Por: José Itamar Abreu Costa *

 

 "A escalada do grande monte, começa na primeira passada"

Em janeiro de 1972 fomos aprovado no vestibular para ciências Biológicas na Universidade Federal do Pará, em 37o lugar.
 
Em 1973 entramos no curso de Medicina da UFPa, terminando o curso em 1978.
 
Ao cursar Propedêutica, recebi orientação dos cardiologistas: Dra Betina Ferro e Silva, João Antonio e Murilo.
 
No primeiro semestre do sexto ano realizei um excelente estágio no Hospital Anchieta em Belém do Pará, equipe de grande cardiologistas: Dr Paulo Fernandes (Hemodinamicista).Dra Dirce Léa, Landrim, Cláudio Moura, Aarão Serruya. 
 
Rumamos para São Paulo em julho de 1977. Inicialmente fiz estágio no Hospital Matarazzo (Equipe chefiada por Dr Quintiliano Hugo de Mesquita), com assistentes: Dra Consuelo, Dr Claúdio e tive oa sorte de conhecer um cardiologista paraense de origem grega, Dr Theophanis Constatidinis (Hemodinamicista do Matarazzo e do Instituto Dante Pazzanezzi de Cardiologia) que me deu assistência de pai e ensinamento de mestre.
 
Foram seis meses de muito apredizado: frequentei o cursos da Professora Maria Helena; da eletrocardiologia e o Curso de Radiologia do Coração do Professor Hortêncio de Medeiros Sobrinho, tive como companheiros de estudos: Mastrocolla (hoje expoente da Ergometria do Dante) e José Antonio Jatene (hemodinamicista de Goiânia).
 
Fiz prova em diversas instituições no final de 1977, sendo aprovado no Curso de Cardiologai do Professor Doutor E.J.Zerbini, no Hospital da Beneficência Portuguesa.
 
Minha festa de formatura foi em dezembro de 1977. Retornei para São Paulo e me incorporei de corpo-e-alma ao serviço da Beneficência  Portuguêsa.
 
Janeiro de 1978, passei a fazer parte da melhor equipe de Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Clínica da América Latina capitaneada por nada mais nada menos do que: Zerbini, Magnus , Bittercourt, Macruz, Amaral, todos que participaram do primeiro transplante de coração na américa latina. Mais Ângela Rainere, Villa, Marcos Norbelino, Marcio Mastrofrancisco, Norberto Galianno, Gouveia, Sérgio Almeida, Vicente Ávila, Ricardo Mello, José Maria del Castilho, Álvaro, Sigmituso Aríê, Fúlvio Pilleggi, Carlos Luiz, Giovanni Bellotti,Eduardo SOSA, Ramires , Valéria , Sérgio Melo, Milton Godoi, Jorge Solórzono, Eduardo.Tive aulas todas às quartas-feira no INCOR com Dr Luiz Vénere Decourt.
Em julho de 1980, faço o caminho de volta:
continmuarei amanhã
 
* José Itamar Abreu Costa é cardiologista, diretor presidente do Hospital Itacor, em Teresina; presidente da Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL) e diretor da Academia de Letras das 7 Cidades (ALRESC)