A ave-unicórnio e a arte da capoeira
Por Flávio Bittencourt Em: 18/05/2010, às 21H26
A ave-unicórnio e a arte da capoeira
Há uma foto do ninho da mamãe inhuma onde se podem ver os ovos que ela choca.
"É inusitado ver 'galinhas' negras em cima de árvores, mas, como
há aves grandes e 'gordas' que efetivamente voam, o que provoca admiração
quando se vê de perto a inhuma é o fato de essa ave ter algo em comum
com o unicórnio: um único chifre acima dos olhos, o que transforma esse
bicho com penas - que verdadeiramente existe na natureza - em ser
quase mitológico"
COLUNA "Recontando..."
TRECHO DE GRAVAÇÃO EM VÍDEO NO QUAL É MOSTRADO UM EXEMPLAR DE INHUMA, LIVRE NA NATUREZA:
(Imagens captadas por J. Gregory)
JAÇANÃ (jacana jacana): esse pássaro é diferente da AVE INHUMA, uma vez que a inhuma apresenta um chifre e o jaçanã, não [MAS O JAÇANÃ É MAIS FAMOSO, NO BRASIL, DO QUE A INHUMA POR CAUSA DA MÚSICA DE ADONIRAN BARBOSA que menciona a estação da linha do trem de Jaçanã, São Paulo-SP]
(http://br.olhares.com/jacana_jacana_jacana_foto1803516.html)
O JAÇANÃ AFRICANO (actophilornis africana), COMO SE VÊ, É
DIFERENTE DO JAÇANÃ AQUI DE NOSSAS PLAGAS, mas igualmente
não apresenta unicórnio
(http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/jacana_africano.htm)
O MUITO SAUDOSO ADONIRAN: tornou célebre o
nome do pássaro
(http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jacana.htm
(http://abadamossoro.blogspot.com/)
CAPOEIRA: esculturas em terracora de Rodrigo G. de Souza
(http://rodrigoesculturas.blogspot.com/)
EVOCAÇÃO DE MESTRE PASTINHA E DE MESTRE BIMBA EM EVENTO ACONTECIDO
EM NOVEMBRO/2009, EM CAMPINAS-SP, NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE CAMPINAS
De 16 a 19 de novembro de 2009 - Espaço Cultural Casa do Lago - UNICAMP - BRASIL ÁFRICA
"19/11/09 - Quinta | 16h - Mestre Pastinha 19H - Mestre Bimba |
Semana Afro Brasileria | |
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Mestre Pastinha Direção: Antonio Muricy Sinopse: O filme conta um pouco da vida de Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, tido como o guardião da chamada capoeira-mãe, a tradicional capoeira de Angola. Filmado no Rio de Janeiro, em Salvador e em Nova Iorque e ilustrado com fotos de Pierre Verger e com desenhos e pinturas de capoeira do próprio Pastinha, representa uma rara oportunidade de se conhecer os fundamentos e história da Capoeira Angola e de seu maior Mestre, Pastinha. Classificação: livre. Mestre Bimba Lançamento: 2007 (Brasil) Sinopse:A história de Manuel dos Reis Machado, o mestre Bimba, um homem de origem humilde que se tornou um grande jogador e educador da capoeira" (http://www.preac.unicamp.br/casadolago/antigo/09_novembro.php) |
(http://www.worldartswest.org/main/instruments_type.asp?i=20,
onde se pode ler:
(cumulative list, from all years' programs)
(...) The berimbau, a vital aspect of the art of capoeira, is called 'the leader' because it's rhythm controls the tempo, mood and energy of the games the capoeiristas play. It evolved from a one-stringed instrument brought to Brazil from Angola in the 19th century. At the foot of the berimbau the players offer their respect and begin the game of capoeira. The Verga is the bracing stick, usually four or five feet long. The Arame is the wire strung to both ends of the verga to form the bow-like shape of the berimbau. The Baqueta is the wooden stick that is used to strike the arame and create the sound of the berimbau. The Moeda/Dobrão is the coin or rock placed against the arame to create different tones in the music. The Cabaca is the hollowed out gourd used as a resonation chamber similar to the guitar's body. The Caxixi is a small basket of seeds held in the same hand as the baqueta".)
"(...) O Berimbau, um instrumento usado inicialmente por vendedores ambulantes para atrair fregueses, tornou-se instrumento símbolo da Capoeira, conduzindo o jogo com o seu timbre peculiar. Os ritmos são em compasso binário e os andamentos - lento, moderado e rápido são indicados pelos toques do Berimbau. Entre os mais conhecidos estão o São Bento Grande, o São Bento Pequeno (mais rápido), Angola, Santa Maria, o toque de Cavalaria (que servia para avisar a chegada da polícia), o Amazonas e o Iuna. (...)"
