A professora e pesquisadora Francisca Marta Magalhães de Brito lança dia 31 de outubro, na Livraria Entrelivros, em Teresina, o estudo "Viagens para fim de ida – os contos críticos de Tutameia". Resultado de sua tese de doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), o estudo analisa quatorze contos de Tutameia, de Guimaraes Rosa, buscando-lhe os traços estilíticos e discursivos mais recorrentes: a inversão ou o não senso; o cômico como instrumento de transcendência; a contação de histórias de trás pra frente e a narrativa em mais de um plano. A apresentação da obra será realizada pelo professor e romancista Dílson Lages Monteiro, diretor do Portal Entretextos.
 
Marta Magalhães de Brito diz que “essas características apontam uma narrativa problemática e problematizadora do real, permitindo ao leitor o seu ingresso no texto, por várias portas, e interpretá-lo a partir de sua experiência de leitura, suplementando os vazios de uma estrutura textual em que as ligações estão presentes, mas em aberto, jamais fechadas para um ponto de vista, devido à sua dimensão caleidoscópica”.
 
Segundo o professor e escritor Dílson Lages Monteiro, da Academia Piauiense de Letras, responsável pelas notas de apresentação ao livro, “atenta à presença de características pós-modernas em Guimarães Rosa, Marta Magalhães vai à procura, sobretudo, da inventividade e da fabulação da escritura de Rosa, a partir do exame dos efeitos de sentidos da metaficção, para não apenas destacar o lugar de Tutameia no conjunto da obra do autor de Grande Sertões Veredas, mas também para resignificar sua essência formal e temática: a ironia e a ambiguidade; a ciência e a fé”.
 
A AUTORA – Francisca Marta Magalhães de Brito graduou-se em Letras pela UFPI em 1980. Bacharelou-se em Ciências Econômicas pela mesma universidade em 1989 e em Direito, pela UESPI, em 2006. É mestre em Ciências da Educação, além de doutora em Letras pela UFPE.  Professora efetiva aposentada pelo Instituto Federal do Piauí IFPI (1982-2016), onde exerceu ainda cargos de chefia administrativa e coordenação. Atuou, também, por longos anos como professora e coordenadora de escolas da rede privada de ensino em Teresina.