Autor do recente livro de contos O mistério de Frida Zeiden, Renato Barros de Castro, jornalista de formação e colaborador de Entretextos, vem construindo obras de agradável leitura. No Centro de seu interesse, aspectos culturais de diferentes regiões do Brasil. Foi partindo dessa perspectiva que escreveu Viagem a um Brasil insólito" (2015) e "Geografia afetiva" (2011). Publicou também a narrativa ficcional "Inventário das sombras" (2009).

Sua última obra, O mistério de Frida Zeiden, foi publicada pela Editora da Universidade Federal do Ceará. O mistério de Frida Zeiden reúne contos ligados a uma temática que é, em síntese, o enigma da identidade humana. A curta novela que fecha o livro e lhe dá título é a visão maior das vertentes literárias que unem estes textos, onde o visor impressionista é pulsante, em contraespelho à transfiguração emocional de perplexidades de outras realidades, para além das aparentes. O ficcionista, na diversificação temática, traz ao vivo uma série de surpresas criadoras, que notavelmente fascinam e inquietam, e, além disso, há uma espiritualidade recorrente que irmana todos os textos, no sentido de pulsações de verdades ocultas que vêm à tona surpreendentemente. A apresentação é de Caio Porfírio Carneiro, da União Brasileira de Escritores (UBE)

O escritor Renato Barros de Castro, que é cearense, conversou com o editor do Portal de Entrextos, o professor Dílson Lages Monteiro, sobre sua produção contística.