JOÃO FORTES DE SIQUEIRA - MÉDICO QUE ATENDIA DE GRAÇA A POPULAÇÃO CARENTE

A Cadeira 29 da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC) tem como patrono o vulto de Piracuruca, o Doutor João Fortes de Siqueira. Foi médico, sanitarista, dirrtor das Endemias Rurais no Piauí e Prefeito de Piracuruca.

Foi residir em Fortaleza (CE), onde clinicou. "Reeencontrei o meu parente Dr.João Fortes de Siqueira na capital cearense.

"Foi uma alegris, porque também passei a ter contato com o seu filho, o médico João Filho. Dr. João Fortes clinicava na cidade de Redenção aos finais de semana. Este jornalista e o amigo João do Boris, também, parente, éramos convidados a viajar com o Dr. João Fortes para a cidade de Redenção - CE, (a primiera cidade a libertar os escravos) todos os finais de semana. IO Dr. JoãoFortes fazia questão de atender em seu consultório de Redenção as pessoas carentes do município e inda fornecia de graça alguns remédios. O tabelião público de Piracuruca fez o registro de nascimento do Dr. João Fortes com grafia errada: ao invés de Cerqueira ele anotou no livro de registro civil o nome "SIQUEIRA", relata o jornalista e historiógrafo JOSÉ Alves FORTES Filho, presidente da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC).

Na foto: O médico e acadêmico da ALRESC Paulo Henrique dos Santos Ferreira (o Marquês do Gameleira); o filho do jornalista José Fortes, o ativista social Roberto Gomes Fortes e este agente escribático.