O Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí-UESPI vai adquirir uma série de novos equipamentos que vão contribuir com o desenvolvimento de pesquisas. Trata-se de scanner, mesa digitalizadora para mídias refletivas, leitor e copiadora de microfilmes, leitor e digitalizador de microfilmes – todos estes destinados ao Laboratório de Catalogação e Digitalização do Acervo Piauiense – LabCap/UESPI- e mais equipamentos para edição    audiovisual – estes para o Laboratório em Mídia Digital – LabMD/UESPI.

Os dois laboratórios fazem parte do Projeto Acervos Midiáticos e Literários Piauienses, que será coordenado pela Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes. O anúncio das novas aquisições foi feito pelo  Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI, Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires.

“Esses ganhos são importantes para o melhor desenvolvimento das pesquisas das duas linhas do Mestrado em Letras da UESPI”, afirmou Diógenes. “De posse desses equipamentos nossos pesquisadores poderão, por exemplo, digitalizar obras literárias piauienses raras e que não estão em circulação, e disponibilizá-las para pesquisas universitárias e para a própria comunidade”.

A UESPI contará com R$ 155 mil para a compra dos equipamentos. A maior parte desses recursos foi adquirida por meio do edital 011/2014 – PRÓ EQUIPAMENTOS, lançado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para a estruturação de programas de pós-graduação. A UESPI vai investir  uma contrapartida de R$ 7.750 mil.

A verba para a estruturação dos laboratórios já está assegurada junto à CAPES, faltando apenas a tramitação burocrática legal. A expectativa é de que os dois laboratórios do curso de Mestrado em Letras da UESPI recebam os novos equipamentos ainda no primeiro semestre de 2015.

Na foto, o reitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista