90 anos de Manuel Paulo Nunes

A Academia piauiense de Letras se reuniu no último sábado, 10,  em manhã concorrida, para comemorar os relevantes serviços de Manuel Paulo Nunes, professor, crítico literário e ex-presidente da Casa de Lucídio Freitas. O escritor festeja 90 anos.

Desde Jovem, professor Paulo Nunes, que exerceu por décadas o magistério no Ensino Superior, envolveu-se com as causas da literatura e do ensino. Companheiro da geração que fundou o Caderno de Letras Meridiano, integrado também por nomes como H. Dobal e O. G. Rêgo de Carvalho, M. Paulo atuou intensamento em favor de políticas públicas de cultura no Piauí.

O aniversariante foi saudado na tribuna pelos escritores e confrades da Academia Celso Barros Coelho e Dagoberto de Carvalho Júnior, que exaltaram o valor do trabalho e da produção do acadêmico.
Em pronunciamento, professor Paulo Nunes agradeceu a homenagem e, em tom de brincadeira, falou sobre velhice e de suas preferências literárias, além de recordar o carisma e a eloquência do poeta e professor Martins Napoleão do Rêgo, de quem declamou o poema Poeta do amor iningualável.
 
Na solenidade de comemoração dos 90 anos de M. Paulo Nunes, lançaram-se três novos títulos da coleção centenário, entre eles, o livro inédito Modernismo e Vanguarda - 4a. série, de autoria do homenageado.
 
Aguarde áudio com fala do homenageado (em edição).
 
Foto: WílsonFilho/Cidadeverde.com