Com esse título, o colégio Sinopse, de Teresina, realiza uma série de atividades para aproximar os alunos da literatura piauiense. Tais tarefas são parte da gingana anual realizada pela instituição. Uma dessas atividades foi a realização na manhã da quinta-feira, 28, de bate-papo com escritores piauienses.

Estiveram presentes os escritores Francisco Miguel de Moura e Dílson Lages Monteiro, da Academia Piauiense de Letras, Eneas Barros e Francisco Catarino. Cada autor apresentou suas obras, falando resumidamente sobre e foi, em seguida, interpelado por alunos com questionamentos sobre o fazer literário e a literatura piauiense. 

O diretor da Escola, professor Soares, enfatizou que o interesse em divulgar a literatura local sempre teve espaço especial no currículo da entidade e destacou que a literatura piauiense é contemplada na escola que dirige com a adoção de livros do autores do Estado.

Dra. Mirela Soares, diretora administrativa, agradeceu a cada integrante e, em emocionante discurso, relatou a contribuiçao do professor Dílson Lages em sua formação no Ensino Fundamental e Médio, em escola de Teresina. 

Durante toda a Gincana 2017 do Colégio Sinopse, a obra dos escritores que participaram do bate-papo será alvo de questões.