Raimundo Nonato da Costa, o Costinha, foi uma referência na comunicação do Piauí, disse o historiador e jornalista JOSÉ Alves FORTES Filho, presidente da Academia de Letras da Comunicação Social do Piauí (ALCAPI). Costinha é um dos patronos da ACALPI.

 

Repórter fotográfico de notável talento, Costinha vai receber homenagem póstuma da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), dia 31/05/2014, a partir das 14 horas.

 

ESPAÇO MULTICULTURAL ALLEGRE

 

"A solenidade será no Espaço Multicultural Allegre (EMA), na Fazenda Allegre, idealizado e implantado pelo seu proprietário, o escritor, poeta e cardiologista José Itamar Abreu Costa, como parte do processo de interiorização, democratização da educação, da cultura e da comunicação social.

 

No EMA, além da solenidade da ALRESC de entrega do Diploma do Mérito Cultural Combatentes da Lagoa do Jacaré, idealizado pelo presidente da instituição literária, o historiador e jornalista JOSÉ Alves FORTES Filho, para relatar o choque impetuoso entre soldados da guarnição da Vila da Piracuruca e soldados portugueses sob o comando do Governador das Armas da Província do Piauí, major João José da Cunha Fidié.

 

O embate violento aconteceu na Lagoa do Jacaré, na zona rural da Vila da Piracuruca, no dia 10 de março de 1823, três dias da realização da Batalha do Jenipapo, na Vila de Santo Antônio do Surubim de Campo Maior.

 

Nesse sentido, será celebrada a MISSA DO VAQUEIRO, em sua 13ª edição, evento que reúne representantes dos oito municípios do OCTETO DA ESPERANÇA, mais representantes de 22 municípios da região Norte.