O romancista e contista José Ribamar Garcia, piauiense radicado no Rio de Janeiro, apresenta aos leitores sua nova obra: Contos Selecionados (Litteris Editora). Trata-se de uma coletânea reunindo 48 narrativas ambientadas no Rio de Janeiro. Já lançada na capital carioca, a obra em breve terá lançamento em Teresina.

Escrevendo sobre Contos Selecionados de José Ribamar Garcia,  o crítico literário Cunha e Silva Filho,  que é colaborador de Entretextos, escreve que “temas recorrentes e variados têm sido explorados pelo autor com seu estilo de economia de palavras, no afã perfeccionista, de afirmar o todo pelo mínimo”. Acrescenta Cunha Filho que “o caráter social de grande parte dos seus contos, salta à vista do leitor: é o homem simples urbano ou suburbano, com algumas exceções para categorias mais elevadas. Pertencem à galeria de seus personagens taxistas, faxineiras, policiais civis, recrutas, Indivíduos iletrados, parte do lúmpen-proletariado(...)”

Os contos tematizam, principalmente, conforme o crítico literário, temas como o amor, o adultério, a tragédia familiar, a brutalidade da vida, o humor, o meio-ambiente, o homossexualismo, a violência urbana, a denúncia e a crítica social contra as mazelas e os desatinos de que são vítimas mais vulneráveis os deserdados da sorte.

A obra está disponível no site da Litteris Editora