ênio (reserva de Ladeira), Ocimar e Aladim
Bangu, 1960, campeão do Torneio de Nova Iorque. Em pé: Joel, Ubirajara, Faria, Ananias, Zózimo e Nilton dos Santos. Agachados: Correia, Zé Maria, Luis Carlos, Ademir da Guia e Beto.
Bangu (RJ), 1961. Em pé: Joel, Ubirajara, Zózimo, Romeu, Ananias e Nilton dos Santos. Agachados: Zé Maria, Bianchini, Ademir da Guia, Valter e Vermelho.
Time do Botafogo em 1970 que atuou no “Robertão”. Em pé, da esquerda para a direita: Moreira, Ubirajara, Nei Conceição, Moisés, Leônidas e Valtencir. Agachados: Zequinha, Careca, Roberto, Jairzinho e Paulo César Caju. Fonte: revista “O Cruzeiro”.
Cena “histórica” da briga no segundo tempo de Bangu 3 x 0 Fla, na decisão do Campeonato Carioca de 1966. Da esquerda para a direita: Jaime, Sansão (o árbitro), Almir (levando uma “gravata”), Ubirajara Motta (autor da “gravata”), Carlinhos (o número 5, de costas para Ubirajara Motta), Ocimar (de boca aberta), Murilo (entre Carlinhos e Ocimar) e Luís Alberto (o “magrinho”, no canto direito). Quem mandou a foto foi Marcus Rouanet Machado de Mello". |
|
(http://antigo.miltonneves.com.br/QFL/Conteudo.aspx?ID=61832)
===
MISS TERRA É RECEBIDA EM TRIUNFO, COM HONRAS DE GOVERNO, EM MANAUS
Portal Amazônia - NOTÍCIAS
"Amazonas
Miss Terra Larissa Ramos chega hoje em Manaus
19 de dezembro de 2009
Fonte: Hêmilly Lira especial para o Portal Amazônia
|
Foto: Divulgação Larissa Ramos
|
A vencedora do título de beleza internacional realizado nas Filipinas, a Miss Terra Larissa Ramos chega hoje a Manaus às 13h. Do Aeroporto Eduardo Gomes a amazonense segue em carreata até o Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi s/n - Centro.
Ao chegar na cidade onde nasceu, Larissa será recebida com as devidas honras pelo secretário estadual de cultura, Robério Braga. Logo após ela coroa as 3 vencedoras do Miss Amazonas 2010 que irão as Filipinas também participar do Miss Terra.
Há 10 meses longe da família a Miss pretende passar as festas de fim na capital. Além disso, a bela veio iniciar as negociações para a realização do Miss Terra 2010 em Manaus, que terá a preservação ambiental como tema.
Com isso, o Brasil passa a ser o país que mais venceu o concurso internacional, desde o seu início, com 2 vitórias, a primeira em 2004 com Priscila Meirelles e agora em 2009 com Larissa Ramos.
Chat com Larissa Ramos no Portal Amazônia
Antes de voltar às Filipinas os internauatas podem aguardar para a semana do Natal um Chat especial com a Miss Terra amazonense Larissa Ramos".
(http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=97679)