O professor Francisco da Cunha e Silva Filho, pós-doutor em Literatura, crítico literário e escritor é o novo membro da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL). A posse ocorreu hoje no Rio de Janeiro, onde está sediada a instituição.

Conforme se lê em verbete na wikipedia, a ABRAFIL é  "composta por quarenta membros efetivos, filólogos brasileiros natos ou naturalizados, e por até oitenta sócios correspondentes, sendo quarenta residentes no Brasil, exceto no estado do Rio de Janeiro, e quarenta residentes em países estrangeiros, com representação dos países de língua oficial portuguesa e das nações em que ela é estudada, sendo condição indispensável para ser admitido como membro efetivo do quadro permanente, ou sócio correspondente, ter o candidato publicado obra de reconhecido valor filológico ".

A ABRAFIL foi fundada em 26 de agosto de 1944. Trata-se de entidade cultural, sem fins lucrativos, que tem por objetivo o trato de assuntos concernentes à filologia e à linguística. Conheça mais sobre a entidade. Leia a oração de Cunha e Silva Filho por ocasião em sua posse na ABRAFIL