(http://afrobrasileira.multiply.com/journal/item/27)
INHUMAS - ou IÚNAS - LIVRES NA NATUREZA
(http://www.flickr.com/photos/31777564@N03/2975703016)
(http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=6&infoid=488&tpl=printerview)
(http://farm4.static.flickr.com/3438/3226693898_251f7a547f_o.jpg)
(http://www.raizesdopiaui.org/nggallery/page-8/album-1/gallery-5)
NOME CIENTÍFICO DA AVE INHUMA: Anhima cornuta
(http://www.panoramio.com/photo/1030484)
Homenageando Mestre Pastinha, Mestre Leopoldina,
Mestre Bimba, Mestre Caiçara, Mestre João Grande e
Mestre João Pequeno,
todos eles grandes craques - do passado e do presente - e
professores da capoeira, o compositor e cantor
Adoniran Barbosa, o escultor
Rodrigo G. de Souza, o fotógrafo
Ciro Albano e o cinegrafista
J. Gregory
19.5.2010 - A inhuma também é chamada de iúna - De acordo com o importante dicionário do site Capoeira do Brasil, o vocábulo 'iúna' significa inhuma, mas tem também outro significado: um toque de berimbau, usado na capoeira, somente por seus mestres. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
Verbete 'Iúna' (inhuma) do DICIONÁRIO DO site CAPOEIRA DO BRASIL
"Iúna - s. f. Corruptela de inhuma ou anhuma. [Do tupi ña 'um, 'ave preta', com aglutinação do artigo] 1. Ave anseriforme, da família dos anhimídeos (Anhuma cornuta). Mestre Maneca Brandão ("O Canto da Iúna - A Saga de um Capoeira", Itabuna/BA, 1ª ed.) acrescenta: "símbolo da sagacidade e da matreirice, (...) a ave existe realmente e habita os brejos, charcos, lagoas, etc. O termo "Iúna" é uma corruptela de seu verdadeiro nome: Inhuma ou Anhuma. Ela tem o porte de um peru, com pernas longas e pés de dedos grandes, com dois esporões carpianos em cada asa, além de um longo espinho córneo no alto da cabeça. Sua plumagem é bruno enegrecida e negra. [Sin.: alicorne, anhima, cametau, cauintã, cavitantau, cauintau, inhaúma, inhuma, licorne, unicorne, unicórnio.] 2. Nome dado a um toque de berimbau, muito melodioso, usado no jogo da capoeira. Toque criado por Mestre Bimba, para jogo rasteiro, ligado e com balões, usado somente por mestres de Capoeira.
Iúna, ou Inhuma, ou ainda Anhuma,
ave-símbolo da sagacidade e matreirice"
(http://www.capoeiradobrasil.com.br/dicionario_i.htm)
Jaçanã |
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Jacana jacana
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(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ja%C3%A7an%C3%A3)
(http://www.redeprofauna.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/3/banhuma.jpg)
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PORTAL Afrobrasileira
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"Elementos da Capoeira Angola Já dizia o Mestre Pastinha, "Capoeira Angola é, antes de tudo, luta e luta violenta." Mas atualmente a Capoeira é normalmente praticada como um esporte ou simplesmente folclore para perservar as tradições. |
É claro que entre os praticantes sérios, em seus treinos, os golpes são apenas simulados e a Capoeira torna-se um exercício físico e mental. A violência dos seus golpes, no entanto, não deixa espaço para meio termo; ou joga-se Capoeira 'para valer', com as suas sérias consequências ou apenas simula-se um jogo. A possibilidade de enquadrá-la em regras esportivas é inexistente; quem assim o faz está sendo leviano ou não conhece de fato a Capoeira.
Os Golpes
A Capoeira Angola tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. Assim como a música tem apenas sete notas . Os seus principais golpes são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão. A Música A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais. Isso deve-se basicamente às suas origens entre os escravos, que dessa forma disfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho e os capitães-do-mato. No início esse acompanhamento era feito apenas com palmas e toques de tambores. Posteriormente foi introduzido o Berimbau (foto), instrumento composto de uma haste tensionada por um arame, tendo por caixa de ressonância uma cabaça cortada. O som é obtido percutindo-se uma haste no arame; pode-se variar o som abafando-se o som da cabaça e (ou) encostando uma moeda de cobre no arame; complementa o instrumento o caxixi, uma cestinha de vime com sementes secas no seu interior. O Berimbau, um instrumento usado inicialmente por vendedores ambulantes para atrair fregueses, tornou-se instrumento símbolo da Capoeira, conduzindo o jogo com o seu timbre peculiar. Os ritmos são em compasso binário e os andamentos - lento, moderado e rápido são indicados pelos toques do Berimbau. Entre os mais conhecidos estão o São Bento Grande, o São Bento Pequeno (mais rápido), Angola, Santa Maria, o toque de Cavalaria (que servia para avisar a chegada da polícia), o Amazonas e o Iuna. Numa roda de angoleiros o conjunto rítmico completo é composto por: três berimbaus (um grave - Gunga; um médio e um agudo - Viola); dois pandeiros; um reco-reco; um agogô e um atabaque. A parte musical tem ainda ladainhas que são cantadas e repetidas em coro por todos na roda. Um bom capoeirista tem obrigação de saber tocar e cantar os temas da Capoeira. O Jogo "Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas" - Mestre Moraes. O jogo da Capoeira na forma amistosa, ou seja, na roda é verdadeiramente um diálogo de corpos. Dois capoeiristas se benzem ao pé do Berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais, até que um terceiro 'compre o jogo' e assim desenvolve-se sucessivamente até que todos entrem na roda. A Malícia Elemento básico da Capoeira Angola, a malícia ou mandinga a torna ainda mais perigosa. Essa malandragem que faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; essa ginga de corpo que engana o adversário, faz o diferencial da Capoeira em relação às outras artes marciais. Essa é uma característica que não se aprende apenas treinando. Mestres |
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(http://afrobrasileira.multiply.com/journal/item/27)
Esculturas em terracora de Rodrigo G. de Souza
(http://rodrigoesculturas.blogspot.com/)
NA EXCELENTE FOTO DE CIRO ALBANO,
UM EXEMPLAR DE INHUMA EM PLENO VÔO
(Só a foto, sem a legenda acima conferida:
http://ibc.lynxeds.com/photo/horned-screamer-anhima-cornuta/one-bird-flight,
onde consta a expressão, no idioma inglês, que designa a inhuma:
horned screamer)
ROMANCE DE DÍLSON LAGES MONTEIRO, editor deste Entre-textos
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Pedidos também pelo e-mail [email protected]